Topo

Grêmio vence o Náutico, chega a 11 jogos sem perder e encosta no Bahia

Ferreira marcou o primeiro gol do Grêmio diante do Náutico, na Arena do Grêmio - DONALDO HADLICH/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Ferreira marcou o primeiro gol do Grêmio diante do Náutico, na Arena do Grêmio Imagem: DONALDO HADLICH/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/07/2022 23h25

O Grêmio venceu o Náutico, hoje (8), pelo placar de 2 a 0. O jogo válido pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro foi de domínio gremista e manteve a série de invencibilidade do time gaúcho. Agora, são 11 rodadas sem derrota e distância menor em relação ao Bahia, terceiro colocado.

Ferreira, no primeiro tempo, e Bruno Alves, na etapa final, fizeram os gols do jogo. O placar poderia ter sido maior, pela produção do Grêmio, mas faltou pontaria ao time gaúcho.

O Grêmio agora tem 29 pontos, um a menos que o Bahia —que arrancou empate com o Vila Nova, em Goiânia, mais cedo. O Náutico segue com 18 pontos e em 17º lugar na tabela. O Vasco, segundo colocado, tem 31 pontos e ainda atua na rodada.

Na próxima rodada, o Grêmio duela com o Tombense, em Porto Alegre, e o Náutico encara a Chapecoense, em Recife.

Quem decidiu: Ferreira

Meia-atacante voltou a ser titular depois de 84 dias e marcou o primeiro gol do jogo. Também foi o primeiro gol dele na temporada.

Quem foi bem: Geromel

Zagueiro foi preciso, como sempre, e ainda se arriscou algumas vezes mais à frente. Em um lance, emendou três toques certeiros para escapar da marcação e o estádio vibrou muito.

Heróis de 2005 no estádio

Galatto e Anderson, protagonistas na Batalha dos Aflitos, foram à Arena para assistir de perto o reencontro entre Grêmio e Náutico na Série B. O goleiro pegou pênalti e o meia-atacante fez o gol da vitória em 26 de novembro de 2005, em Recife.

Ferreira vibra (muito)

"Tem sido um ano difícil. Não tinha marcado [gol] ainda. Em minutagem, não tenho nem três jogos, então é um gol importante. Importante também para mim, para o resto da temporada", disse Ferreira na saída do primeiro tempo, em entrevista ao Premiere.

Na comemoração, segundos antes, o meia-atacante vibrou bastante e foi até a torcida celebrar o gol

Grêmio domina na imposição

O Grêmio foi melhor, bem melhor, do que o Náutico. Acertou a trave, chegou a colocar seis jogadores dentro da área mais de uma vez, e abriu o placar antes do intervalo. Foram quase 20 conclusões no primeiro tempo e um domínio a partir da imposição.

O quarteto Campaz, Gabriel Teixeira, Ferreira e Diego Souza gerou volume perto da área do Náutico. O apoio de Nicolas foi importante, tanto que partiu do lateral a assistência para a conclusão certeira do camisa 10.

Náutico entra na "trocação"

No MMA, a luta mão-a-mão, franca, é chamada de "trocação". E o Náutico, por cerca de 15 minutos, fez um duelo aberto com o Grêmio. Victor Ferraz chegou a concluir com efeito e quase vibrou. A bola passou muito perto do canto esquerdo inferior. Mas ainda no primeiro tempo, o time de Recife se fechou por completo. Ocupou espaço, mas não foi bem. Assistiu ao adversário apertar cada vez mais. Até balançar as redes antes do intervalo.

Zagueiro faz, mas atacantes não

O Grêmio seguiu melhor, sem correr riscos, mas só foi obrigar o goleiro a fazer uma defesa no segundo tempo aos 33 minutos. Na sequência, Bruno Alves marcou de cabeça. O zagueiro conseguiu algo que os atacantes não conseguiram. Elias Manoel e Diego Souza perderam gols incríveis, no mesmo lance.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2X0 NÁUTICO

Data e hora: 08/07/2022 (sexta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Público: 23.879 pessoas (22.309 pagantes)
Renda: R$ 799.321,00
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Luis Felipe, Geuvânio, João Lucas, Thassio, Richard Franco, Jean Carlos (NAU)
Gols: Ferreira, aos 43 minutos do primeiro tempo (GRE); Bruno Alves, aos 34 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Gabriel; Rodrigo, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti (Lucas Silva), Bitello (Mateus Sarará), Gabriel Teixeira (Emerson), Campaz (Pedro Lucas) e Ferreira (Elias Manoel); Diego Souza
Técnico: Roger Machado

NÁUTICO: Lucas Perri; Carlão, Buno Bispo, João Lucas; Thassio (Julio), Victor Ferraz (Robinho), R. Franco, Luis Felipe (Nascimento) e Paulo Victor; Jean Carlos e Geuvânio (Niltinho)
Técnico: Roberto Fernandes