Topo

De 'torcedor' a titular do Fla: João Gomes muda status em final após um ano

João Gomes, do Flamengo, comemora gol contra o São Paulo pela Copa do Brasil - Marcello Zambrana/AGIF
João Gomes, do Flamengo, comemora gol contra o São Paulo pela Copa do Brasil Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Alexandre Araújo e Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

27/10/2022 04h00

João Gomes pode ser um exemplo das voltas que o mundo dá. Titular sob o comando do técnico Dorival Júnior, ele chega a Guayaquil como um dos destaques do Flamengo para a final da Libertadores quase um ano após assistir à decisão da arquibancada.

Em 2021, João Gomes já integrava o elenco profissional do Rubro-Negro e participou da classificação da equipe, à época comandada por Renato Gaúcho, até a final contra o Palmeiras, em Montevidéu, no Uruguai. Porém, na disputa pelo título, acabou cortado da relação e viu, da arquibancada do estádio Centenário, a equipe ficar com o vice.

Cria da base do Fla, quando empilhou títulos, ele foi promovido em 2020, quando chegou a trabalhar com Dome, mas teve trajetória mais contundente com Rogério Ceni à frente do elenco. Logo ganhou mais espaço, caiu nas graças da torcida e se tornou um dos integrantes do grupo que levantou aquela edição do Brasileiro.

"Quando cheguei aqui, há uns meses, fui falar com o João e ele ficou um pouco nervoso. Observei ele nos treinamentos. Um dia, ele falou: 'Queria te agradecer porque antes eu me sentia só mais um. Hoje, me sinto especial'. (...) Mais um jogador vindo da base do clube, que é importante, e se consolidando como um jogador com possibilidade, de fato, de participar com muitos minutos de jogo, independentemente da competição", disse Ceni, à FlaTV, após o título do Carioca de 2021.

Ainda no decorrer do ano passado, Rogério Ceni acabou demitido e a diretoria acertou com Renato Gaúcho, que conduziu o time à final da Libertadores. O volante integrou a delegação que foi para Montevidéu, o que gerou bastante expectativa na torcida. Porém, acabou cortado da relação da decisão.

Assim, foi para a arquibancada acompanhar o duelo, que terminou com triunfo do Verdão na prorrogação. Na ocasião, a foto de João Gomes — em que aparece ao lado do goleiro Gabriel Batista — entre os torcedores viralizou nas redes sociais.

Gabriel Batista e João Gomes, do Flamengo, na arquibancada na final da Libertadores 2021 - Reprodução redes sociais - Reprodução redes sociais
João Gomes, do Flamengo, na arquibancada na final da Libertadores 2021
Imagem: Reprodução redes sociais

"Para mim, foi muito ruim ter que ficar de fora de uma final. Sempre foi algo que eu busquei e sonhei. Eu queria estar ali, né? Isso foi uma opção do Renato e tenho de respeitar. Mas hoje eu estou bem. Esse é o meu melhor momento e eu estou pronto para realizar esse sonho que eu sempre busquei. Falta só um passo", disse, à FlaTV.

Com uma forte concorrência interna e sem muito espaço, o jovem volante cogitou deixar a Gávea para respirar novos ares, mas teve no técnico Paulo Sousa um grande aliado nesta evolução.

Foi o português quem o convenceu a permanecer no Flamengo nesta temporada. O jovem meio-campista foi alvo do Al Ain, clube dos Emirados Árabes Unidos, no mercado da bola por longa data. O treinador teve uma conversa em particular com o volante e lhe convenceu a ficar, destacando o potencial que enxergava.

Com a chegada de Dorival e mudanças no elenco durante a janela de transferência, como as saídas de Arão e Andreas Pereira, João Gomes se tornou titular, formando dupla com Thiago Maia.

Sombra de Vidal?

Quando Arturo Vidal finalmente realizou o sonho de vestir a camisa do Flamengo, a pompa do chileno levantou logo a questão: quem sairia do time para ele jogar. O primeiro pensamento levava justamente a João Gomes, mas nada disso aconteceu. Com um esquema que passa muito pelo garoto, Dorival Jr seguiu apostando na joia.

João soma 58 jogos na temporada, sendo 45 como titular. Ele marcou dois gols, ambos na Copa do Brasil, e deu duas assistências, uma delas na semifinal da Libertadores contra o Corinthians fora de casa. Já Vidal tem 22 partidas pelo Rubro-Negro, 13 como titular. Os dois gols marcados foram no Brasileirão.

Ausente no segundo jogo da final da Copa do Brasil, João Gomes provou a importância até mesmo fora do campo. O Fla perdeu o meio-campo, especialmente no segundo tempo, e Vidal precisou ser substituído por uma lesão. Agora em Guayaquil, o garoto tenta colocar o nome na história.

Relação com o Flamengo

Gomes chegou ao Flamengo aos oito anos, ainda para jogar futsal como camisa 10. Chegou a ter uma breve passagem pelo Vasco antes de não sair mais da Gávea. O grande incentivador foi o avô, Mirinho, falecido em 2019. João tem tatuado na perna um menino levado pela mão por um senhor de idade rumo ao Maracanã, com a placa da linha 460, ônibus que por muito tempo foi o transporte para tentar realizar o sonho de ser jogador.

Autor do gol que sacramentou o tricampeonato do Carioca em 2021, João é bastante entrosado com o grupo no dia a dia. A timidez é só na frente das câmeras, quando a gagueira fica mais evidente. A confiança para falar, inclusive, é um trabalho feito pelo clube para que ele se sinta mais confortável nas entrevistas.

Contrato renovado

Em setembro deste ano, o volante acertou a renovação de contrato com o Rubro-Negro. O jovem ainda tinha vínculo até dezembro de 2025, mas fez uma extensão até 2027. O principal acerto foi na questão salarial, já que o jogador recebia cerca de R$ 50 mil e teve um reajuste. Desta maneira, o Flamengo se resguardou, aumentou sua multa rescisória e se blindou das investidas do exterior.