Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tem a pré-Libertadores da vergonha. E a pré-Libertadores do orgulho

Jogadores do Fortaleza comemoram gol sobre o Santos em partida da última rodada do Brasileirão 2022 - Raul Baretta/AGIF
Jogadores do Fortaleza comemoram gol sobre o Santos em partida da última rodada do Brasileirão 2022 Imagem: Raul Baretta/AGIF

13/11/2022 18h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Atlético Mineiro e Fortaleza estão na pré-Libertadores - aqueles mata-matas que definem os últimos participantes da fase de grupos do torneio. Geralmente, os brasileiros passam. Às vezes, ficam pelo caminho. Quando acontece, é tratado como "vergonha".

Cuca e Vojvoda estão na pré-Libertadores. A frase é a única possível em que cabem Cuca e Vojvoda juntos.

O Atlético era campeão brasileiro e da Copa do Brasil, tem um elenco caro e chegou ao campeonato como um dos favoritos ao título. Amargou a sétima colocação e olhe lá. É a pré-Libertadores da vergonha.

O Fortaleza chegou a uma inesperada Libertadores, fez o que pôde para sobreviver nela e na Copa do Brasil com um elenco enxuto, passou o primeiro turno inteiro do Brasileiro na lanterna. Tinha gente pedindo a cabeça do técnico. Gente que, claro, não tem nada na cabeça. Uma vez fora das taças e com tempo de treinar, mudou o estilo, achou o caminho dos resultados, fez um returno espetacular. É a pré-Libertadores do orgulho.

Pode-se chegar ao mesmo lugar de maneiras completamente diferentes. Estão aí o Galo e o Leão para provar isso.

Não há um torcedor atleticano orgulhoso do ano do clube. Não há um torcedor do Fortaleza que não esteja com vontade de usar a camisa do clube até o fim dos dias.