Topo

OPINIÃO

Menon: 'São Paulo fez barbeiragem ao usar Thiago Couto em jogo decisivo'

Do UOL, em São Paulo

28/07/2022 23h45

Thiago Couto se tornou um dos personagens centrais da vitória por 1 a 0 do São Paulo sobre o América-MG, nesta quinta-feira (28), no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O jovem goleiro do Tricolor, que assumiu a condição de titular após Jandrei se lesionar, cometeu um pênalti em cima de Henrique Almeida na segunda etapa. Criticado pelas atuações inseguras, ele deu a volta por cima ao defender o chute de Iago Maidana.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Menon e Gabriel Perecini falaram sobre a atuação de Thiago Couto. Menon criticou o planejamento do clube, por não contratar um goleiro mais experiente e recorrer a um jovem jogador, com poucas partidas no time profissional, para um momento tão decisivo da temporada.

"O personagem do jogo é o Thiago Couto. Cometeu um pênalti que não deveria ter feito e defendeu a cobrança do Maidana com muita firmeza. Mas o fato é que ele não deveria estar em campo em um momento desses. O São Paulo vai para o campo em uma partida decisiva com um goleiro que tem seis jogos como profissional e sete gols sofridos, seis deles nos dois últimos duelos [empates por 3 a 3 contra Internacional e Goiás, pelo Brasileirão]. É um goleiro que não demonstrava e passava confiança alguma", comentou Menon.

Na opinião do colunista do UOL, os dirigentes do São Paulo erraram na forma como trataram a reposição de goleiros nos últimos tempos. Após a saída de Tiago Volpi, negociado com o Toluca, o Tricolor ficou com Jandrei como o único jogador da posição com mais experiência. Como o camisa 93 está afastado dos gramados após sofrer uma lesão nas costas (o clube detectou hoje que ele fraturou uma das vértebras da coluna lombar), coube ao jovem Thiago Couto, de 23 anos, assumir o posto.

"Quem está no banco dele é outro garoto, Young, de 20 anos, e Rokenedy, nessa mesma idade. Foi muita barbeiragem do São Paulo para chegar a um ponto assim. Começa com o Lucas Perri. Quando o São Paulo o liberou para o Náutico, disse a ele para assinar depois um contrato de prorrogação de vínculo por um ano. Mandou o contrato, o procurador não assina e o clube vai perdê-lo de graça. Olha só o grande erro que o São Paulo fez", criticou Menon, lembrando que a diretoria já havia cometido falhas com outros goleiros do elenco.

Para o jornalista, o São Paulo deveria ter procurado outro goleiro no mercado após a saída de Tiago Volpi, para não ser pego de surpresa e depender de jogadores inexperientes em momentos decisivos da temporada. Além dos duelos com o América-MG, o Tricolor encara o Ceará pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. No momento, o clube insiste em tentar se reforçar com John, mas o Santos faz jogo duro e já recusou uma primeira oferta.

"Depois, conseguiu um bom dinheiro com o Tiago Volpi e não contratou ninguém. O Thiago Couto, que era o terceiro goleiro, passou a ser o segundo quando veio o Jandrei. Foi uma promoção, mas não por mérito dele. Não acho que essa ascensão do Thiago Couto não tenha acontecido sem o dedo do Rogério Ceni. Então coloco todo mundo nisso: Carlos Belmonte, Julio Casares, Ceni, Muricy Ramalho, Rui Costa... Todos eles têm uma responsabilidade por deixar o São Paulo chegar a um jogo decisivo com um goleiro que ainda não é profissional", esbravejou Menon.

O colunista do UOL reiterou que os dirigentes são-paulinos também falharam ao deixar o setor defensivo sem reforços. "O Arboleda se machucou e demoraram uma década para contratar outro. Como tinha Diego Costa, Léo e Miranda apenas, o time se viu jogando com Luizão e Beraldo. Ou seja, com uma zaga muito jovem também. Essa foi outra barbeiragem", concluiu Menon.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será no domingo (31), logo após a partida contra o Athletico pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.