Topo

Liga Europa - 2021/2022

Como clube foi da falência à final da Liga Europa em 10 anos

James Tavernier comemora classificação do Rangers à final da Liga Europa - Craig Williamson/SNS Group via Getty Images
James Tavernier comemora classificação do Rangers à final da Liga Europa Imagem: Craig Williamson/SNS Group via Getty Images

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

18/05/2022 04h00

O Rangers chega à final da Liga Europa, hoje, contra o Eintracht Frankfurt, com um daqueles roteiros típicos de cinema. A equipe escocesa caiu para a quarta divisão nacional ao decretar falência, se recuperou e, 10 anos depois, está em uma decisão internacional. Só falta o título para virar filme.

Em 2012, o Rangers decretou falência depois que a Fazenda britânica rejeitou o plano de viabilidade financeira apresentado pelo clube, que estava cheio de dívidas. O time acabou comprado por um grupo de empresários, precisou mudar de nome e passou a se chamar The Rangers. Como parte do processo, o novo Rangers foi rebaixado automaticamente à quarta divisão para a temporada 2012-13.

A partir daí veio a retomada. Nos dois anos seguintes, o clube conseguiu subir até a segunda divisão, mas não retornou à elite logo de cara. O acesso à primeira divisão ocorreu na temporada 2015-16.

Gerrard Rangers - Andrew Milligan/PA Images via Getty Images - Andrew Milligan/PA Images via Getty Images
Steven Gerrard, então técnico do Rangers, ergue troféu de campeão escocês da temporada 2020-21
Imagem: Andrew Milligan/PA Images via Getty Images

Em meio à reconstrução, o Rangers viu o arquirrival Celtic conquistar o Campeonato Escocês por nove anos seguidos. A sequência só acabou graças ao próprio Rangers, que foi campeão nacional na temporada 2020-21. O título do ano passado teve Steven Gerrard como técnico do time.

Já no cenário europeu, desde que voltou às competições europeias em 2017, o Rangers sofreu, mas vem evoluindo. Caiu para o Progrès Niederkorn, de Luxemburgo, ainda na primeira fase preliminar da Liga Europa de 2017-18. Um ano depois, parou na fase de grupos.

Nas duas temporadas seguintes, foi até as oitavas de final da mesma competição. Agora, chegou à decisão em 2021-22 após eliminar clubes como Borussia Dortmund e Red Bull Leipzig no mata-mata. O Rangers busca seu primeiro título da Liga Europa após ser vice da competição, então chamada de Copa da Uefa, em 2008.

Eintracht Frankfurt deixou Barça pelo caminho

Eintracht Frankfurt  - Eric Alonso/Getty Images - Eric Alonso/Getty Images
Eintracht Frankfurt eliminou o Barcelona nas quartas de final da Liga Europa
Imagem: Eric Alonso/Getty Images

Do outro lado, o Eintracht Frankfurt vai à decisão depois de bater o Barcelona nas quartas de final em uma campanha que começou sem grande expectativas com empate em casa contra o Fenerbahce na primeira rodada da fase de grupos.

O treinador Oliver Glasner, inclusive, revelou que não esperava que o clube alemão fosse tão longe na Liga Europa.

"Quando começamos, eu não esperava que o final desta jornada seria a decisão. Espero que o fim seja o troféu", disse Glasner.

"Tivemos muitos momentos especiais. Eu poderia falar de todos os jogos, como a grande vitória em Barcelona. Na semifinal, tivemos um time muito forte fisicamente [West Ham] da Premier League. Mas o mais especial será a final em Sevilla", completou.

O Frankfurt busca seu segundo título internacional. A equipe foi campeã da Copa da Uefa em 1980.

A bola rola às 16h (de Brasília) para Eintracht Frankfurt x Rangers, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilla, na Espanha.