Topo

OPINIÃO

Juca: Corinthians não está sendo firme o suficiente com acusação de racismo

Do UOL, em São Paulo

16/05/2022 15h38

O jogo entre Internacional e Corinthians no último sábado (14) foi marcado por uma acusação de racismo, com o volante Edenílson, do clube gaúcho, relatando ter ouvido o lateral português Rafael Ramos, do clube alvinegro, o chamar de 'macaco', episódio que teve a detenção do atleta corintiano, liberado após o pagamento de fiança e integrado ao elenco que viajou à Argentina, mesmo não estando inscrito na Libertadores.

No podcast Posse de Bola #228, Juca Kfouri lamenta que o clube que foi marcado pela Democracia Corinthiana esteja hoje com um atleta acusado de estupro, caso de Robson Bambu, e outro de racismo, no caso de Rafael Ramos, afirmando que o Corinthians não está sendo firme como deveria em seu posicionamento.

"A gente tem que ser cuidadoso e não fazer pré-julgamentos. A história do Bambu, no mínimo, para um rapaz casado, é delicada. A história do Rafael Ramos é mais delicada ou tão delicada como. Custo a crer que o Edenilson, um jogador maduro, com uma carreira longeva, fosse inventar no calor do jogo ter sido chamado de macaco e ter ficado indignado da maneira como ele ficou, justamente indignado, por ter entendido que foi chamado de macaco", diz Juca.

"O Rafael Ramos se justifica dizendo que não foi isso o que ele disse e o fato de ele ter sotaque fez com que ele fosse mal-entendido. Digamos que é possível, tudo é possível, mas é improvável, é muito improvável. A direção do Corinthians não esta sendo firme o suficiente em relação a este caso", completa.

O jornalista afirma que, como se não bastassem os problemas administrativos do Corinthians nos últimos anos, agora há situações delicadas e graves relacionadas a jogadores de seu elenco.

"Para o clube da Democracia Corinthiana é o que faltava, ter um jogador acusado de estupro e ter outro jogador acusado de racismo. Tirante a cartolagem que o infelicita há tantos anos. Uma pena por tudo o que significa o Corinthians, por toda a história do Corinthians", diz Juca.

"Mas é essa a situação vivida neste momento e agora estamos na expectativa da leitura labial que a polícia está solicitando no inquérito. [Rafael Ramos] embarcou com a delegação para Buenos Aires para o jogo com o Boca Juniors, embora ele não possa jogar por ter sido inscrito depois do prazo. É muito lamentável tudo aquilo que cerca o Corinthians neste momento", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.