Topo

Libertadores - 2022

São Judas x São Jorge: O duelo de fé em Fla x Corinthians na Libertadores

São Judas Tadeu e São Jorge, os padroeiros de Flamengo e Corinthians, estão em lados opostos na noite de hoje (9) - Montagem sobre fotos Shutersctock e Bruno Teixeira/Ag. Corinthians
São Judas Tadeu e São Jorge, os padroeiros de Flamengo e Corinthians, estão em lados opostos na noite de hoje (9) Imagem: Montagem sobre fotos Shutersctock e Bruno Teixeira/Ag. Corinthians

Do UOL, em São Paulo

09/08/2022 04h00

Em dia de decisão e estádio lotado, cada um reza para seu santo. Flamengo e Corinthians decidem uma vaga nas semifinais da Libertadores na noite de hoje (9), 21h30, no Maracanã, com dedos cruzados e orações para São Judas Tadeu e São Jorge.

A causa do Flamengo nem é tão impossível assim: tem dois gols de vantagem e pode até perder por um que, ainda assim, passa de fase. Já o Corinthians precisa ser guerreiro como seu padroeiro para ter chances de conseguir a classificação. Marcado peça fé, o duelo de hoje tem origem quase centenária.

O Corinthians anda vestido e armado com as armas de Jorge pelo menos desde os anos 1920, quando se mudou para um terreno às margens do Rio Tietê, na capital paulista. A área herdou o batismo da Rua São Jorge, virou Parque São Jorge, e assim o clube ganhou um padroeiro para chamar de seu.

Não há muitos registros da vida de São Jorge, como é quase regra entre os santos. A tradição diz que ele teria nascido por volta de 280 d.C. na Capadócia, atual Turquia, e mais tarde se mudado para a região da Palestina. Foi soldado do Império Romano mas, cristão, negou-se a perseguir outros cristãos e, por isso, acabou morto por ordem do imperador. Ele e outros que deram a vida nestas circunstâncias viraram mártires, ainda mais valorizados séculos depois, no contexto das Cruzadas, daí a devoção até hoje.

Institucionalmente, São Jorge é santo de casa no Corinthians. Em 1941, a maior nascente da sede social virou a "Fonte São Jorge" e ganhou enorme simbolismo: dizem no clube que quem bebe daquela água vira corintiano para sempre. Em 1967, em meio a um jejum de títulos, o clube construiu uma capela em homenagem ao santo em sua sede social. Em 1990, a então presidente Marlene Matheus mandou comprar uma imagem na Turquia e a levou até o Vaticano para que o Papa João Paulo II a benzesse -felizmente, não foi esta imagem que quebrou durante uma procissão no clube, em 2008, o ano da Série B.

Desde então a devoção já motivou camisas comemorativas e medalhinhas vendidas nas lojas oficiais do Corinthians. O santo empunhou a lança dentro do imaginário do corintiano e ali permanece, sendo evocado principalmente nos momentos de maior adversidade, como este nas quartas de final da Copa Libertadores.

Com o passar das décadas, a fé no santo virou parte da própria relação do torcedor com o Corinthians. Até hoje há uma espécie de oração coletiva nos estádios quando a Gaviões da Fiel, a principal torcida organizada, puxa seu famoso samba enredo de 1994, "A saliva do santo e o veneno da serpente". Um outro canto muito entoado não deixa dúvidas sobre a devoção. "Nós temos lá no Parque um padroeiro, é o São Jorge Guerreiro, ele vai olhar por ti", diz um trecho. No Maracanã, o padroeiro tem um dragão de enormes proporções na forma do Flamengo de Arrascaeta, Gabigol e cia.

O Fla de São Judas Tadeu

Imagem de São Judas Tadeu, santo padroeiro do Flamengo, dentro do vestiário - Gilvan de Souza / Flamengo - Gilvan de Souza / Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

São Judas Tadeus era um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo e foi elevado à categoria de santo por realizar milagres nas consideradas "causas impossíveis", feito que o fez se tornar bastante popular e que motivou o início da ligação com o Flamengo.

