Topo

Rival do Brasil, Suíça perde para Gana em último amistoso antes da Copa

Zagueiro Fabian Schar em ação no amistoso contra Gana - Reprodução/GFA Communications
Zagueiro Fabian Schar em ação no amistoso contra Gana Imagem: Reprodução/GFA Communications

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/11/2022 08h57

Classificação e Jogos

Adversária do Brasil na segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, a Suíça perdeu por 2 a 0 contra Gana na manhã de hoje, em amistoso preparatório para o Mundial do Qatar, no estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O último confronto antes do Mundial expôs uma fragilidade defensiva da equipe do técnico Murat Yakin. Na Copa da Rússia, em 2018, a Suíça empatou com o Brasil na fase de grupos em 1 a 1 e foi muito bem no setor defensivo e na bola área — algo que não se repetiu no jogo de hoje.

Em setembro, a seleção brasileira enfrentou a mesma seleção de Gana e não encontrou dificuldades. Vitória por 3 a 0 com dois gols de Richarlison e um de Marquinhos.

No Grupo G, os suíços enfrentam Camarões na estreia da Copa, na próxima quinta-feira (24), às 7h (de Brasília), no estádio Al Janoub. Os ganeses, que estão no grupo H, estreiam diante Portugal no mesmo dia, às 13h, no estádio 974.

Primeiro tempo sem grandes emoções

O primeiro tempo foi fraco tecnicamente e as equipes sofreram para criar grandes chances de gol. Inclusive, um dos melhores lances da etapa inicial aconteceu quando o goleiro Yann Sommer tentou sair jogando com os pés praticamente em cima da linha do gol, e o atacante Jordan Ayew deu um carrinho que quase alcançou a bola.

Aos 44 minutos, a Suíça teve seu melhor momento para abrir o placar. Após boa troca de passes, Freuler recebeu a bola dentro da área em ótimas condições. Na saída do goleiro ele tocou de lado para Embolo, mas o camisa 7 se enrolou na hora da finalização e furou.

Calor atrapalha andamento da partida

A partida disputada nos Emirados Árabes Unidos teve início às 14h do país — o intuito era simular a temperatura que ambas seleções enfrentarão no Qatar durante a Copa. Os dois times sentiram bastante o desgaste do calor de 32ºC, e o árbitro da partida fez uma pausa para hidratação logo aos 24 minutos.

Gana acha primeiro gol na bola parada

Em um segundo tempo com pouca intensidade, Gana encontrou seu gol aos 24 minutos com a bola parada. Kyereh cobrou escanteio pelo lado esquerdo e Sowah desviou no primeiro pau. O defensor suíço Eray Comert afastou muito mal e a bola voltou para a pequena área para o zagueiro Salisu, ele cabeceou encobrindo Sommer e abriu o placar para Gana.

Defesa suíça falha mais uma vez e Gana amplia

Após um lançamento longo do goleiro, Semenyo ganhou no corpo de Eray Comert e rolou para Sulemana. O camisa 22 passou por dois marcadores e finalizou em cima de Sommer, no rebote a bola sobrou limpa para Semenyo, que de voleio empurrou para o fundo da rede.

FICHA TÉCNICA:

GANA 2 x 0 SUÍÇA

Motivo: Amistoso Preparatório para a Copa do Mundo
Local: Zayed Sports City, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
Data e horário: 17 de novembro de 2022, às 7h (de Brasília)
Gols: Salisu (24' 2ºT - GAN) e Semenyo (28 2ºT - GAN)
Cartões amarelos: Silvan Widmer (SUI) e Sulemana (GAN)

GANA: Ati Zigi; Baba Rahman, Mohammed Salisu (Aidoo), Daniel Amartey e Tariq Lamptey (Seidu); Elisha Owusu (Sulemana), Abdul Samed e André Ayew; Jordan Ayew (Semenyo), Daniel Afriyie (Kyereh) e Iñaki Williams (Sowah). Técnico: Otto Addo.

SUÍÇA: Yann Sommer; Silvan Widmer (Fassnacht), Manuel Akanji (Elvedi), Fabian Schar (Seferovic) e Eray Comert; Denis Zakaria, Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri; Ruben Vargas (Steffen), Remo Freuler (Aebischer) e Breel Embolo (Okafor). Técnico: Murat Yakin.