Topo

Corinthians

Astros reaparecem e Corinthians põe investimento à prova em decisão

Renato Augusto voltou a jogar no sábado (6), contribuiu com uma assistência, e hoje (9) é a maior esperança no Corinthians - Rodrigo Coca / Ag. Corinthians
Renato Augusto voltou a jogar no sábado (6), contribuiu com uma assistência, e hoje (9) é a maior esperança no Corinthians Imagem: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Do UOL, em São Paulo

09/08/2022 04h00

O Corinthians entra em campo às 21h30 (de Brasília) de hoje (9) jogando pelo improvável, mas esperançoso, ao menos, pela presença de seus principais jogadores. A visita ao Flamengo no Maracanã, pelas quartas de final da Libertadores, marcará os retornos de Renato Augusto e Willian, novamente juntos em campo após oito semanas atrapalhadas por lesões. Com alguns de seus principais nomes em campo, o Alvinegro vai tentar reverter a desvantagem e justificar o alto investimento feito na dupla.

Vítor Pereira tem sofrido com os desfalques, e hoje não é diferente: Maycon sofreu fratura em um dedo do pé esquerdo no jogo de ida, na semana passada, e está fora. Por outro lado, os astros estão à disposição, o que é inédito para o Corinthians nos mata-matas das Copas.

Renato Augusto ficou 13 jogos fora por causa de uma lesão muscular na panturrilha, mas voltou bem no último sábado (6), contra o Avaí, e mudou a cara da equipe. Ainda pode não ter as condições físicas para 90 minutos, mas tecnicamente acrescenta muito a um meio-campo que vinha sendo pouco criativo.

O camisa 8 pode ser um bom antídoto para o domínio que o Flamengo teve do meio-campo, principalmente na etapa final do jogo de ida, e assim compensar o que Vítor Pereira chamou de "choque de realidade" naquela ocasião. Mais à frente, Willian tem a missão de decidir no Corinthians, o que tem feito pouco desde que chegou.

Os dois são os maiores astros do elenco corintiano junto a Paulinho, que sofreu lesão grave e só volta em 2023. Renato e Willian foram desfalques nas oitavas de final desta mesma Libertadores, contra o Boca Juniors, mas agora tentam liderar um elenco estrelado a uma classificação que se mostra ainda mais difícil do que a que os coadjuvantes alcançaram na Bombonera, há um mês.

O Flamengo tem vantagem após o 2 a 0 do jogo de ida, por isso tem o privilégio de poder perder por até um gol de diferença, que mesmo assim avança na Libertadores. Caso o Corinthians devolva os dois gols, leva a decisão aos pênaltis —sem prorrogação, nem critério de gol qualificado fora de casa. Quem passar de fase pega um argentino na semifinal: Talleres ou Vélez Sarsfield.

A missão no Maracanã é dura. O Corinthians não vence fora de casa na Libertadores desde 2018 (goleada no Deportivo Lara) e na atual edição fez só um gol em quatro partidas longe de sua Arena (na Bombonera, na fase de grupos). Por isso o corintiano talvez se apegue à superstição, à mística de um time que historicamente não se entrega e até a fé a São Jorge, o padroeiro do clube. Abaixo, o UOL Esporte lista alguns outros motivos para o corintiano acreditar na classificação.

30 minutos de equilíbrio na ida

Na terça-feira passada (2), a imagem que ficou do jogo de ida foi o amplo domínio do Flamengo na etapa final, depois do segundo gol. Antes disso, no entanto, o Corinthians havia conseguido encontrar seu ritmo para manter o jogo equilibrado por cerca de meia hora, no primeiro tempo. Gustavo Mosquito e Maycon tiveram chances de abrir o placar na ocasião, e o Fla só melhorou depois de sair na frente.

Fla não é adepto da retranca

O time de Vítor Pereira costuma sofrer mais contra times que preferem se defender, mas no Maracanã talvez não seja assim. O Flamengo tem como regra manter seu estilo mesmo em vantagem, e o Corinthians não deve encontrar uma retranca pela frente -pelo contrário, vai ter que disputar a posse de bola.

Time já respondeu bem sob pressão

Os melhores momentos do Corinthians na temporada foram em momentos de adversidade. Nesta mesma Libertadores, contra o Boca Juniors, adaptou-se bem aos quatro confrontos. Na fase de grupos foi melhor, e nas oitavas voltou da Bombonera classificado mesmo com um time inteiro de lesionados. Desta vez vai precisar da mesma entrega para ter chances contra o Flamengo.

Yuri Alberto conhece bem o Maracanã

A última vez de Yuri Alberto no Maracanã foi um show. Ainda pelo Internacional, há um ano quase exato, em 8 de agosto de 2021, ele fez três gols no Flamengo na goleada por 4 a 0 pelo Brasileirão. No Corinthians o camisa 7 ainda não desencantou, será que é hoje?

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO x CORINTHIANS

Competição: Copa Libertadores, jogo de volta das quartas de final
Data e horário: 9 de agosto de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Richard Trinidade (URU) e Carlos Barreiro (URU)
VAR: Leodan Gonzalez (URU)

FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabi e Pedro. Técnico: Dorival Jr

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Balbuena e Fábio Santos; Cantillo, Du Queiroz e Renato Augusto; Willian (Gustavo Mosquito), Adson e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira

Corinthians