Topo

Libertadores - 2022

Fim do sonho: Palmeiras é eliminado em casa pelo Athletico na Libertadores

Pablo entrou e mudou a história do jogo no Allianz Parque: um gol e uma assistência - VINICIUS DO PRADO/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Pablo entrou e mudou a história do jogo no Allianz Parque: um gol e uma assistência Imagem: VINICIUS DO PRADO/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

06/09/2022 23h24

O Palmeiras reviveu o drama das quartas de final, mas desta vez não sobreviveu: com um a menos durante o 2° tempo após a expulsão de Murilo, o time paulista abriu 2 a 0, mas sofreu o empate com o Athletico, ficou no 2 a 2 e foi eliminado da Libertadores pelo placar agregado (no jogo de ida, os paranaenses haviam vencido por 1 a 0).

Com o resultado, a equipe de Felipão avançou à final do torneio em façanha atingida em 2005, quando chegou à decisão e acabou vice-campeã. Os comandados de Abel Ferreira, por outro lado, interrompem uma sequência de duas finais consecutivas e têm apenas o Campeonato Brasileiro para disputar até o fim do ano.

Gustavo Scarpa abriu o placar aos dois minutos de duelo após linda jogada individual de Zé Rafael e Gustavo Gomez, após lateral, ampliou de cabeça — enlouquecendo de vez o Allianz Parque.

Dois reservas do Athletico, no entanto, brilharam e mudaram a história da partida: Pablo e Terans, substitutos de Erick e Alex Santana, marcaram os gols do empate.

Agora, o Athletico encara o vencedor de Flamengo e Vélez Sarsfield na grande decisão do torneio, marcada para o dia 29 de outubro. No jogo de ida, os cariocas venceram os argentinos por 4 a 0 fora de casa.

LIVE DO PALMEIRAS

Melhor do Palmeiras: Zé Rafael

O meio-campista foi o principal articulador de seu time e abasteceu o ataque com passes no buraco gerado pelo Athletico. Zé Rafael também anulou construções ofensivas do adversário e foi o principal termômetro do Palmeiras.

Melhor do Athletico: Pablo

Substituto do volante Erick, o atacante precisou de apenas dois minutos para balançar as redes palmeirenses e manter o Athletico vivo no jogo. Nos minutos finais do 2° tempo, o centroavante ainda deu assistência para Terans estufar as redes de Weverton.

Pior do Palmeiras: Murilo

Tudo caminhava bem para o Palmeiras até os 44 minutos do 1° tempo, quando o zagueiro acertou as travas da chuteira na perna de Vitor Roque em um ataque paranaense. Esteban Ostojich aplicou amarelo a Murilo em um primeiro momento, mas o jogador foi expulso direto após análise do uruguaio no VAR.

Pior do Athletico: Alex Santana

Ao lado de Fernandinho, o volante, autor do gol do jogo de ida, deu muito espaço para as investidas de Zé Rafael, Scarpa e Tabata ainda no 1° tempo. Irritado, Alex Santana ainda ensaiou uma cotovelada em Rony com o jogo parado e foi amarelado. Saiu no intervalo para a entrada de Terans.

Cronologia: Scarpa incendeia Allianz Parque

Empurrados por mais de 40 mil empolgados torcedores, os paulistas abriram o placar logo aos 2 minutos. Zé Rafael recebeu de Tabata pelo meio e girou com facilidade sobre Fernandinho.

Com liberdade após se desvencilhar do experiente volante, o camisa 8 carregou até a ponta esquerda da área e cruzou rasteiro. Pedro Henrique tentou afastar, mas se desequilibrou e viu a bola sobrar limpa para Gustavo Scarpa.

Com categoria e tranquilidade, o meia deslocou Bento, abriu o placar e incendiou de vez o Allianz Parque: 1 a 0 e empate no placar agregado.

Scarpa celebra gol marcado pelo Palmeiras no jogo contra o Athletico - Amanda Perobelli/Reuters - Amanda Perobelli/Reuters
Scarpa celebra gol marcado pelo Palmeiras no jogo contra o Athletico
Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Chance para ampliar, teve...

Puxado por Zé Rafael, Tabata e Scarpa, o Palmeiras manteve o forte ritmo e continuou acuando o Athletico. Aos oito minutos, o próprio autor do 1° gol teve chance de ampliar e obrigou o goleiro Bento a espalmar.

Pouco depois, Tabata e Dudu, ambos com chutes de fora da área, também fizeram o arqueiro paranaense trabalhar.

Na metade da etapa inicial, os visitantes neutralizaram a partida e passaram a produzir algumas jogadas ofensivas — quase que sempre pela esquerda e com o jovem Vitor Roque, destaque do jogo de ida.

A superioridade, no entanto, durou pouco, e o Palmeiras retomou o controle do duelo apostando nas brechas deixadas por Fernandinho e Alex Santana pelo meio. Em uma delas, Scarpa fez fila e deixou para Dudu, que acabou bloqueado por Thiago Heleno.

