Topo

Tite convocou 88 jogadores de 11 países até a lista de hoje; você lembra?

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

07/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

A seleção brasileira jogou 50 partidas desde a Copa do Mundo da Rússia. Foram 88 jogadores observados de perto por Tite ao longo dos quatro anos de preparação para a edição deste ano. Alguns nomes você nem deve lembrar, como Daniel Fuzato, Marcinho, Jorge, Samir, Claudinho ou Thiago Galhardo.

Tantas experiências resultaram na lista de convocados que será anunciada hoje (7), às 13h (de Brasília), na sede da CBF.

Tite pode convocar até 26 jogadores, um número maior que os habituais 23 por causa do contexto da pandemia e das cinco substituições autorizadas pela Fifa. O elenco se apresenta daqui a uma semana para treinos na cidade italiana de Turim e no dia 19 embarca para Doha, a capital do Qatar. A estreia na Copa do Mundo será em 24 de novembro, às 16h, contra a Sérvia.

Ao longo do ciclo para o Mundial do Qatar, Tite fez muitas experiências. Por mais que ele já fosse o treinador da seleção na Rússia, quase 60% de seus convocados desde 2018 são nomes inéditos. Alguns não entraram em campo ou nem sequer passaram de uma convocação, como nove dos 13 goleiros convocados. Já outros entraram, se firmaram e são nomes certos na Copa, a exemplo de Militão, Bruno Guimarães, Paquetá, Richarlison, Raphinha e Vini Jr.

Tem até um caso curioso: o volante Matheus Nunes, que jogava no Sporting-POR, foi convocado em setembro de 2021 para jogos das Eliminatórias, mas decidiu se naturalizar português e recusou o chamado. Ele hoje atua pelo Wolverhampton-ING e vive expectativa de jogar a Copa pela seleção europeia.

"O que eu busco é um processo de quatro anos, o mínimo que uma seleção te permite. No caso do clube, é um ano de trabalho. Senão, eu gosto de parafrasear o Mansur [comentarista do SporTV]: um trabalho de três meses, de meio ano, não é nem bom, nem ruim. É incompleto. E aí eu fico sem referências, inclusive próprias", diz Tite, ao UOL Esporte, sobre seus testes.

Como o Brasil se preparou para a Copa - Convocacões - Arte / UOL - Arte / UOL
Imagem: Arte / UOL

Dos 88 jogadores convocados desde 2018, foram 63 os que entraram em campo com a Amarelinha. Durante o período, o time-base foi alterado algumas vezes. Um exemplo: na primeira escalação pós-Copa, Fabinho e Filipe Luís eram os laterais titulares, Philippe Coutinho um titular incontestável, Douglas Costa peça importante e Firmino o grande candidato à camisa 9.

O time mudou com o tempo. Na Copa América de 2019 encontrou sua melhor forma com Daniel Alves na direita, Alex Sandro na esquerda, Arthur no meio-campo e Éverton Cebolinha como grande esperança de jogadas de habilidade. Nas Eliminatórias, Renan Lodi apareceu e Danilo, Fred e Paquetá se firmaram. Na Copa América de 2021, Richarlison ganhou a vaga no ataque. Nos meses seguintes, uma enxurrada de jovens atacantes não deixou dúvidas da importância que teriam: Raphinha, Vini Jr, Antony e Rodrygo.

Hoje, a seleção chega à Copa do Mundo com duas formas de jogar. Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro e Casemiro abrem a escalação como representantes de uma defesa que tomou gols em só 17 dos 50 jogos do ciclo. Do meio para frente só Neymar e Paquetá são titulares absolutos. Fred, Vini Jr, Raphinha e Richarlison disputam as outras vagas. Se o time precisa atacar mais, Fred sai. Se precisa defender mais, Vini Jr ou Raphinha saem.

Como o Brasil se preparou para a Copa - time base  - Arte / UOL - Arte / UOL
Imagem: Arte / UOL

Os 88 convocados de Tite representam 53 clubes de 11 países diferentes. A Inglaterra é líder em convocações, domina o ciclo desde o começo porque Tite admira treinadores, estilo de jogo, arbitragem e até gramados do país. Completam o top 5 clubes de Espanha, Brasil, França e Itália. Os outros países dos quais a seleção já levou jogadores são Portugal, Holanda, Alemanha, China, Rússia e até a Suíça.

