Topo

Polêmicas e gritaria: como é o 'El Chiringuito', palco de ataques a Vini Jr

Programa esportivo existe desde 2014 e é bastante popular na Espanha - Reprodução/Twitter
Programa esportivo existe desde 2014 e é bastante popular na Espanha Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

21/09/2022 04h00

O programa esportivo "El Chiringuito", atualmente transmitido pela emissora Mega, ganhou os holofotes dos torcedores brasileiros após virar palco de ataques racistas ao atacante Vinicius Júnior na semana passada.

A atração, que acumula polêmicas no cenário do futebol europeu, foge aos padrões "normais" da TV a partir de seu próprio nome: o termo "chiringuito", na Espanha, pode ser traduzido como o que conhecemos como "boteco". Diante disto, a interrupção de comentários, a gritaria e as desavenças dentro do estúdio são itens corriqueiros.

Formado por uma equipe fixa de jornalistas e a colaboração de dezenas de convidados, o programa popularesco é apresentado de domingo a quinta e vai ao ar sempre a partir de 0h no horário local — início da noite no Brasil.

Josep Pedrerol, famoso apresentador espanhol, é considerado o fundador do "El Chiringuito". No fim de 2013, ele costurou um acordo com a Atresmedia, hoje detentora da Mega, para colocar seu plano em prática: deu certo. Em 2014, na extinta rede Nitro, a mesa-redonda foi ao ar pela 1ª vez.

Desde então, foram mais de 2 mil programas — e muitas polêmicas colecionadas. O UOL Esporte detalha, abaixo, algumas características da atração.

Líder é catalão, mas tem influência no Real

Pedrerol é o comandante do debate. Catalão de origem e torcedor do Barcelona, ele tenta manter a imparcialidade ao abordar os assuntos futebolísticos da Espanha — o que faz muita gente considerar que ele é fã, na verdade, do Real Madrid.

Josep Pedrerol, apresentador do "El Chiringuito" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

A ligação do jornalista com o time da capital vai além dos "achismos": o apresentador tem relação muito próxima com Florentino Pérez, atual presidente do clube merengue.

Nos bastidores, há a tese de que o dirigente respeita Pedrerol por temer o profissional pelo tamanho que se tornou — tanto diante do poder de alcance do "Chiringuito" quanto do próprio apresentador, que reúne mais de 1,5 milhão de seguidores no Twitter e quase 500 mil no Instagram.

Convidados e mais convidados

Tomas Roncero e Cristina Cubero completam o time considerado fixo da atração e não escondem suas paixões.

O primeiro, que também trabalha no jornal As, cumpre o "papel" de torcedor do Real Madrid e não esconde seu fanatismo.

O mesmo acontece com Cubero, mas pelo lado barcelonista. Ela, aliás, ficou cinco anos fora do programa após desavenças com Pedrerol e retornou à bancada em agosto.

Tomas Roncero e Cristina Cubero entram em debates quentes com frequência no programa - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Tomas Roncero e Cristina Cubero entram em debates quentes com frequência no programa
Imagem: Reprodução/YouTube

Apesar do trio rotineiramente aparecer na TV, a presença de convidados é o que faz jus ao nome. Frequentemente, o debate traz, em mais de uma oportunidade, uma série de personalidades — com ênfase, obviamente, naqueles ligados ao esporte.

Foi a partir de uma destas presenças que surgiu o ataque racista a Vinicius Júnior: o responsável por relacionar as danças do brasileiro à "macaquice" foi Pedro Bravo, presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores.

Neymar também já foi alvo. O brasileiro foi tema do programa inúmeras vezes e, assim como o compatriota, sofreu críticas pesadas por driblar e dançar em suas celebrações.

Polêmicas, claro...

As conversas a nível "de boteco" já renderam uma série de polêmicas (e memes) que atiçaram os torcedores por todo o país.

Uma delas aconteceu em 2017. Depois de o PSG golear o Barcelona por 4 a 0 na ida das oitavas de final da Champions League em questão, o jornalista Alfredo Duro, torcedor assumido do Real Madrid, debochou dos catalães.

Durante uma edição do "Chiringuito", ele se exaltou e, repetidamente, entoou um coro com a seguinte frase: "4 a 0 y al carrer". O termo "al carrer", em catalão, dá a ideia de expulsar alguém "para a rua". A brincadeira irritou os fãs da equipe até então treinada por Luis Enrique.

Neymar brilhou na goleada de 6 a 1 do Barça sobre PSG - Sergio Perez/Reuters - Sergio Perez/Reuters
Neymar brilhou na goleada do Barça sobre PSG
Imagem: Sergio Perez/Reuters

O problema para Duro é que, na volta, o time então comandado por Messi, Suárez e Neymar aplicou um histórico 6 a 1 nos franceses e avançou na competição.

Outro fato que acirrou a rivalidade entre os torcedores dos dois maiores clubes da Espanha foi uma entrevista de Pep Guardiola, então técnico do Barcelona, em catalão.

Na ocasião, Tomás Roncero e Cristina Cubero iniciaram um debate quente que precisou da intervenção de Pedrerol para cessar.

Assista aos momentos: