Topo

Corinthians

5 vezes em que o Corinthians conseguiu viradas improváveis em decisões

Hoje à noite, no Maracanã, Corinthians tenta reverter vantagem do Flamengo em decisão na Libertadores - Marcelo Cortes / Flamengo
Hoje à noite, no Maracanã, Corinthians tenta reverter vantagem do Flamengo em decisão na Libertadores Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Bruno Menezes

Do UOL, em São Paulo

09/08/2022 04h00

O Corinthians tem uma missão complicada na noite de hoje (9): reverter o placar adverso de 2 a 0 contra o Flamengo, para avançar à semifinal da Copa Libertadores, no Maracanã que estará lotado logo mais. Missão difícil, mas não impossível para o Alvinegro, que coleciona algumas viradas improváveis em mata-matas. O duelo desta terça-feira começa às 21h30 (de Brasília). Abaixo, o UOL Esporte relembra alguns destes feitos, incluindo uma invertida no próprio Fla.

Remontada sobre o atual bicampeão

Campeão nacional em 1982 e 1983, o Flamengo já sem Zico, negociado com a Udinese, mas ainda com Júnior, Nunes, Adílio e companhia enfrentou o Corinthians nas quartas de final do Brasileirão no ano seguinte, e venceu o jogo de ida no estádio do Maracanã por 2 a 0, com gols de Élder e de um jovem Bebeto, então com 20 anos.

No jogo da volta, no Morumbi, com mais de 120 mil pessoas, 4 a 1 para o Corinthians, com gols de Édson Boaro, Wladimir, Biro-Biro e Ataliba para o Alvinegro, enquanto Paulinho fez contra para o Flamengo. O resultado destronou o então atual bicampeão e levou os paulistas adiante no torneio nacional. Até hoje, esse é o terceiro maior público da história em jogos do Corinthians, atrás apenas do primeiro jogo da final do icônico Paulistão de 1977, contra a Ponte Preta, e a Invasão Corintiana do Maracanã contra o Fluminense, um ano antes.

Goleada evitou vexame de Tevez e Cia.

O time galáctico de 2005 ficou na memória dos corintianos pela conquista do Brasileirão daquele ano, mas a temporada começou com um susto logo na segunda fase da Copa do Brasil. Em visita ao modesto Cianorte, no estádio Willie Davids, em Maringá, 3 a 0 para os paranaenses na partida de ida.

Na volta, quase 35 mil alvinegros foram ao saudoso Pacaembu acompanhar a goleada por 5 a 1 do Corinthians, com show de Tevez e Roger Flores (dois gols cada). Zebra espantada com sucesso e vaga nas oitavas de final garantida.

O goleiro Adir, do Cianorte (PR), falha em cobrança de falta do meia Roger, do Corinthians, em 2005 - Fernando Santos/Folhapress - Fernando Santos/Folhapress
O goleiro Adir, do Cianorte (PR), falha em cobrança de falta do meia Roger, do Corinthians, em 2005
Imagem: Fernando Santos/Folhapress

Primeiro tempo inesquecível contra o Goiás

Um ano após o rebaixamento à Série B do Brasileiro, o Corinthians buscava uma temporada de recuperação. O time fez boa campanha na Copa do Brasil de 2008, e um dos principais duelos foi contra o Goiás, pelas oitavas de final. Na ida, 3 a 1 para o Goiás, no Serra Dourada, com dois gols e show de Paulo Baier. Diogo Rincón descontou para os paulistas.

Duas semanas depois, no Morumbi, vitória implacável do Alvinegro por 4 a 0, com todos os gols marcados ainda no primeiro tempo. Diogo Rincón (duas vezes), André Santos e Herrera colocaram o Timão nas quartas de final. Curiosidade: dos quatro gols de Diogo Rincón com a camisa Alvinegra, três foram nos duelos contra o Esmeraldino.

Show de Mirandinha em goleada fora de casa

Após passar pelo Atlético-MG, nas oitavas de final da Copa do Brasil de 1997, o Corinthians encarou o Athletico-PR na fase seguinte e abriu a disputa perdendo por 2 a 1, em jogo disputado no Morumbi — Souza marcou para o Corinthians, e Andrei e Nowak para o Furacão.

No jogo da volta, o Corinthians foi ao estádio Pinheirão e aplicou sonoro 6 a 2, com show e hat-trick de Mirandinha. Donizete marcou duas vezes, e Souza fechou a goleada alvinegra.

Título saboroso na casa do rival em 2018

Após passar por Bragantino e São Paulo também de virada nas fases anteriores, o então campeão paulista Corinthians recebeu o Palmeiras na Neo Química Arena pelo primeiro jogo da final. Com gol de Borja, o Alviverde venceu por 1 a 0, em jogo tumultuado e com expulsões de ambos os lados.

Na última partida, no Allianz Parque, Rodriguinho igualou a decisão logo aos 2 minutos, e o novo 1 a 0 levou a decisão para os pênaltis, que foi vencida pelo Timão, onde Cássio brilhou, pegando as cobranças de Dudu e Lucas Lima. Maycon bateu o pênalti decisivo que deu o 29º título estadual ao Timão.

Corinthians título paulista 2018 - Ale Cabral/AGIF - Ale Cabral/AGIF
Corinthians título paulista 2018
Imagem: Ale Cabral/AGIF

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO x CORINTHIANS

Competição: Copa Libertadores, jogo de volta das quartas de final
Data e horário: 9 de agosto de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Richard Trinidade (URU) e Carlos Barreiro (URU)
VAR: Leodan Gonzalez (URU)

FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabi e Pedro. Técnico: Dorival Jr

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Balbuena e Fábio Santos; Cantillo, Du Queiroz e Renato Augusto; Willian (Gustavo Mosquito), Adson e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira

Errata: este conteúdo foi atualizado
DIferentemente do que foi publicado no texto, Athletico-PR 2 x 6 Corinthians foi pela Copa do Brasil de 1997, e não de 2008. O erro foi corrigido.

Corinthians