Topo

Série B - 2022

Vasco perde no fim para o Sampaio Corrêa e acesso fica para a última rodada

Nenê lamenta chance perdida em Vasco x Sampaio Corrêa, na Série B - Thiago Ribeiro/AGIF
Nenê lamenta chance perdida em Vasco x Sampaio Corrêa, na Série B Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Marinho Saldanha e Alexandre Araújo

Do UOL, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro

27/10/2022 23h47

O Vasco vive um drama. Hoje (27), saiu na frente do Sampaio Corrêa, mas levou a virada, já no fim do jogo, e perdeu por 3 a 2, em São Januário, pela penúltima rodada da Série B. O resultado deixou o acesso à elite do Brasileirão, que parecia encaminhado, ameaçado. Dois gols foram marcados nos acréscimos.

O jogo foi recheado de emoção. Anderson Conceição marcou logo no início para o Vasco. Mas Pará empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Gabriel Poveda colocou o Sampaio Corrêa na frente e a partida foi assim até os acréscimos, quando Andrey empatou novamente. Só que dois minutos mais tarde, Joécio definiu 3 a 2 para o Bolívia Querida.

O cenário para o acesso depende de Ituano e Londrina. Se o time paranaense vencer amanhã (28), ainda poderá pegar o Vasco se ganhar do Sampaio Corrêa na rodada final e tirar a boa diferença de saldo de gols. Se o Ituano vencer o Tubarão, o time paulista jogará confronto direto com o Vasco na última rodada, em Itu (SP), onde quem vencer obtém a vaga.

O Vasco perdeu pela primeira vez em casa nesta Série B e tem 59 pontos. Até mesmo o Sport pode alcançar o Vasco na classificação.

A vitória ainda manteve o Sampaio Corrêa na briga. Com 55 pontos, se o time do Maranhão vencer o Londrina na última rodada e o Bahia não somar mais ponto algum, a vaga para elite será definida no saldo de gols.

Foi bem: Gabriel Poveda marca de novo

Artilheiro da Série B, Gabriel Poveda aproveitou a única chance real de gol que teve para colocar o Sampaio Corrêa na frente no segundo tempo.

Foi mal: Palacios erra muito e sai no intervalo

Palacios foi escolhido por Jorginho para começar como titular no meio-campo. O treinador sacou Yuri com objetivo de melhora a saída de bola e a criação de oportunidades do time. Mas o que aconteceu em campo foi exatamente o contrário. O chileno errou muitos passes e ainda deu solidez no centro de campo, sobrecarregando Andrey. Percebendo a falha, Jorginho mudou no intervalo e colocou Yuri.

Incentivo e tensão

O time do técnico Jorginho foi a campo sob gritos de incentivo e, principalmente, o pedido por "Vamos subir, Vasco". O clima do início da partida se misturou com a comemoração do gol, que aconteceu logo cedo.

Já os minutos finais foram recheados de tensão. Em campo, o time parecia não ter criatividade e pernas para alcançar o gol adversário. Na arquibancada, mistura de vaias com incentivo.

Briga política

Logo após o apito que decretou o intervalo, o clima eleitoral apareceu na arquibancada. Enquanto alguns gritavam em prol de Lula, outros se mostravam apoiadores de Bolsonaro. Alguns, então, puxaram cantos em prol do time, para abafar a "briga".

Vaias ao Batman

Após o segundo gol do Sampaio Corrêa, a cada vez que o goleiro Thiago Rodrigues pegou na bola, ouviu vaias e fortes críticas vindas das arquibancadas. O camisa 1, em certo momento da Série B, chegou a cair nas graças da torcida e ganhou o apelido de Batman, por jogar com uma máscara protetora.

O jogo do Vasco: intensidade ofensiva, espaços atrás

O Vasco foi um time intenso. Desde os primeiros minutos, correu muito, chegou ao ataque, buscou concluir rapidamente suas jogadas. Logo aos três minutos, marcou o primeiro gol da partida com Anderson Conceição. Mas na mesma medida que buscava o ataque, o time da casa deixava espaços entre seu meio-campo e a zaga. Tanto que por ali foi que o Sampaio Corrêa criou suas oportunidades, principalmente em chutes de fora da área.

O gol de empate veio ainda na etapa inicial. Palacios, começou como titular por opção de Jorginho e foi um dos responsáveis pela criação de jogadas, mas errou muitos passes, deixando as ações ofensivas exclusivamente escoradas em lances de Nenê e Figueiredo. No segundo tempo, o Vasco foi só coração. Depois de levar a virada, 'no abafa' buscou o gol de empate nos acréscimos. Mas acabou levando o terceiro.

O jogo do Sampaio Corrêa: sempre perigoso e buscando concluir

O Sampaio Corrêa não tinha muito a perder em São Januário. Com chances remotas de tentar a última vaga na Série A, mas já garantido na Série B de 2023 com sobras, o Bolívia Querida não teve motivos para se assustar quando saiu atrás. Pacientemente, encontrou espaços para criar chances e sempre foi perigoso. Após o gol de Pará, ainda no primeiro tempo, o artilheiro Gabriel Poveda passou a ser mais acionado e gerou desequilíbrios preocupantes na zaga vascaína. Tanto que o goleador virou o jogo no segundo tempo e sofreu empate no final, mas seu time fez outro.

Visita campeã

Felipe, o Maestro, e o zagueiro Dedé estiveram em São Januário e chegaram a ir a uma parte do gramado (atrás do gol) antes de a bola rolar. Juntos, eles ganharam a Copa do Brasil de 2011.

O ex-camisa 6 é cria do Vasco e um dos ídolos do clube, onde conquistou diversos títulos.

FICHA TÉCNICA:
VASCO 2 x 3 SAMPAIO CORRÊA
Competição
: 37ª rodada da Série B
Data e hora: 27/102022 (quinta-feira), às 21h45
Local: estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jean Pierre Lima (RS)
Auxiliares: José Eduardo Calza e Michael Stanislau (ambos do RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Edimar, Quintero, Bruno Tubarão (VAS); Joécio, Ferreira, Rafael Vila (SAM)
Gols: Anderson Conceição, do Vasco, aos três minutos do primeiro tempo; Pará, do Sampaio Corrêa, aos 17 minutos do primeiro tempo; Gabriel Poveda, do Sampaio Corrêa, aos 21 minutos do segundo tempo; Andrey, do Vasco, aos 51 minutos do segundo tempo; Joécio, do Sampaio Corrêa, aos 53 miutos do segundo tempo;

VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos (Gabriel Pec), Danilo Boza, Anderson Conceição e Edimar; Palacios (Yuri), Andrey, Nenê (Alex Teixeira) e Marlon Gomes (Bruno Tubarão); Figueiredo e Eguinaldo (Fábio Gomes). Técnico: Jorginho

SAMPAIO CORRÊA: Matheus Inácio (Matheus Poletine); Mateusinho (Pedro Henrique), Joécio, Allan Godói e Pará; André Luiz (Léo Tocantins), Ferreira, Eloir (Lucas Araújo) e Rafael Vila (Warley); Ygor Catatau e Gabriel Poveda. Técnico: Léo Condá