Topo

Mundial Sub-20 - 2023

Uruguai vence Itália e é campeão do Mundial sub-20 pela primeira vez

Luciano Rodriguez, do Uruguai, comemora gol contra a Itália pelo Mundial sub-20 -  Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images
Luciano Rodriguez, do Uruguai, comemora gol contra a Itália pelo Mundial sub-20 Imagem: Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

11/06/2023 20h01

Classificação e Jogos

O Uruguai venceu a Itália, hoje (11), e sagrou-se campeão da Copa do Mundo sub-20. A seleção disputou a final no Estádio Ciudad de La Plata, em Buenos Aires (ARG), e construiu o placar de 1 a 0, com gol de Luciano Rodríguez.

O triunfo veio apenas aos 40 minutos do segundo tempo. Depois de cobrança de escanteio, a bola sofreu desvio, ficou viva na área em um bate e rebate Rodriguéz cabeceou para marcar.

A conquista é inédita para os uruguaios. Para chegar à decisão, o time encerrou a fase de grupos na segunda posição do grupo E. Nas oitavas, passou pela Gâmbia por 1 a 0 e depois deixou os Estados Unidos para trás, por 2 a 0. Na semifinal, bateu o Israel, que eliminou o Brasil, pelo placar mínimo.

A Itália, por sua vez, nunca venceu o torneio e conquistou vaga nas oitavas depois de encerrar no grupo D como líder. Sendo assim, passou por Inglaterra por 2 a 1, Colômbia por 3 a 1 e Coreia do Sul, novamente por 2 a 1, até chegar à final.

Esta edição do Mundial, aliás, foi a de retomada depois da competição ficar parada em 2021 por conta da pandemia de covid-19.

Terceiro colocado

Israel venceu a Coreia do Sul por 3 a 1 e ficou com a terceira colocação na Copa do Mundo sub-20. Ran Binyamin, Omer Senior e Anan Khalaili marcaram para os israelense.

Israel obteve o melhor resultado em Mundiais em sua história. Em sua única participação em um Mundial de seleções principais, no México, em 1970, só havia disputado a fase de grupos.

Já a Coreia do Sul encarou seu segundo torneio da categoria e terminou entre as quatro equipe melhores. Em 2019, perdeu a decisão para a Ucrânia.