Topo

Corinthians

Astros perdem os grandes jogos e Corinthians fica refém de coadjuvantes

Corinthians de Bruno Méndez e cia. tem tido que se virar sem ter seus principais jogadores à disposição - Ettore Chiereguini/AGIF
Corinthians de Bruno Méndez e cia. tem tido que se virar sem ter seus principais jogadores à disposição Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Do UOL, em São Paulo

04/08/2022 04h00

No apito final da derrota por 2 a 0 para o Flamengo, na última terça-feira (2), o Corinthians tinha em campo apenas cinco dos 15 reforços que contratou desde o ano passado. A maioria das estrelas estava lesionada para o jogo mais importante da temporada até aqui, o que já tinha acontecido nas oitavas da Copa Libertadores. Sem os astros, Vítor Pereira tem visto o time sofrer com o desentrosamento e depender dos coadjuvantes.

Paulinho e Renato Augusto estão há muito tempo lesionados, Willian foi desfalque contra o Flamengo por causa de uma tendinite na coxa e Maycon esteve em campo por apenas 18 minutos até sentir lesão e ser substituído. De todos eles, apenas o camisa 10 havia jogado contra o Boca Juniors nas oitavas -e só no jogo de ida, pois na volta tinha lesão no ombro. Sem os medalhões, há grandes dificuldades ofensivas.

A sequência de lesões que atrapalhou os meses de junho e julho do Corinthians agora, em agosto, custa caro no entrosamento. O time tem sido refém de jogadores que voltam e saem novamente por lesão (casos de Maycon e Willian) ou de reforços que acabaram de chegar e ainda estão se ambientando (como Balbuena, Fausto e Yuri Alberto). Sem uma semana livre para treinos desde março, Vítor Pereira não tem encontrado soluções.

Temos muita gente voltando de lesão, e estes jogadores estão com dificuldades, não são os mesmos de antes da lesão. Alguns não têm tido a possibilidade de treinar, porque já voltaram a jogar. O jogo é a única forma de lhes dar competitividade, e não estão no mesmo nível [dos demais]."
Vítor Pereira, em entrevista na semana passada

Na Bombonera, há um mês, o Corinthians terminou o jogo com Bruno Melo e Giovane em campo. Na terça, contra o Flamengo, Adson e Gustavo Mosquito foram titulares no ataque, e Yuri Alberto teve que ser improvisado pelo lado porque VP não tinha opções no banco. Os coadjuvantes têm sido colocados na posição de protagonistas porque, quando mais precisa, o Alvinegro não consegue usar suas estrelas.

VP já falou publicamente que o plano era "chegar às eliminatórias com mais gente, mais soluções e uma equipe mais forte que não fique só se defendendo". Até agora, não deu, e o Corinthians saiu atrás na Copa do Brasil e Libertadores com derrotas por 2 a 0 para Atlético-GO e Flamengo e tem sua temporada sob xeque pela primeira vez.

Há otimismo no clube para que Renato Augusto se recupere antes do jogo de volta contra o Fla, na terça-feira (9). O meia sofre com uma lesão muscular na panturrilha desde a metade de junho, por isso, mesmo que consiga estar à disposição na próxima semana, ainda será sem o ritmo ideal. Paulinho, pelo contrário, só volta em 2023. Willian tem tendinite na coxa direita e ainda sem previsão de retorno, assim como Maycon, que ainda não teve diagnóstico divulgado pelo clube.

O Corinthians tenta se reencontrar na visita ao Avaí, sábado (6), pelo Brasileirão, e três dias depois visita o Flamengo para definir quem avança às semifinais da Libertadores. Depois disso, tem clássico contra o Palmeiras e outra decisão, esta contra o Atlético-GO, pela volta das quartas da Copa do Brasil.

Corinthians