Topo

Ferreira volta após 80 dias, faz primeiro gol no ano e anima o Grêmio

RAUL PEREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: RAUL PEREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/07/2022 11h00

O primeiro gol do Grêmio diante do Náutico demorou 43 minutos para sair, mas a espera não foi nada para Ferreira. O meia-atacante acertou um bonito chute e marcou o primeiro gol em 2022. Mais de 80 dias depois de atuar pela última vez como titular, ele retornou em grande estilo e injetou ânimo do clube gaúcho para o restante da Série B do Brasileirão.

Vice-artilheiro do Grêmio em 2021, Ferreira atuou em 10 das 31 partidas do time no ano.

"Tem sido um ano difícil. Não tinha marcado ainda. Em minutagem, não tenho nem três jogos, então é um gol importante", resumiu Ferreira no intervalo da partida, em entrevista ao Premiere.

O retorno de Ferreira ao time titular tem um quê de surpresa. O Grêmio não esperava tanto, especialmente na parte física. O meia-atacante teve lesão muscular, diagnóstico de hérnia inguinal e cirurgia para tratar do problema.

"O Ferreira é um cara importante. Quando a bola chega no pé dele, tem lucidez diferente da maioria dos jogadores do futebol brasileiro. Não à toa, com ele em campo temos otimismo", elogiou Roger Machado, treinador do Grêmio. "O Ferreira, que é um jogador que todo mundo espera muito, entrou bem. Surpreendentemente bem, pelo tempo afastado. Ele tem solução sempre apropriada para o momento", adicionou.

O plano do Grêmio era usar Ferreira por cerca de 45 minutos, no máximo 60 minutos. O camisa 10 ficou em campo por mais de 80 e saiu bem. Nos próximos dias, ele vai ser avaliado de perto, mas deu bom retorno e tem tudo para se consolidar, de novo, como titular da equipe de Roger Machado.

O Grêmio volta a campo contra o Tombense, em Porto Alegre, em 16 de julho. Depois, o time visita o Brusque no dia 19. Em 23 de julho, a equipe recebe a Ponte Preta na abertura do returno, jogo válido pela 20ª rodada da Série B.