Topo

Nenê ganha destaque na Espanha após acesso do Vasco: 'surpreendente'

Nenê comemora gol do Vasco sobre o Ituano em duelo decisivo da Série B - Diogo Reis/AGIF
Nenê comemora gol do Vasco sobre o Ituano em duelo decisivo da Série B Imagem: Diogo Reis/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

08/11/2022 14h35

O retorno do Vasco da Gama para a elite do futebol brasileiro em 2023 repercutiu na imprensa espanhola. O jornal "As" destacou a campanha feita na Série B e a regularidade do meia Nenê, um dos líderes do elenco Cruzmaltino na temporada, autor do único gol na vitória contra o Ituano que garantiu o acesso.

De acordo com o diário esportivo da Espanha, Nenê teve um desempenho "surpreendente" e esteve "à prova de fogo no Gigante da Colina". Aos 41 anos, Nenê marcou presença em 33 das 38 partidas do campeonato, anotando ainda sete gols e nove assistências.

"Se aproximou de seu nível mais alto atuando como atacante, aproveitando sua inteligência para medir esforços e aproveitar ao máximo sua qualidade", diz trecho da notícia.

"Ele não somava tantos minutos em uma liga desde a temporada 2011/2012, talvez a melhor de sua carreira. Lá ele jogou 35 jogos pelo PSG e marcou 21 gols no Francês", relembra.

O jornal também mencionou o bom desempenho dos jovens Andrey Santos e Figueiredo, além do "significativo investimento financeiro" da 777 Sócios para o Vasco na atual temporada.

Considerado rei do acesso

Nenê chegou ao Vasco em 2015, vindo do West Ham, da Inglaterra, e conquistou a torcida logo de imediato com boas atuações. Na ocasião, o clube foi rebaixado, mas o meio-campista foi fundamental no acesso da equipe para a primeira divisão no ano seguinte, em 2016.

Ficou até 2018 no clube. Depois, teve duas passagens rápidas por São Paulo e Fluminense, até retornar em 2021 para uma nova missão de subir à Série A. Embora tenha batido na trave na primeira oportunidade, o veterano prometeu que ficaria no clube até subir.

"É a segunda vez que venho ajudar e sinto que falhei, mas Deus sabe de todas as coisas. Não vou baixar a cabeça. Sei que dei tudo de mim e vou continuar dando até o último segundo. Vou ficar até o Vasco subir, igual da primeira vez", desabafou, na época.

Passado um ano da fala, a promessa foi cumprida. No entanto, ainda não se sabe o destino de Nenê em 2023. O meia disputou seu 191º jogo com a camisa vascaína no domingo - e pode ter sido seu último pelo clube - e seu contrato está previsto para terminar em dezembro.