Vini Jr -  Piotr Matusewicz/Quality Sport/Getty Images -  Piotr Matusewicz/Quality Sport/Getty Images
Vini Jr, do Real Madrid, esteve em 12 das 19 convocações de Tite desde a Copa de 2018
Imagem: Piotr Matusewicz/Quality Sport/Getty Images

Entre os clubes, o Real Madrid é o recordista de convocações do Brasil no ciclo para a Copa do Mundo, seguido por Liverpool, PSG, Manchester City e Juventus. O Flamengo empata com Barcelona e Atlético de Madri, com 23 convocações, logo na sequência.

Entre os clubes brasileiros, também foram lembrados Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio, Athletico-PR, Corinthians, São Paulo, Red Bull Bragantino, Cruzeiro, Internacional, Botafogo, Fluminense, Santos e Ponte Preta.

É um intercâmbio grande de ligas e países, mas a variedade dos adversários da seleção não obedece a essa regra. De 50 jogos realizados desde 2018, 35 foram contra adversários da América do Sul. Perguntado frequentemente sobre isso nos últimos meses, Tite consolidou até uma resposta sobre a falta de enfrentamentos contra seleções da Europa.

"Gostaria muito de ter enfrentado todos aqueles que enfrentamos antes de 2018. A gente enfrentou Rússia, Alemanha, Inglaterra, Croácia, Áustria. Não foi possível e isso nos dói. Fizemos lobby para caramba para que jogasse o vice da Copa América e o vice da Eurocopa, para que a gente enfrentasse a Inglaterra, e não foi possível. Falo para o grande público que fizemos todo o possível e agora fica essa lacuna, sim. Ah, poderia ser melhor preparado se tivesse enfrentado [europeus]? Nós, talvez. E talvez eles também, porque não nos enfrentaram. Fica essa perspectiva."

Seleções - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

19 jogadores 'garantidos'

Há 19 jogadores praticamente garantidos na lista final de Tite: os goleiros Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras), o lateral-direito Danilo (Juventus), o lateral-esquerdo Alex Sandro (Juventus), os zagueiros Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea) e Éder Militão (Real Madrid), os volantes Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Bruno Guimarães (Newcastle), o meia Lucas Paquetá (West Ham) e os atacantes Neymar (PSG), Vini Jr (Real Madrid), Richarlison (Tottenham), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid) e Antony (Manchester United).

Luta pelas últimas vagas

Daniel - Masashi Hara/Getty Images - Masashi Hara/Getty Images
Daniel Alves briga por uma vaga na Copa
Imagem: Masashi Hara/Getty Images

Nas sete vagas restantes, alguns nomes que fizeram parte do ciclo da Copa do Qatar 2022 ainda brigam por espaço. São eles:

Zagueiros: Lucas Veríssimo (Benfica), Ibañez (Roma), Bremer (Juventus) e Gabriel Magalhães (Arsenal);
Laterais: Alex Telles (Sevilla), Renan Lodi (Nottingham Forest), Daniel Alves (Pumas) e Emerson Royal (Tottenham);
Meio-campistas: Danilo (Palmeiras), Douglas Luiz (Aston Villa), Gérson (Olympique de Marselha), Philippe Coutinho (Aston Villa) e Everton Ribeiro (Flamengo);
Atacantes: Gabriel Jesus (Arsenal), Gabigol (Flamengo), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Atlético de Madri), Roberto Firmino (Liverpool), Pedro (Flamengo) e David Neres (Benfica).

Lista de até 55 tem surpresas

Na pré-lista de convocados enviada à Fifa há uma série de nomes inesperados por não terem sido convocados ou mencionados por Tite recentemente. Os nomes foram publicados por uma série de veículos de comunicação nos últimos dias, geralmente vazados pelos clubes que foram notificados pela CBF ou estafes dos atletas. A presença na Copa, porém, é improvável. Entre eles estão Everson (Atlético-MG), Santos (Flamengo), Marcos Rocha (Palmeiras), Rodinei (Flamengo), Léo Ortiz (Red Bull Bragantino), Nino (Fluminense), Vitão (Internacional), Felipe (Atlético de Madri), Filipe Luis (Flamengo), João Gomes (Flamengo), André (Fluminense), Luiz Henrique (Bétis), Dudu (Palmeiras), Pedro Raul (Goiás).