Topo

Menon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo é o time do ano, apesar de Paulo Sousa

Arrascaeta, do Flamengo, beija a taça da Copa Libertadores de 2022 - Hector Vivas/Getty Images
Arrascaeta, do Flamengo, beija a taça da Copa Libertadores de 2022 Imagem: Hector Vivas/Getty Images

04/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Flamengo e Palmeiras dominam a atual quadra do futebol brasileiro. O Galo é a terceira forca, mas fracassou feio, médio com Mohamed e pior, com Cuca.

O duelo ficou então entre os dois que mandam. Cada um ganhou um título importante. Não vejo diferença entre Brasileiro e Libertadores, principalmente agora, com nosso domínio na competição sul-americana. E o Flamengo venceu também a Copa do Brasil.

O Flamengo foi melhor no mata-mata, onde o Palmeiras falhou miseravelmente. Foi eliminado em casa por São Paulo (Copa do Brasil) e Furacão (Libertadores).

Pode-se dizer que o Palmeiras é mais constante por vencer um campeonato de pontos corridos, em que as surpresas são diluídas? Sim, claro. Só não pode falar isso e dizer que perdeu as Copas por azar.

O Campeonato Brasileiro poderia ter sido muito mais duro, muito mais disputado, se o Flamengo não tivesse demorado tanto a demitir Paulo Sousa.

Ele foi um desastre, tanto no Carioca como nas dez primeiras rodadas do Brasileiro. Foi demitido após derrotas seguidas contra Fortaleza e Bragantino.

Caiu na décima rodada. A mesma em que o Palmeiras assumiu a liderança que não mais deixou até a conquista justíssima de seu título.

O Flamengo ganharia a tríplice coroa, se tivesse um outro treinador desde o início. Claro, evidente, dizem os fanáticos.

Eu não sei.

Mas tenho certeza que teríamos um campeonato muito mais parelho. Fluminense, Corinthians e Inter fizeram papel digno, mas o Palmeiras foi muito superior.

Em 2023, os dois estarão brigando novamente. O Galo vai crescer e o Corinthians também.

Em 2022, o Flamengo foi o melhor. Nos títulos e no futebol mostrado. Pelo menos para o meu gosto. Prefiro o brilho fugaz do craque que o desempenho perfeito de uma máquina bem azeitada.