Topo

Brasileirão - 2022

Felipe Alves brilha contra Scarpa, e São Paulo segura Palmeiras no Allianz

Do UOL, em Santos (SP)

16/10/2022 18h01

Palmeiras e São Paulo empataram por 0 a 0 na tarde de hoje (16), no Allianz Parque, em jogo válido pela 32ª rodada do Brasileirão. O Verdão teve um jogador a mais durante toda a segunda etapa após expulsão de Ferraresi, e dois jogadores a mais durante os 11 minutos de acréscimo com o vermelho recebido por Beraldo.

Com o resultado, o Verdão segue na liderança com 68 pontos, mas pode ver os rivais diminuírem a vantagem que era de dez pontos no início da rodada. O Tricolor chegou a 41 pontos na metade da tabela.

O duelo teve a tônica do ataque do Palmeiras contra a defesa do São Paulo. O Verdão dominou as ações do jogo, enquanto o Tricolor teve suas chances em contra-ataques rápidos. No fim do primeiro tempo, o zagueiro Ferraresi foi expulso por agressão e deixou o São Paulo com um a menos, o que colaborou para intensificar o panorama do jogo na segunda etapa.

Com um a mais, o Verdão seguiu em cima e pressionou bastante o rival, mas parou em dia inspirado de Felipe Alves. O goleiro são-paulino fez todo tipo de defesa e pegou até o pênalti de Gustavo Scarpa, marcado com auxílio do VAR em toque de Calleri. Nem mesmo o vermelho mostrado a Beraldo no início dos acréscimos foi suficiente para o Palmeiras conseguir a vitória.

O time de Abel Ferreira volta a campo no próximo sábado (22), quando recebe o Avaí, no Allianz Parque, às 21h. Já a equipe de Rogério Ceni visita o Juventude, no Alfredo Jaconi, no domingo (23), às 16h.

O melhor: Felipe Alves

O goleiro do São Paulo esteve intransponível no clássico. Fez defesas com os pés, de perto, de longe, em faltas e pegou até um pênalti batido por Gustavo Scarpa.

O pior: Ferraresi

O zagueiro venezuelano foi expulso por agressão em lance bobo no fim do primeiro tempo. Ele acertou o volante Danilo e recebeu o vermelho direto. Antes disso, já tinha cometido um erro de passe, seguido de botes errados, que quase resultou em gol para o Palmeiras.

Atuação do Palmeiras: Mayke novamente na ponta

Mais uma vez o lateral-direito Mayke atuou como ponta direita no Palmeiras. O técnico Abel Ferreira tem utilizado a variação nos últimos jogos, com Marcos Rocha completando a saída de três característica do português e liberando Piquerez para avançar no campo e se aproximar de Dudu no corredor esquerdo. O Verdão foi quem teve a bola durante a maior parte do jogo e tentou furar a defesa são-paulina, que já entrou postada para o contra-ataque.

O jogo do São Paulo: Três zagueiros e contra-ataque afiado

O técnico Rogério Ceni armou o time com linha de três defensores atrás e, bem postado, conseguiu anular a costumeira pressão de 15 minutos iniciais do Palmeiras dentro do Allianz. Pelo contrário, quem teve boas chances para abrir o placar foi o próprio Tricolor em contra-ataques que falharam na finalização, no último passe ou na bola adiantada demais na arrancada. Depois da expulsão de Ferraresi, Ceni colocou Galoppo na vaga de Luciano e fez duas linhas de quatro, com Calleri à frente.

Arbitragem mostra 38º amarelo para Abel

O árbitro Flávio Rodrigues de Souza irritou ambos os times no primeiro tempo com seu estilo de deixar o jogo seguir e não marcar faltas consideradas menores. A irritação partiu principalmente dos donos da casa, culminando em mais um cartão amarelo para Abel Ferreira por reclamação, o 38º desde que chegou ao Palmeiras. No lance da expulsão, mostrou o vermelho direto e em campo, sem interferência do VAR. O árbitro de vídeo apareceu na segunda etapa para avisar do toque de mão de Calleri que resultou em pênalti marcado para o Palmeiras. Já nos acréscimos, expulso Beraldo direto como último homem em falta em Endrick.

Lance decisivo

Praticamente no último lance de um primeiro tempo equilibrado, o zagueiro Naheuel Ferraresi jogou o plano de jogo de Rogério Ceni fora ao desferir uma cotovelada em Danilo antes de cobrança de escanteio. O venezuelano recebeu cartão vermelho direto e deixou o Tricolor com um a menos durante toda a segunda etapa. O São Paulo, que vinha criando bastante em contra-ataque, deixou de ter chances para se fechar ainda mais na defesa. O Palmeiras não conseguiu furar o bloqueio, e o Tricolor não conseguiu ter o contra-ataque que idealizou para a partida.

Palmeiras de rosa

Apoiando a campanha do Outubro Rosa, para estimular a prevenção e do câncer de mama, o Palmeiras jogou com os números dos jogadores e os patrocinadores da camisa estampados na cor rosa. Além disso, os jogadores entraram em campo acompanhados de mulheres com uma camisa do movimento.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras 0 x 0 São Paulo

Campeonato Brasileiro - Rodada 32
Data
: 16/10/2022 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP)
Amarelos: Abel Ferreira, Zé Rafael, Murilo e Breno Lopes (PAL); Welington, Calleri e Rogério Ceni (SPO)
Vermelho: Ferraresi e Beraldo (SPO)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Flacco López), Zé Rafael (Gabriel Menino) e Scarpa; Mayke (Atuesta), Dudu (Breno Lopes) e Merentiel (Endrick). Técnico: Abel Ferreira

SÃO PAULO: Felipe Alves; Ferraresi, Miranda (Beraldo) e Luizão; Igor Vinicius, Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Marcos Guilherme), Patrick (Igor Gomes) e Reinaldo (Welington); Luciano (Galoppo) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.