Topo

Tite divulga convocados da seleção brasileira para a Copa; veja lista

Do UOL, em São Paulo

07/11/2022 04h00Atualizada em 07/11/2022 16h40

Classificação e Jogos

O técnico Tite divulgou, hoje (7), na sede da CBF, no Rio, a lista de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2022, que começa no próximo dia 20, no Qatar.

Ao todo, o treinador chamou 26 jogadores, um número maior que os habituais 23 devido ao contexto da pandemia da covid-19 e das cinco substituições autorizadas pela Fifa.

A principal novidade da lista é o lateral-direito Daniel Alves, de 39 anos. Ele não tinha sido relacionado para os últimos amistosos por razões físicas e agora volta à equipe na lista final. O veterano defende atualmente o Pumas-MEX e vai para a sua terceira Copa do Mundo —atuou em 2010 e 2014 e foi cortado em 2018, já com Tite, por lesão.

Tite convocou nove atacantes. Entre eles está Pedro, do Flamengo. O time rubro-negro ainda teve mais um jogador convocado: Everton Ribeiro. Já o Palmeiras é o outro clube brasileiro com um representante: o goleiro Weverton.

Daqui a exatamente uma semana, a seleção se apresenta em Turim, na Itália, para iniciar os treinamentos antes de estrear na Copa. No dia 19, a delegação desembarca em Doha, já no Qatar, e faz os últimos treinamentos até o dia 23.

A seleção estreia no grupo G contra a Sérvia no dia 24, às 16h (de Brasília), no Lusail Stadium. Os próximos jogos da seleção na fase de grupos serão em 28 de novembro, às 13h, contra a Suíça, e em 2 de dezembro, às 16h, contra Camarões.

Tite convocou 88 jogadores (63 entrararam em campo) até a lista de hoje. Ao todo, foram 19 convocações para 50 partidas desde a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Veja a convocação do Brasil para a Copa de 2022:

Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
Laterais-direitos: Daniel Alves (Pumas-MEX) e Danilo (Juventus-ITA)
Laterais-esquerdos: Alex Sandro (Juventus-ITA) e Alex Telles (Sevilla-ESP)
Zagueiros: Bremer (Juventus-ITA), Éder Militão (Real Madrid-ESP), Marquinhos (PSG-FRA) e Thiago Silva (Chelsea-ING)
Volantes: Bruno Guimarães (Newcastle-ING), Casemiro (Manchester United-ING), Fabinho (Liverpool-ING) e Fred (Manchester United-ING)
Meias: Everton Ribeiro (Flamengo) e Lucas Paquetá (West Ham-ING)
Atacantes: Antony (Manchester United-ING), Gabriel Jesus (Arsenal-ING), Gabriel Martinelli (Arsenal-ING), Neymar (PSG-FRA), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona-ESP), Richarlison (Tottenham-ING), Rodrygo (Real Madrid-ESP) e Vini Jr (Real Madrid-ESP)

Tite explica por que convocou Daniel Alves

Tite foi questionado na primeira pergunta da entrevista coletiva após a convocação sobre o motivo de ter convocado Daniel Alves.

"O critério do Dani Alves é o mesmo critério de todos. Premia qualidade técnica, individual. Premia o aspecto físico e ele traz o aspecto mental. Tal qual os outros", afirmou o técnico.

"As pessoas têm que entender e oportunizam a situação, que os laterais, na medida que tem pontas, não vai ter lateral que vai na ponta. Vai ter um lateral construtor. E a qualidade técnica dele para isso é impressionante. Não temos nele um jogador de 60 a 70 metros de ida e volta. Não. Ele é um organizador", acrescentou.

Neymardependência?

Tite ainda respondeu se a seleção é dependente de Neymar. O técnico despistou ao falar do protagonismo do principal jogador do Brasil.

"Uma seleção é protagonista dos seus grandes atletas. Depende do Antony, Raphinha, Neymar... Se não tivesse essa qualificação, não se criaria uma expectativa maior. Talvez tenha sido por essa nova geração que tenha dado essa importância e dado enfoque a outros atletas, midiaticamente falando. Mas a gente precisa de todos. A gente é dependente da qualificação de cada um deles", afirmou o treinador.

'Agudo', Martinelli vai para a Copa

O treinador também falou sobre a escolha de Gabriel Martinelli na lista final para a Copa do Mundo. Segundo Tite, o atacante do Arsenal é o um jogador "agudo".

"Função do Martinelli de externo, ponta, agressivo, tem sido um dos destaques do Arsenal na primeira colocação da Premier League. Um jogador do lance individual, de transição em velocidade. Foram duas convocações e vem se mantendo em alto nível. Poderiam ser outros convocados e seriam justos, e existem argumentos para outros. São escolhas. Precisamos de jogadores agudos pelo lado, assim que a equipe se montou, se estruturou. Por isso o Martinelli", afirmou o técnico.

