Topo

Brasileirão - 2022

Entenda tudo o que aconteceu para Goiás x Corinthians ser suspenso

Renato Augusto protege a bola durante Corinthians x Goiás em duelo pelo primeiro turno do Brasileirão de 2022 - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Renato Augusto protege a bola durante Corinthians x Goiás em duelo pelo primeiro turno do Brasileirão de 2022 Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Gabriel dos Santos e Ricardo Perrone

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2022 04h00

A principal notícia do futebol brasileiro ontem (15) foi a suspensão da partida entre Goiás e Corinthians, até então marcada para as 19h, na Serrinha. A pedido do Timão, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) determinou o adiamento do jogo em razão da divergência sobre a presença de torcida visitante no estádio.

Nos últimos dias, o Corinthians entrou em uma "guerra jurídica" e lidou com decisões conflitantes:

  • A Justiça Comum, baseada na recomendação do Ministério Público de Goiás (MPGO), bateu o martelo que o duelo seria realizado com torcida única, sob a justificativa de "evitar atos de violência entre as torcidas organizadas dos dois times, que possuem histórico de grande rivalidade";
  • A Justiça Desportiva, acionada pelo Corinthians após o imbróglio, deu razão aos paulistas e liberou a presença da Fiel em Goiânia. Depois de não haver acordo para o conflito, suspendeu a realização do jogo em decisão assinada por Otávio Noronha, presidente do STJD.

Mas o que motivou o MPGO a recomendar que o jogo ocorresse com torcida única? Como o Corinthians trabalhou para reverter a situação? E os torcedores que viajaram para o jogo? Há brecha no calendário para a partida ser remarcada? O UOL Esporte responde essas e outras questões abaixo.

Briga entre torcedores no primeiro turno

No dia 19 de junho, quando Corinthians e Goiás se enfrentaram pelo primeiro turno do Brasileirão, integrantes de torcidas organizadas dos dois clubes entraram em confronto no meio da Marginal Tietê (assista no vídeo abaixo). Na ocasião, 17 pessoas foram detidas e outras ficaram feridas. Fogos de artifício, barras de ferro e de madeira foram alguns dos objetos identificados na briga.

Esse conflito foi o principal argumento que o Ministério Público usou para solicitar que o jogo de ontem fosse realizado com torcida única. Outras justificativas foram a "estrutura física do Estádio Hailé Pinheiro (Estádio da Serrinha), que não possui vias de acesso exclusivo e seguro para a torcida visitante", de acordo com o comunicado divulgado pelo MPGO à época.

Semana de "guerra" nos bastidores

A disputa nos tribunais começou no último dia 6 (quinta-feira da semana passada), quando o MP, com o aval da Secretaria de Segurança Pública do estado, anunciou a proibição dos visitantes.

O Corinthians foi pego de surpresa com a decisão, principalmente por não ter tido chance de se defender. No mesmo dia, o clube acionou o STJD.

A resposta do STJD, favorável ao Timão, veio na noite de quinta, menos de 48h antes do jogo. O Goiás, portanto, forneceu informações sobre como seria a venda de ingressos para os visitantes. Quando tudo parecia resolvido, nova reviravolta: na manhã de sábado, dia do jogo, o Tribunal de Justiça de Goiás seguiu a recomendação do MP e determinou que o jogo fosse realizado com torcida única.

Depois de todo esse imbróglio, o STJD voltou a agir, acionado pelo Corinthians, e suspendeu a partida na parte da tarde. A delegação do Corinthians retornou a São Paulo em voo fretado. O time do Goiás treinou no campo de jogo. Ainda não há nova data para a partida.

Corinthians comemora "vitória" pela Fiel

Depois do adiamento da partida, o presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, agradeceu ao STJD por acatar o pedido do clube e suspender o jogo. Tanto Duilio como todo o departamento jurídico do Timão passaram os últimos dias extremamente focados na liberação da Fiel em Goiânia.