O ano era 1953 e o Rubro-Negro amargava uma fila de nove anos sem conquistar o Campeonato Carioca que, na época, era o torneio mais importante para os clubes do Rio de Janeiro. Aflito com a situação, o presidente flamenguista do período, Gilberto Cardoso, foi em uma missa na capela de São Judas Tadeu à convite do padre Goés.

Em conversa com o dirigente, o pároco sugeriu que os jogadores do Fla acendessem uma vela ao santo, e o Jornal dos Sports publicou, na época, o que teria sido um trecho do diálogo: "Não posso afirmar, como conhecedor do football, que o Flamengo será campeão. Mas sinto que vocês alcançarão o triunfo, se quiserem, e essa afirmação eu faço como sacerdote, como intercessor junto a São Judas Tadeu".

Os atletas obedeceram a dica e, coincidentemente, o Flamengo saiu da fila, tornando-se campeão estadual naquele ano. Desde então, a devoção tomou conta dos rubro-negros, que religiosamente celebram o dia do santo, em 28 de outubro, com missas e marcando presença no Santuário de São Judas Tadeu, que fica situado no bairro do Cosme Velho, na Zona Sul (RJ). Além disso, desde 2007, a data foi oficializada também como o "Dia do Flamenguista" no Rio de Janeiro.

No vestiário do Flamengo, em dias de jogo, é garantido ver a imagem do santo num espaço reservado, onde os jogadores católicos costumam acender velas.

Gol histórico de Petkovic teve 'premonição' de Apolinho

Um dos gols mais emblemáticos da história do Flamengo foi o de falta, feito por Pektovic, sobre o Vasco, na final do Campeonato Carioca de 2001. Na ocasião, uma transmissão da Rádio Tupi acabou se tornando marcante e é lembrada para sempre.

Um dos radialistas mais famosos do Rio de Janeiro, Washington Rodrigues, o Apolinho, comentava o jogo e, segundos antes da cobrança de falta, intercedeu de maneira surpreendente: "E acaba de chegar São Judas Tadeu".

Com o golaço marcado nos acréscimos, e que acabou sacramentando o título rubro-negro, a gravação é sempre divulgada e viraliza vez ou outra nas redes sociais.

"Até hoje recebo gravações de torcedores do Flamengo do Brasil inteiro querendo me homenagear por ter dado aquela dica de que realmente o Flamengo sairia vencedor com aquele lance, com aquele gol do Pet", se recordou Apolinho ao Diário do Fla.

Fé corintiana vai ter que mover montanhas

Torcedor do Corinthians com terço e medalhinha de São Jorge durante partida contra o Flamengo pela Libertadores - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

A desvantagem herdada do primeiro jogo deixa o Corinthians em situação delicada no Maracanã: precisa de dois gols para sonhar, tendo feito apenas um em quatro jogos fora de casa na atual Libertadores. Contra o Flamengo, no Rio, o Alvinegro não vence desde os 3 a 0 da campanha do título brasileiro de 2015.

O Flamengo está completo para a decisão. O Corinthians não tem Maycon, que no jogo de ida sofreu uma fratura em um dedo do pé esquerdo, mas deve ter os retornos de Adson e Willian -que foram desfalques no final de semana. Renato Augusto segue à disposição. Quem se classificar avança para pegar um argentino nas semifinais: Talleres ou Vélez Sarsfield.

Ficha Técnica

FLAMENGO x CORINTHIANS

Competição: Copa Libertadores, jogo de volta das quartas de final
Data e horário: 9 de agosto de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Richard Trinidade (URU) e Carlos Barreiro (URU)
VAR: Leodan Gonzalez (URU)

FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabi e Pedro. Técnico: Dorival Jr.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Balbuena e Fábio Santos; Cantillo, Du Queiroz e Renato Augusto; Willian (Gustavo Mosquito), Adson e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira.