Topo

Reservas do Flamengo dão show, e Dorival ganha opções para o time titular

Lázaro faz o quarto do Flamengo contra o Athletico, pelo Brasileirão - Thiago Ribeiro/AGIF
Lázaro faz o quarto do Flamengo contra o Athletico, pelo Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/08/2022 04h00

Preservando as principais peças para a Libertadores e para a Copa do Brasil, o técnico Dorival Júnior colocou uma equipe alternativa do Flamengo em campo nos últimos três jogos do Campeonato Brasileiro. E quem entrou em campo não só deu conta do recado como também aproveitou o espaço para mostrar ao treinador que ele tem muitas opções no elenco.

A última dessa série de partidas aconteceu ontem (14), na goleada por 5 a 0 sobre o Athletico no Maracanã. Com uma grande atuação e pressionando o adversário durante todo o tempo, o time carioca deslanchou na segunda etapa e conseguiu um placar elástico, que representou bem a superioridade vista em campo.

"De um modo geral, estamos convivendo com essa situação e trabalhando as duas equipes com muita dedicação. Enquanto trabalhamos com uma equipe, fazemos o mesmo trabalho com a outra. Isso tem sido muito aproveitado e trabalhado, os jogadores estão assimilando. Nos dá uma segurança de que isso vai se repetir em campo. Resultado a gente não consegue administrar, mas o trabalho a gente vê", destacou Dorival na coletiva.

Apesar de não controlar o resultado, o feito de Dorival também é explicado pelo desempenho nos campeonatos. Já classificado às semis da Libertadores e a uma vitória de também chegar nesta fase na Copa do Brasil, o Rubro-Negro pulou para a vice-liderança do Brasileiro, com 39 pontos, nove a menos que o líder Palmeiras. Com 37 gols marcados, divide o posto de melhor ataque da Série A justamente com o Verdão. Por fim, o clube sofreu apenas dois gols nos últimos 11 jogos que disputou, somando os três torneios.

"Jogadores nos mostram interesse e a preocupação dos jogadores em acertar e buscar melhorar, encontrar soluções. Faz com que as duas equipes estejam fortes e seguras. Até dois meses, a equipe vinha apresentando alguns problemas. Acho que o trabalho e o comportamento dos jogadores fazem com que o trabalho apareça", emendou.

Reservas que resolvem

Mesmo com David Luiz suspenso para o duelo de quarta (17), às 21h30, novamente contra o Furacão, Dorival Júnior escolheu por manter a dupla de zaga formada por Pablo e Fabrício Bruno para manter o entrosamento entre os dois. A escolha deu certo e o goleiro Santos praticamente não precisou trabalhar.

Mais do que isso, Fabrício Bruno ainda marcou os dois primeiros gols da partida, mostrando suas credenciais para ser titular no duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.

Cebolinha também fez uma grande atuação. Com dribles e passes precisos, desequilibrou a zaga adversária, criou grandes chances e demonstrou que pode repetir o nível de desempenho que teve no Grêmio.

O atacante Lázaro, apesar de enfrentar a forte concorrência de Gabigol e Pedro, deixa claro que tem condições de ser titular no Mengo. Com boa presença de área, marcou mais um gol, seu terceiro nas últimas quatro partidas que disputou. Ele apenas não balançou as redes adversárias no último embate contra o Corinthians, quando entrou em campo já aos 43' da etapa final.

Nas laterais, Ayrton Lucas marcou o dele com um passe mesmo que 'sem querer' de Matheuzinho. E, no meio-campo, Vidal deve voltar a ser titular na quarta, enquanto Pulgar ainda melhora o condicionamento físico para estrear.