"Sem a Fiel, o Corinthians não joga! Lamentável um jogo adiado, mas seria inadmissível ter jogo nesse cenário. A Fiel tem direito de estar em qualquer estádio que o Corinthians jogue! Agradecemos ao STJD a suspensão da partida em Goiás até que tudo se resolva. Vai Corinthians!", escreveu o mandatário no Twitter.

Torcida recebe notícia na estrada

O impasse sobre a presença de torcedores visitantes no jogo em Goiânia pegou as torcidas uniformizadas do Corinthians pelo caminho. Uma caravana com quatro ônibus da Gaviões da Fiel, um da Camisa 12 e outro da Estopim da Fiel saiu de São Paulo às 2h da manhã de sábado com a informação de que os corintianos poderiam entrar no estádio.

As uniformizadas estavam em Orlândia, no interior de São Paulo, perto de Ribeirão Preto, quando souberam que o cenário tinha mudado. "O comandante do policiamento mandou mensagem para a gente dizendo que a gente não poderia entrar no jogo", contou André Luiz Machado, conselheiro da Gaviões e diretor de caravana da uniformizada.

A partir desse ponto, a saga da torcida na estrada se mistura com a ação do clube nos bastidores para evitar a realização da partida. "A gente está parado faz duas horas porque precisamos de um respaldo jurídico. A gente precisa saber o que a gente faz. Se a gente volta ou segue. O Duilio já ligou aqui para a gente. Ele mesmo se posicionou a nosso favor, pediu para a gente esperar por mais uma hora porque o Corinthians está cuidando do caso", contou o torcedor na ocasião.

Torcedores do Corinthians que estavam a caminho de Goiás para o jogo de hoje - Augusto Fiel Macabra - Augusto Fiel Macabra
Torcedores do Corinthians que estavam a caminho de Goiás para o jogo de hoje
Imagem: Augusto Fiel Macabra

A 'dica' de Duilio aos torcedores

Pela versão do integrante da Gaviões, Duilio conversou com os torcedores por telefone e indicou a possibilidade de o Corinthians não entrar em campo sem sua torcida no estádio, além de deixar claro que seria difícil conseguir a liberação.

"É mais fácil o Corinthians anular a partida ou promover uma ação, como o Duilio falou, de não entrar em campo, do que a gente assistir ao jogo", contou Machado antes de a suspensão da partida ser oficializada, quando os torcedores decidiram retornar à capital paulista.

Enquanto a caravana aguardava perto da estrada, o clube agia em silêncio. Herói Vicente, diretor jurídico do Corinthians, afirmou que não poderia falar sobre as estratégias jurídicas. Elas estavam postas já a quem decidiria mais tarde.

A caravana já estava a caminho da capital paulista quando o UOL Esporte noticiou a suspensão do jogo, pouco antes de a CBF anunciar em seu site que seguiria ordem do STJD de suspender a partida.

Calendário

Ainda não há informações sobre quando a partida entre Goiás e Corinthians será disputada. Fato é que, até o fim da temporada, os dois clubes só têm uma "brecha" para que esse jogo seja encaixado. Ela será entre as rodadas 34 e 35, quando Esmeraldino e Timão entram em campo em 26 de outubro e depois só em 2 de novembro. Entre essas duas datas, vale ressaltar, haverá a final da Libertadores entre Flamengo e Athletico-PR, marcada para o dia 29 de outubro.

Veja os jogos de Corinthians e Goiás até o fim da temporada:

CORINTHIANS

  • 19/10 -- Flamengo (final da Copa do Brasil)
  • 22/10 -- Santos (fora)
  • 26/10 -- Fluminense (casa)
  • 2/11 -- Flamengo (fora)
  • 5/11 -- Ceará (casa)
  • 9/11 -- Coritiba (fora)
  • 13/11 -- Atlético-MG (casa)

GOIÁS

  • 23/10 -- Cuiabá (fora)
  • 26/10 -- América-MG (casa)
  • 2/11 -- Athletico-PR (fora)
  • 5/11 -- Juventude (casa)
  • 9/11 -- Fluminense (fora)
  • 13/11 -- São Paulo (casa)