Topo

Copa Libertadores - 2023

Gabigol quebra recorde, mas Flamengo cede empate ao Racing na Libertadores

Gabigol comemora seu gol no embate entre Flamengo e Racing, na Argentina, pela Libertadores - Luis Robayo/AFP
Gabigol comemora seu gol no embate entre Flamengo e Racing, na Argentina, pela Libertadores Imagem: Luis Robayo/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/05/2023 20h54

O Flamengo empatou com o Racing por 1 a 1, no El Cilindro, em jogo que contou com gol histórico na Libertadores.

Gabigol marcou para o Flamengo e se tornou o maior artilheiro brasileiro no torneio com 30 gols. O tento saiu aos 48 minutos do primeiro tempo.

Oroz igualou para o time da casa em cobrança de falta aos 28 da segunda etapa.

O Rubro-Negro teve um jogador a mais por cerca de 45 minutos, mas Wesley voltou a deixar o confronto em igualdade numérica na reta final.

O Fla tem quatro pontos e está em segundo no Grupo A, enquanto o líder Racing chegou a sete. Aucas e Ñublense, as outras equipes da chave, já se enfrentaram na terceira rodada e também estão com três pontos na tabela.

O próximo compromisso do Flamengo será contra o Ñublense, em 24 de maio, fora de casa. Antes disso, a equipe entra em campo pelo Brasileirão e tem o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Gabigol se redime e Wesley complica

gabigol - Agustin Marcarian/Reuters - Agustin Marcarian/Reuters
Gabigol, do Flamengo, comemora com o técnico Sampaoli após marcar contra o Racing, pela Libertadores
Imagem: Agustin Marcarian/Reuters

Sampaoli manteve Vidal no time e promoveu as entradas de Pulgar e Everton Ribeiro entre os titulares. David Luiz e Cebolinha, que começaram jogando no clássico contra o Botafogo, foram para o banco de reservas.

O Fla começou controlando a posse, só que o jogo estava travado no meio de campo. As equipes até chegavam no ataque, mas sem criatividade.

Hauche foi expulso ainda no primeiro tempo por levar dois amarelos em um minuto. O jogador recebeu os cartões em lances consecutivos e deixou o time da casa com um a menos aos 26 minutos de jogo.

Gabigol perdeu um gol sozinho antes de inaugurar o placar. Ele compensou em uma jogada ensaiada e quebrou a série negativa de 15 jogos sem marcar com a bola rolando — seu último gol sem ser de pênalti havia sido em 15 de fevereiro.

Arrascaeta entrou no decorrer do segundo tempo. O meia uruguaio está recuperado de lesão muscular na coxa esquerda e voltou a campo pela primeira vez desde 19 de março.

Wesley também viu o cartão vermelho ao cometer falta que resultou no gol adversário. O Racing contou com um golaço na cobrança, assumiu o controle na reta final e quase virou, mas parou na trave.

Gols e destaques

Primeira chegada. Aos 8' do primeiro tempo, Everton Ribeiro tabelou com Vidal na entrada da área e tocou na esquerda. Ayrton Lucas apareceu e bateu de primeira, mandando para fora. Gabigol e Pedro, que eram opções de passe, ficaram na bronca pela decisão.

Perigo do Racing. Aos 21', Romero recebeu um lançamento na área e tentou driblar Santos, mas o goleiro conseguiu fechar o espaço. Sem ângulo, o atacante argentino acabou desperdiçando a chance.

Falta direta. Aos 30', Oroz bateu direto uma falta pela direita, a bola passou pela barreira e Santos afastou a bola de soco.

Gabigol perde. Aos 40', Vidal recebeu na esquerda e cruzou para a área, invertendo o jogo. Pulgar desviou de cabeça e Gabigol isolou, sozinho, diante do goleiro.

1x0. Aos 48', o Fla teve uma falta pela esquerda. Pulgar fingiu que ia bater e rolou para a entrada da área. Gabigol chapou, de primeira, e inaugurou o placar com um tento histórico.

Pedido de pênalti. Aos 15' do segundo tempo, o Racing alçou uma bola na área e Nardoni subiu para disputar com Wesley. Os jogadores do Racing reclamaram de um toque no braço do jogador flamenguista e o VAR foi acionado, mas não indicou revisão e a partida seguiu.

1x1. Aos 28', Oroz caprichou na cobrança de uma falta na entrada da área, colocou curva na batida e Santos apenas viu a bola entrar no gol e empatar a partida.

Trave salva. Aos 35', Fabrício Bruno entregou na defesa e Saliadarre saiu livre, mas bateu colocado e acabou carimbando a trave.

Travessão. Aos 45', Arrascaeta bateu escanteio pela direita, Gabigol furou e Thiago Maia ficou com a sobra. Ele finalizou girando e acertou o travessão.

Opinião dos colunistas

Empatar fora de casa, ainda mais na Argentina, nunca é ruim. Mas pode ter custado a liderança do grupo ao final desta fase, pois o Racing manteve três pontos de dianteira. O Flamengo parece anêmico, pouco contundente, sem a força que já teve. Será preciso sangue novo." Juca Kfouri

O Flamengo tem boas chances de se classificar. Vai enfrentar Racing e Aucas, que também lutam pela vaga, em casa. Mas que está faltando futebol, ah ..isso está." Menon

O Flamengo ainda está pagando caro pela injustiça que cometeu com Dorival Júnior, que jamais deveria ter sido trocado pelo fraquíssimo Vitor Pereira. Agora, com Sampaoli, tenta juntar os cacos deixados pela desastrosa passagem do lusitano, e isso em meio à Libertadores e Copa do Brasil..." Milton Neves

Ficha técnica

Racing 1 x 1 Flamengo

Competição: 3ª rodada da Libertadores

Local: Estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina

Data e hora: 4 de maio de 2023, às 19h (de Brasília)

Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)

Assistentes: Lubin Torrealba e Alberto Ponte

Gols: Gabigol, aos 48'/1ºT, e Oroz, aos 28'/2°T

Amarelos: Wesley, Thiago Maia, Hauche, Mura, Pulgar e Nardoni

Vermelho: Hauche e Wesley

Racing: Arias; Mura, Sigali, Insua e Rojas; Nardoni, Moreno (Galván) e Oroz; Hauche, Romero (Saliadarre) e Guerrero (Reniero). Técnico: Fernando Gago

Flamengo: Santos; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia, Vidal (Arrascaeta) e Everton Ribeiro (Cebolinha); Gabigol e Pedro (Bruno Henrique). Técnico: Jorge Sampaoli