Topo

Brasileirão - 2022

Flu bate Avaí em jogo sem torcida e sobe ao G4; Cano se isola na artilharia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2022 20h50

O Fluminense venceu o Avaí por 3 a 0 na noite de hoje (16), na Ressacada, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Cano — que se isolou novamente na artilharia do torneio —, David Braz e Martinelli.

O jogo deste sábado foi realizado com portões fechados para torcedores, já que o time catarinense foi punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por causa do corte dos cabos do VAR no duelo contra o Atlético-GO, em 1º de outubro.

Com a vitória, o Flu encerra o jejum após três derrotas consecutivas, chega aos 54 pontos e volta ao G4 na quarta colocação. O time de Diniz está empatado em pontos — mas leva a vantagem por ter uma vitória a mais — com o Corinthians, que caiu para quinto e tem um jogo a menos após a partida contra o Goiás, que seria realizada ontem, ser suspensa pelo STJD. O Avaí, por sua vez, segue na vice-lanterna, com 28 pontos, e cada vez mais ameaçado ao rebaixamento.

O Tricolor volta a campo no próximo domingo (23), às 16h, quando recebe o Botafogo em clássico no Maracanã. Um dia antes, às 21h, a equipe de Lisca enfrenta o líder Palmeiras, no Allianz Parque.

Quem foi bem: Yago Felipe e Arias

O meio-campista ganhou a posição do atacante Matheus Martins e atuou mais avançado do que de costume. Aproveitou a chance dada por Diniz e participou das principais ações ofensivas do Flu, incluindo a do gol marcado por Cano, que aproveitou o rebote de uma finalização por cobertura dele. O colombiano deu duas assistências, a primeira para David Braz e a segunda para Martinelli.

Quem foi mal: Vladimir

O goleiro ficou adiantado e falhou no primeiro gol do Flu, muito sentido pelo Avaí na partida. Não teve culpa nos outros dois.

Cronologia do jogo

O Fluminense abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo, com Cano, que aproveitou rebote após Yago Felipe tentar encobrir Vladimir. Aos 40, David Braz marcou o segundo do Tricolor de cabeça, após cobrança de escanteio de Arias. No segundo tempo, Martinelli fez o terceiro do Flu, após boa jogada coletiva e nova assistência de Arias, aos 17 minutos.

Na terceira chance, teve L!

Antes de marcar o gol que abriu o caminho da vitória do Fluminense, Cano desperdiçou duas oportunidades claras: a primeira logo aos 5 minutos, quando recebeu cruzamento da direita e parou na defesa de Vladimir, e a outra aos 17, quando ficou driblou o goleiro, mas perdeu a passada e não conseguiu finalizar.

Na terceira chance, o argentino não perdoou, guardou e reassumiu a artilharia isolada do Brasileirão, agora com 18 gols — ele estava empatado com Pedro Raul, do Goiás, que tem 17. Este foi o 36º gol do centroavante na temporada.

David Braz marca e substitui Nino bem

Autor do segundo gol do Flu, David Braz foi o escolhido por Diniz para a vaga do titular Nino, desfalque por um problema muscular na perna direita, e conseguiu corresponder. Ele aproveitou escanteio cobrado por Arias para cabecear para ampliar para o Tricolor.

O jogo do Fluminense

Diniz mudou o Flu taticamente e fortaleceu o meio-campo para o jogo na Ressacada. Deu certo. À exceção de alguns sustos nos primeiros minutos, o Tricolor não demorou a ter o controle da partida. Após abrir o placar, se manteve no campo de ataque e se aproveitou da fragilidade do adversário para segurar a vantagem e voltar ao G4.

O jogo do Avaí

Sem o apoio do torcedor, o time catarinense começou com boas chances criadas, quase abriu o placar, mas sentiu o primeiro gol do Flu e não conseguiu apresentar uma reação e voltar para o jogo. O Leão da Ilha segue em situação delicada no Brasileirão.

Grita, Diniz!

Como o jogo foi realizado com portões fechados, foi possível ouvir os gritos — e cobranças — de Fernando Diniz ao time com clareza na transmissão. O técnico, como de costume, foi bastante participativo na comunicação com seus jogadores.

E aí, Lisca? Avaí perde a quinta seguida

Lisca começou no Avaí com vitória sobre o Atlético-MG, mas depois disso não conseguiu mais fazer seu time pontuar. De lá para cá, são cinco derrotas consecutivas, para São Paulo, Atlético-GO, Botafogo, Fortaleza e agora Fluminense. O técnico, que pediu demissão do Santos para assumir o time catarinense, tem 16,6% de aproveitamento no comando do Leão da Ilha.

FICHA TÉCNICA:

AVAÍ 0 x 3 FLUMINENSE

Competição: Campeonato Brasileiro, 32ª rodada
Data e horário: 16 de outubro de 2022 (domingo), às 19h (de Brasília)
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA/RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Renato e Eduardo (AVA)

Gols: Cano (FLU), aos 25'/1ºT (0-1), David Braz (FLU), aos 40'/1ºT (0-2) e Martinelli (FLU), aos 17/2ºT (0-3)

AVAÍ: Vladimir; Kevin (Marcinho), Rafael Vaz, Raniele e Natanael; Lucas Ventura (Kazu), Bruno Silva e Renato; Pottker (Eduardo), Rômulo (Lucas Silva) e Bissoli (Nathan). Técnico: Lisca

FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Manoel, David Braz e Calegari; André, Martinelli (Matheus Martins), Yago Felipe (Alexandre Jesus) e Ganso (Felipe Melo); Arias (Michel Araújo) e Cano (Willian Bigode). Técnico: Fernando Diniz