Topo

Seleção ignora frio de Turim para ter conforto do CT da Juve antes da Copa

Do UOL, em Turim (ITA)

14/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

Turim, na Itália, é o ponto de partida da caminhada da seleção brasileira para a Copa do Mundo. A cidade próxima às montanhas tem, nessa época do ano, temperaturas que variam de amenas para frias, algo muito diferente do que será encontrado no quente Qatar. A diferença climática é um ponto considerado negativo pela comissão técnica da seleção antes de dar início à preparação para o Mundial, segundo apurou o UOL Esporte.

Weverton, Everton Ribeiro e Pedro foram os primeiros a se apresentar ontem (13) —eles chegaram ao lado da comissão técnica, em um voo que partiu do Rio de Janeiro. Ao longo desta segunda-feira o grupo fica completo com os atletas que atuam na Europa. No total, serão apenas cinco dias de treinos na Itália.

Nesta semana, a previsão é que a temperatura na cidade italiana fique entre 7ºC e 11ºC, dependendo da hora. O sol na tarde de ontem, que trouxe o termômetro para os 16º, deve ser um ponto fora da curva, segundo o site Weather.com. Em Doha, por outro lado, o clima vai variar entre 25°C e 32ºC.

A diferença climática pode ser um problema na preparação em razão da adaptação dos jogadores, mas a CBF optou por fazer esse período de treinos em Turim baseado em pelo menos dois argumentos.

O primeiro: a diretoria de seleções queria um formato parecido ao da Granja Comary, com hotel e campo de treinamento juntos. É o que se tem nas instalações da Juventus, na região de Continassa, onde atuam os convocados Alex Sandro, Bremer e Danilo. A estrutura é moderna e relativamente nova: foi inaugurada em 2018, substituindo um CT mais antigo em outra região. Segundo dados do clube, o complexo tem ao todo uma área de 58,9 mil m², dos quais 37 mil m² são para campos de futebol. A seleção não precisa disso tudo. Na Granja Comary, usa no máximo, dois.

Juventus - Divulgação - Divulgação
A estrutura do CT da Juventus
Imagem: Divulgação

Pelo ambiente já ter natureza de CT e ponto de concentração do time principal da Juventus, a CBF não tem dor de cabeça com equipamentos de academia e hotelaria. Vale lembrar que o Brasil já trouxe consigo uma bagagem de 5,5 toneladas com itens que irão em voo fretado para a Copa do Mundo. Isso inclui alguns aparelhos de fisioterapia.

O segundo ponto é a localização geográfica de Turim em relação ao Qatar. A diretoria de seleções considerou que o trecho até Doha é relativamente curto — cerca de 6 horas de voo. Esse trajeto será feito no sábado (19), quando a delegação brasileira chega ao país-sede da Copa.

Na comparação com a preparação para 2018, o time de Tite treinou no CT do Tottenham, em Londres, no início do verão. Depois, teve como base na Copa do Mundo da Rússia a cidade de Sochi, que é praiana. Mas a campanha também teve momentos de contato com temperaturas mais baixas mesmo na estação mais quente do ano, como foi no jogo contra Costa Rica em São Petersburgo.

A seleção treina em Turim até sexta-feira. Nos primeiros dias, a ideia é recuperar totalmente quem se apresentar em condições piores fisicamente e equilibrar a carga de trabalhos do elenco para, na quarta, começar a treinar pesado de olho na estreia na Copa do Mundo, dia 24, contra a Sérvia.