Topo

Grêmio

Grêmio entra em reta final antes de transformação com reforços na Série B

Lucas Uebel/Gremio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/06/2022 04h00

Quando entrar em campo, hoje (23), contra o CSA, em Alagoas, o Grêmio também vai dar início a uma contagem regressiva. O jogo válido pela 14ª rodada da Série B do Brasileiro abre a sequência de duelos que antecedem uma transformação no time titular. A chegada de reforços e retorno de jogadores lesionados mudará a cara da equipe. O duelo desta quinta, no Rei Pelé, começa às 21h30 (de Brasília).

Depois da partida em Alagoas, o time gaúcho terá mais quatro rodadas até a reabertura da janela de transferências, em 18 de julho. A partir dali, a equipe deve mudar e pode até ser bastante.

Após o duelo com o CSA, o Grêmio tem pela frente Londrina, Bahia, Náutico e Tombense. No dia 19 de junho, o time de Roger Machado visita o Brusque, no interior de Santa Catarina, e já terá condições legais de botar em campo os reforços. Alguns deles já estão certos.

Lucas Leiva, ex-Liverpool e Lazio, puxa a fila dos reforços para o restante da Série B. O volante se acertou com a diretoria no final de semana e vai assinar contrato até dezembro de 2023. A diretoria, contudo, já tem outros dois nomes apalavrados.

O meia Thaciano volta ao Grêmio depois de empréstimo ao Altay Spor, da Turquia. Guilherme, meia-atacante do Al Dhafra, aguarda o fim do vínculo com o clube dos Emirados Árabes Unidos para assinar contrato em Porto Alegre até dezembro de 2024.

Além dos três, a diretoria olha o mercado da bola e analisa a contratação de um novo lateral direito, meia e centroavante. A ideia é contratar pelo menos uma das três peças. Assim, a soma de reforços chegaria no mínimo a quatro caras novas no plantel.

O Grêmio tem a ideia de que defensivamente o time tem ido bem na Série B, tanto que é a melhor defesa do campeonato. Mas na hora de fazer gols a equipe sofre — Diego Souza é artilheiro da competição e a dependência da equipe em relação a ele passou a ser abraçada pela comissão técnica.

Dentro do próprio elenco, existem jogadores fora da sequência atual de jogos que são aguardados para o final de julho e restante do ano. O zagueiro Walter Kannemann, com lesão na panturrilha, e o centroavante Elkeson, com lesão na coxa, são dois deles. Ferreira, em reta final de recuperação após lesão muscular e cirurgia para retirada de hérnia inguinal, tem sondagens e pode até deixar o clube. Mas atualmente ainda é apontado como desfalque ao trabalho de Roger Machado.

Sem perder há sete rodadas e com 21 pontos, o Grêmio voltou ao G4 depois de mais de um mês. A partida contra o CSA pode afirmar a equipe no topo da tabela, mas internamente é vista como uma casinha na jornada até o fim do turno. Até a transformação do time.

Grêmio