Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Uefa planeja mudanças no formato atual da Champions League

Troféu da Liga dos Campeões da Europa, exposto durante sorteio de uma fase preliminar da edição de 2021-22 - Richard Juilliart/UEFA via Getty Images
Troféu da Liga dos Campeões da Europa, exposto durante sorteio de uma fase preliminar da edição de 2021-22 Imagem: Richard Juilliart/UEFA via Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

27/04/2022 16h59

A Uefa e a Associação dos Clubes Europeus (ECA) têm planos para mudar o atual formato da Liga dos Campeões, segundo o jornal britânico The Times. A ideia das entidades é que as semifinais da competição continental sejam realizadas em uma só partida, assim como já acontece com a grande decisão. Além disso, a semi e a final seriam disputadas em sede única.

A alteração, caso aprovada, começaria a valer a partir da temporada 2024/25. A ideia da Uefa é implementar uma espécie de 'semana da Champions', chamada de 'Final Four', com os quatro semifinalistas da temporada. Apesar de significar dois jogos a menos de semifinais, as entidades acreditam que este novo formato seria mais atrativo e acabaria gerando mais receitas.

Tal experiência foi 'testada', de certa forma, em 2020, quando, por conta da pandemia, a Liga dos Campeões contou com jogos únicos não só na final, mas também nas quartas e na semi. A reta final foi disputada em Portugal.

Ainda de acordo com o The Times, o novo formato ainda precisa ter o apoio das ligas nacionais caso seja aprovado pelas duas entidades. O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, e o mandatário da ECA, Nasser Al-Khelaifi, que também é presidente do PSG, mostram-se a favor da mudança.

Vale lembrar que outra mudança já está definida para a temporada 2024/2025. A partir desta edição, a Champions abandonará o formato de oito grupos e passará a contar com 36 clubes, sendo que cada um deles disputará dez jogos na primeira fase.