Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Libertadores terá maior tempo de acréscimos como na Copa do Qatar

Os troféus das Copas Libertadores e Sul-Americana - GettyImages
Os troféus das Copas Libertadores e Sul-Americana Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

21/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os torneios da Conmebol em 2023, como as Copas Libertadores e Sul-Americana, terão orientação aos árbitros de não economizarem nos acréscimos das partidas, o tempo extra ao fim de cada tempo para recuperar os períodos de bola parada.

Isso já foi feito na Copa do Qatar e deve se tornar referência mundial. O objetivo da Fifa e da Ifab (International Board), o órgão que regula o futebol, é de nos próximos anos encontrar meios de ter jogos com mais bola rolando.

No Mundial que terminou domingo (18) com o tricampeonato da Argentina, vários jogos tiveram acréscimos de dez ou mais minutos, principalmente no segundo tempo. Nas primeiras rodadas causou estranheza, já que não houve um comunicado oficial da federação internacional sobre o assunto.

O comitê de arbitragem da Fifa orientou as federações filiadas a seguirem esse critério em seus campeonatos, mas como não há nas regras do esporte algo oficial a respeito, vai depender de cada comissão local decidir. No caso da Conmebol, apurou a coluna, haverá o pedido por mais tempo de bola rolando, portanto mais minutos de acréscimo do que aqueles que se condicionaram nos últimos anos (2min no 1º tempo e 5min no 2º).

A Ifab e a Fifa vão realizar testes nos próximos meses para encontrar maneiras de que o futebol tenha maior tempo de bola rolando. O presidente da federação, Gianni Infantino, já negou que haja planos de aumentar os 90 minutos, mas há ideias de como os acréscimos podem ser mais bem contabilizados para que o período parado seja reposto com maior precisão.

Nesta quarta-feira (21), a Conmebol sorteará os confrontos das fases preliminares da Libertadores, chamadas no Brasil de "pré-Libertadores". O Atlético-MG e o Fortaleza serão os representantes do Brasil a partir da segunda fase — são três no total e classificam para os grupos.