Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Contestado, Couto brilha em vitória magra do São Paulo

28/07/2022 22h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de sofrer seis gols em dois jogos, Thiago Couto foi o herói do São Paulo na vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, nesta quinta (28), no primeiro confronto entre as equipes pelas quartas de final da Copa do Brasil, no Morumbi.

Contestado por parte da torcida, o reserva de Jandrei trilhou o caminho para receber mais críticas ao ser protagonista de pênalti marcado no segundo tempo contra seu time, que já vencia por diferença mínima. O árbitro Wilton Pereira Sampaio entendeu que ele cometeu penalidade sobre Henrique Almeida.

O ex-são-paulino Maidana bateu fraco. Couto foi no canto certo e fez a defesa. O América estava melhor na partida, e o empate parecia questão de tempo. Mas o time mineiro esbarrou no jovem goleiro tricolor.

A equipe de Mancini parece ter sentido a oportunidade desperdiçada, e o São Paulo voltou a atacar. Dessa vez de forma mais aguda e criativa do que ocorrera até então. Calleri e Galoppo, que saiu do banco para fazer sua estreia, tiveram chances para ampliar a vantagem são-paulina no final.

O América havia começado melhor. Com uma marcação exemplar na saída de bola forçava o São Paulo a tentar a ligação com o ataque com chutões e lançamentos. Segundo o site Footstats, foram 43 lançamentos feitos pelos comandados de Rogério Ceni no jogo. Vinte deles foram certos. Em termos comparativos, o América lançou 27 bolas. Apenas seis foram com precisão.

Na maior parte do jogo, o São Paulo apresentou um futebol burocrático, previsível. Mesmo assim, o Tricolor abriu o placar, aos 34 minutos da etapa inicial, com Luciano, o melhor do time ao lado de Couto, na opinião deste colunista.

O apito final deu dois motivos para o torcedor são-paulino comemorar. Um é a magra vitória que dá o direito de seu time jogar pelo empate no jogo de volta. O outro é o fato de ver seu goleiro novato ser importante para o resultado e ganhar moral.