Tabata e Canobbio disputam a bola em Palmeiras x Athletico - Amanda Perobelli/Reuters - Amanda Perobelli/Reuters
Tabata e Canobbio disputam a bola em Palmeiras x Athletico
Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Murilo revive drama e é expulso

Já nos últimos minutos do 1° tempo, o palmeirense Murilo repetiu um filme visto pelos torcedores nas quartas de final da Libertadores, diante do Atlético-MG, e complicou a sua equipe.

O zagueiro, ao tentar cortar uma jogada de Vitor Roque, acertou a sola da chuteira na perna do atacante, que caiu com fortes dores no gramado — o lance relembrou o ocorrido com o volante Danilo na partida contra os mineiros.

Imediatamente, o árbitro Esteban Ostojich marcou a falta e aplicou cartão amarelo para Murilo. No entanto, após revisão no VAR, o uruguaio expulsou o atleta do Palmeiras.

Ao ver o juiz se encaminhando à cabine, Abel Ferreira mostrou irritação e precisou ser contido por auxiliares. Depois da marcação, o português se revoltou de vez e questionou uma possível cotovelada de Canobbio no lance em questão. Ele ainda xingou o quarto árbitro e desceu para o vestiário correndo antes mesmo do apito final da etapa.

Murilo, zagueiro do Palmeiras, é expulso por entrada dura em Vitor Roque - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Murilo, zagueiro do Palmeiras, é expulso por entrada dura em Vitor Roque
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Athletico avança, mas Gomez aparece

A expulsão de Murilo gerou uma reação por parte de Paulo Turra em sua equipe durante o intervalo. Pedrinho, Terans e Rômulo entraram nos lugares de Abner, Alex Santana e Canobbio.

Enquanto isso, Abel foi forçado a preencher seu sistema defensivo e sacou Tabata, que deu lugar ao zagueiro Luan.

Foi o outro zagueiro do Palmeiras, no entanto, o responsável por colocar o Palmeiras em vantagem no placar agregado: Gustavo Gómez, em lateral longo cobrado por Marcos Rocha, ganhou de Thiago Heleno pelo alto e desviou para o fundo do gol de Bento: 2 a 0.

Gustavo Gomez balançou as redes para o Palmeiras diante do Athletico - Ricardo Moreira/Getty Images - Ricardo Moreira/Getty Images
Gustavo Gomez balançou as redes para o Palmeiras diante do Athletico
Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

Pablo, iluminado, marca

Sem tempo para lamentação, o Athletico diminuiu — e igualou o marcador na soma dos placares — aos 18 minutos com o atacante Pablo, que havia acabado de substituir Erick.

Fernandinho, em linda cavada pelo meio, encontrou Vitinho na ponta esquerda. O jovem se esticou e desviou a bola para o outro lado da área em direção a Vitor Roque, que deu novo tapa para o meio.

Iluminado e com faro de centroavante, Pablo conseguiu tocar para o gol de Weverton, que não conseguiu fazer a defesa: 2 a 1 e jogo se encaminhando para os pênaltis.

Pablo, do Athletico, comemora gol contra o Palmeiras pela Libertadores - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Pablo, do Athletico, comemora gol contra o Palmeiras pela Libertadores
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Athletico empata e cala Allianz

Os visitantes empataram de maneira heroica a partida aos 40 minutos da etapa final, em jogada que começou com Pablo fazendo o pivô e acionando Terans.

O substituto de Alex Santana ajeitou e bateu forte ao gol de Weverton. A bola ainda desviou em Piquerez e matou completamente a ação do goleiro, que não conseguiu fazer a defesa: 2 a 2.

O Palmeiras ainda tentou, na base do abafa, marcar o terceiro gol e levar a disputa para os pênaltis, mas não conseguiu superar Bento até o apito final e deu adeus à Libertadores.

Jogadores do Athletico-PR comemoram classificação contra o Palmeiras na Libertadores - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Jogadores do Athletico-PR comemoram classificação contra o Palmeiras na Libertadores
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2 x 2 ATHLETICO

Competição: Copa Libertadores (volta da semifinal)
Data e hora: 6 de setembro de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque (São Paulo)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Carlos Barreiro (URU) e Andres Nievas (URU)
Árbitro de Vídeo (VAR): Nicolas Gallo (COL)
Cartões amarelos: Alex Santana (ATH), Gabriel Menino (PAL), Canobbio (ATH), Pedrinho (ATH), Thiago Heleno (ATH) e Weverton (PAL)
Cartões vermelhos: Murilo (PAL)
Gols: Gustavo Scarpa (PAL), aos 2 min do 1° tempo, Gustavo Gómez (PAL), aos 10 min do 2° tempo, Pablo (ATH), aos 18 min do 2° tempo e Terans (ATH), aos 40 min do 2° tempo

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Murilo, Gustavo Gomez e Piquerez (Merentiel); Gabriel Menino (Atuesta), Zé Rafael, Bruno Tabata (Luan) e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony (Wesley). Técnico: Abel Ferreira.

ATHLETICO: Bento; Khellven; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner (Pedrinho); Fernandinho, Erick (Pablo) e Alex Santana (Terans); Vitinho, Canobbio (Rômulo) e Vitor Roque (Matheus Fernandes). Técnico: Paulo Turra.