Topo

Corinthians

Corinthians arranca empate contra o Avaí em volta de Renato Augusto

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

06/08/2022 20h59

Avaí e Corinthians fizeram um jogo corrido, com cada time sendo superior em uma etapa. Desse modo, o empate em 1 a 1, pelo Campenato Brasileiro ficou de bom tamanho.

O Corinthians foi a Florianópolis vice-líder do Brasileiro, mas com boa parte de sua atenção voltada ao jogo da terça-feira (9), pela volta das quartas da Libertadores, contra o Flamengo.

Mesmo assim, fez um bom segundo tempo, em especial depois da entrada em campo de Yuri Alberto e Renato Augusto.

Com o resultado, continua em segundo na tabela, mas dá ao Palmeiras, que joga amanhã (7) contra o Goiás, a chance de ampliar a distância para seis pontos.

O futuro do Corinthians reserva mais momentos complicados. Além do Flamengo, pela Libertadores, o Alvinegro tem nada menos que seu maior rival, o líder do campeonato Palmeiras, no próximo sábado (13), pelo Brasileirão. Já o Avaí, 16º, com 22, vai a Goiás enfrentar o Esmeraldino.

Cronologia do Jogo

O Avaí era melhor desde o início e abriu o placar aos 35' da primeira etapa, após pênalti espalhafatoso de Balbuena em Pottker. Bissoli bateu com calma, deslocando Cássio, para fazer 1 a 0.

Aos 32' do segundo tempo, o Corinthians chegou ao empate: Renato Augusto bateu o escanteio com perfeição, e Balbuena, vindo de atrás, subiu muito, no primeiro pau, para empatar de cabeça.

O Jogo do Corinthians

O Corinthians começou com uma postura mais recuada, com uma linha defensiva com cinco jogadores, procurando jogar nos espaços cedidos pelo Avaí. Mas o time da casa sufocou o Alvinegro, que ficou encaixotado. Ainda no primeiro tempo, a formação mudou para um 4-3-3 e o Timão melhorou muito.

Na segunda etapa, o time paulista foi superior, empatou e poderia ter até vencido, já que teve muito mais volume de jogo e chances de gol.

Renato Augusto jogou pouco, mas fez diferença

Fora de combate desde junho, o meia voltou a jogar em um momento importante, já que o Timão joga sua vida na Libertadores na quarta-feira. Se tiver condições de jogo, tem futebol para ser um diferencial importante para o Corinthians. Mesmo tendo entrado em campo com o segundo tempo já em andamento, fez muita diferença a favor do Timão e deu a assistência para o gol de Balbuena que decretou o empate.

Balbuena fora de rotação, apesar do gol

O bom zagueiro paraguaio, neste retorno ao futebol brasileiro, está oscilando bastante. Em Florianópolis, não foi bem. Lento, no campo pesado, sofreu com o ataque avaiano —em especial com Willian Pottker. Fica como destaque negativo, mesmo tendo empatado o jogo.

Pottker correu o jogo inteiro

O atacante foi perigoso durante todo o tempo que esteve em campo, jogando bem aberto pela direita do ataque. Azucrinou Balbuena e apareceu sempre como boa opção para tabelas e contra-ataques.

No início, linha de cinco sem qualquer pudor

A escalação de Fábio Santos junto com Piton entre os titulares pressupôs o veterano mais perto da defesa, e o prata da casa, do ataque. Na fase ofensiva, Piton de fato aparecia mais à frente. Mas também ajudava a formar a última linha defensiva com cinco homens. Ao longo da primeira etapa, o jogador foi alterando seu posicionamento. Com a saída de Fábio no intervalo, Pito virou lateral de vez.

Lado esquerdo do Corinthians bateu cabeça

Curioso é que, mesmo com dois laterais em campo, o lado esquerdo do Corinthians estava bem confuso na marcação. As melhores chegadas do time da casa foram pelo setor direito de seu ataque, com Pottker colocando correria para cima de Balbuena. Assim aconteceu o pênalti que inaugurou o placar na Resacada.

Yuri Alberto entrou bem

O atacante recém-chegado ao Corinthians entrou na segunda etapa, e a dinâmica do time mudou. Parte, por conta da mudança no esquema tático. Mas parte também porque ele se entendeu bem com Roger Guedes e Gustavo Silva.

AVAÍ 1 x 1 CORINTHIANS

Competição: Campeonato Brasileiro, 21ª rodada
Data e horário: 6 de agosto de 2022, sábado, às 19 horas (de Brasília)
Local: Ressacada, em Florianópolis-SC
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Bruno Boschilia (FIFA/PR)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões Amarelos: Muriqui e Vladimir (AVA)
Gols: Bissoli, aos 35' do 1º tempo (AVA); Balbuena, aos 32' do 2º (COR)
AVAÍ: Vladimir; Kevin, Bressan, Rafael Vaz e Cortez; Bruno Silva, Raniele e Eduardo (Jean Pyerre); Muriqui (Lucas Ventura), Pottker e Bissoli (Guerrero). Técnico: Eduardo Barroca.
CORINTHIANS: Cássio; Rafael Ramos, Gil, Balbuena e Fábio Santos (Yuri Alberto); Cantillo (Du Queiroz), Roni (Vera) e Giuliano (Renato Augusto); Lucas Piton, Gustavo Mosquito (Ramiro) e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira.

Corinthians