Tite ironiza rejeição por alguns convocados

Na entrevista coletiva, Tite repercutiu os comentários negativos de torcedores nas redes sociais devido às convocações de Daniel Alves e Gabriel Jesus. A jornalista que fez a pergunta ao treinador apontou uma enquete no Twitter em que o lateral direito tinha mais de 85% de reprovação.

Tu não quer fazer uma pergunta tua só e não pegar um gancho de uma outra? Que referência é o Twitter com quantos milhões de torcedores? Não vim aqui pra agradar as pessoas que estão no Twitter, em mídias sociais, e é um público que não sei que percentual é... Por que vou me remeter a eles? O que eu posso fazer eu faço. Eu respeito opiniões divergentes. E não estou aqui para convencer todas essas pessoas, não tenho essa pretensão e não quero. Quero dar dados informativos e verdadeiros para que as pessoas façam suas próprias análises e democraticamente tenham sua opinião. É nossa função aqui passar informações. Agora, opinião em cima disso, poxa, é de cada um. Eles têm todos o meu respeito, mesmo essa parcela diminuta de milhões de brasileiros, 220 milhões... Respeito, sim, mas..." Tite

Everton Ribeiro, o 10 sem a camisa 10

O técnico também explicou a escolha de Everton Ribeiro e rasgou elogios ao meia do Flamengo. Segundo Tite, o jogador faz a função de um camisa 10.

"Experiência conta, assim como conta o momento, a capacidade de concentração. Uma série de fatores são levados em consideração. A carreira toda, o nível que se mantém. Olho pro Ramon e pro Juninho e lembro dos 10, e olho pro Everton Ribeiro e vejo o quanto ele retomou e tem essa consistência do 10, da articulação. Quando ele voltou dos Emirados eu já tinha expectativa nele. Eu pensei: 'Demorou para voltar'. É um jogador que tem 32 anos, é a primeira Copa do Mundo também. E jogando em alto nível. Final de Libertadores, de Mundial, de Copa do Brasil. E ele é constante."

Neymar com a 10; Richarlison veste a 9

Neymar será o camisa 10 do Brasil no Qatar - Anne-Christine Poujoulat/AFP - Anne-Christine Poujoulat/AFP
Neymar será o camisa 10 do Brasil no Qatar
Imagem: Anne-Christine Poujoulat/AFP

Apesar do elogio de Tite, Everton Ribeiro não será o camisa 10 do Brasil no Qatar. O número ficará com Neymar. O flamenguista usará a 26.

Já a mítica camisa 9 da seleção pertencerá a Richarlison na Copa do Mundo. O número foi de Gabriel Jesus no Mundial da Rússia. Agora, o jogador do Arsenal é o camisa 19.

Tite tenta quebrar tabu e ser campeão sem jogador do SP

Ao todo, Tite convocou apenas três jogadores que atuam no futebol brasileiro (Weverton, Everton Ribeiro e Pedro). Para ser campeão, porém, o Brasil terá de quebrar uma escrita. Sempre que levantou a taça do Mundial, a seleção tinha no elenco ao menos um jogador do São Paulo.

O Tricolor e o Palmeiras são os únicos clubes com atletas campeões em todas as oportunidades, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Ao todo, o Tricolor já teve 46 atletas convocados pelo Brasil para as Copas. Desses, 13 venceram o torneio.

O São Paulo, inclusive, é o time que mais revelou jogadores entre os 26 convocados por Tite. Ao todo, cinco atletas que vestirão a amarelinha no Qatar fizeram ao menos parte de suas formações no clube tricolor: Ederson, Eder Militão, Bremer, Antony e Casemiro.

Presidente da CBF chefiará delegação na Copa

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, será o chefe da delegação brasileira no Qatar - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, será o chefe da delegação brasileira no Qatar
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

O chefe da delegação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022 será o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

A escolha de si mesmo para essa função no Qatar faz com que o baiano seja o primeiro mandatário da entidade a chefiar a delegação depois de um hiato de 40 anos. O último presidente da CBF a ser chefe de delegação foi Giulite Coutinho, na Copa de 1982, na Espanha.

Quem fez falta na convocação da seleção brasileira para a Copa? Vote!

Resultado parcial

Total de 11265 votos
9,67%
Lucas Figueiredo/CBF
1,24%
Reprodução/Instagram
25,97%
Buda Mendes/Getty Images
1,48%
MB Media/Getty Images
0,52%
Reprodução
1,62%
Gualter Fatia/Getty Images
0,45%
PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
1,53%
Tottenham Hotspur FC via Getty Images
35,36%
 Jorge Rodrigues/AGIF
18,37%
Thiago Ribeiro/AGIF
3,79%
Lucas Figueiredo/CBF