Topo

Brasileirão - 2022

OPINIÃO

Colunistas: o VAR ainda tem como melhorar no Brasil ou já deu errado?

Inter x Botafogo: jogo no Beira-Rio foi repleto de polêmicas e acabou em pancadaria - Pedro H. Tesch/AGIF
Inter x Botafogo: jogo no Beira-Rio foi repleto de polêmicas e acabou em pancadaria Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

20/06/2022 11h35

As decisões da arbitragem e o uso inadequado do VAR têm se tornado assuntos cada vez mais recorrentes nos jogos do Campeonato Brasileiro 2022. Na 13ª rodada —que acaba hoje (20) com o clássico entre São Paulo e Palmeiras— não foi diferente, com polêmicas em confrontos como Internacional x Botafogo, Corinthians x Goiás, Coritiba x Athletico e Fortaleza x América-MG.

A atuação de Rafael Traci e Helton Nunes -árbitro de vídeo e auxiliar, respectivamente— no jogo do Beira-Rio fez, inclusive, a CBF anunciar mudanças na equipe que comandará o VAR no Choque-Rei de hoje (20), no Morumbi. A dupla foi retirada da partida e substituída por Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral e Vitor Carmona Metestaine.

Diante da demora para as checagens dos lances e dos sucessivos erros que seguem sendo cometidos rodada a rodada, nós convocamos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: o VAR ainda tem como melhorar no Brasil ou já é algo que deu errado? Confira as respostas:

É urgente a profissionalização da arbitragem brasileira. O VAR, como toda tecnologia, depende de quem a opera, não existe no vácuo. A prova de que há esperança são alguns poucos bons árbitros, que se sobressaem em meio a um mar de tragédias. Mas eles continuarão a ser exceção enquanto não houver treinamento e protocolos melhores, e enquanto árbitros forem literalmente amadores, não vejo solução.
ALICIA KLEIN

É uma mistura doida de BBB com futebol, mas não há como voltar atrás. Antigamente, as emissoras faziam as próprias análises (o que atraía e atrai bastante atenção do público), agora a arbitragem também pode se valer desse recurso. Mas, enquanto o nível da arbitragem for tão baixo e as decisões tão subjetivas, o VAR brasileiro não terá cumprido com o seu objetivo, que é minimizar erros.
AMARA MOIRA

Profissionalizar a arbitragem é a única solução. O problema é que ninguém quer perder a muleta para desviar o foco da própria incompetência.
ANDRÉ ROCHA

Não acreditar seria a vitória da desesperança. Pode e vai melhorar.
ANDREI KAMPFF

O VAR não tem como piorar no Brasil. Há exemplos no mundo inteiro que a tecnologia ajuda bastante o esporte e não pode ser diferente por aqui. Se bem que a CBF consegue ser a única a ter jogo em Data Fifa. Não seria surpresa ser o único país em que o VAR não ajuda.
DANILO LAVIERI

Os árbitros brasileiros são muito ruins. Se melhorarem, se conseguirem, ao menos, uma uniformização de decisões, o VAR melhora. PS - prefiro futebol sem VAR, no Brasil e no mundo todo.
MENON

Acho que não nos livraremos mais do VAR. Como qualquer outra tecnologia, precisaremos saber como usá-lo. Se não fizermos isso, ele nos usará. Lembrando que o VAR é uma tecnologia controlada por seres humanos e seres humanos tem percepções, olhares desejos, ideologias, senso particular de justiça e tudo isso deve entrar na conta.
MILLY LACOMBE

Tem como melhorar. Árbitros de campo e de vídeo precisam de melhor treinamento para diminuir o número de erros. Isso passa pela profissionalização deles. É necessário acabar com a falta de padrão nas arbitragens. A interpretação da regra deve ser uma só.
PERRONE

É obrigatório melhorar. O problema é o péssimo nível dos nossos árbitros. Tanto os de campo como da cabine. A última rodada foi trágica em erros bizarros e inaceitáveis com o auxílio da tecnologia. É preciso uma reciclagem urgente. Mas o VAR, como ferramenta, não pode ser abandonado.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Dá para melhorar, mas o caso é tão preocupante quando o da arbitragem em geral. É preciso ter gente competente para coordenar a área num todo. É uma questão estrutural, mas pode ser resolvida. Difícil saber quando.
RODOLFO RODRIGUES

Tem como melhorar. O problema não é o VAR. A ferramenta é ótima e serve para diminuir ou anular os erros. As pessoas que operam e utilizam é que são o problema! É preciso desenvolver árbitros melhores e protocolos mais claros.
RODRIGO COUTINHO

O VAR é um lixo completo, que, além de não corrigir os erros em um esporte em que a maior parte das marcações são subjetivas e não se limitam a questões tecnológicas do tipo linha ou não linha, dentro ou fora, ainda cria "erros" novos agindo de forma caseira, política e clubística demasiadamente humana. Se a indignação é seletiva, o VAR é um lixo sempre. E não só no Brasil. Aqui é o suprassumo do armagedon, mas as últimas finais de Copa do Mundo e Liga dos Campeões também foram marcadas por erros e interferências bizarras do circo eletrônico. E não adianta dizer que o problema não é o VAR, mas quem opera, porque esse lixo não é auto operável e, pois, o elemento humano faz parte só show de horrores. Essa culpa eu não carrego! Viva a memória!
VITOR GUEDES