Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Dudu é o jogador mais importante dessa era do Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

05/04/2022 04h00

O título do Paulistão foi o nono título do Palmeiras desde 2015 e teve mais uma vez a participação importante do camisa 7 Dudu, que não participou da fase decisiva de três dessas conquistas devido ao período em que esteve no futebol do Qatar. Para Mauro Cezar Pereira, a atuação na final diante do São Paulo consolida o jogador como o mais importante desta era do clube alviverde.

No podcast Posse de Bola #216, Mauro aponta o amadurecimento do jogador e a forma como ele conseguiu ser campeão atuando com diferentes treinadores e de diferentes estilos desde a sua contratação.

"O Dudu é um capítulo a parte. O Dudu quando chegou ao Palmeiras eu tinha muitas dúvidas porque ele nunca tinha feito uma temporada tão boa assim, no Grêmio ele foi melhor, no Cruzeiro ele apareceu como grande promessa, mas era um jogador muito instável. Se o Abel pode amadurecer e evoluir como técnico, o Dudu também poderia evoluir como jogador de futebol, até com o seu comportamento, as suas ações dentro de campo, e ele o fez", diz Mauro Cezar.

"Em 2015 ele foi campeão com o Marcelo Oliveira, em 2016 foi campeão com o Cuca, em 2018 ele foi campeão com o Felipão e agora ele tem sido campeão com o Abel Ferreira, quatro técnicos e o Dudu continua decidindo jogos e ganhando títulos pelo Palmeiras, é o jogador mais importante dessa era de vitórias do Palmeiras, para mim muito fácil, disparado, porque participou de todo o ciclo embora tenha saído por alguns meses para jogar no Oriente Médio", completa.

O colunista do UOL também considera que o jogo do Palmeiras diante do São Paulo evidencia a forma como o time comandado pro Abel Ferreira não depende tanto de um centroavante, ainda que a contratação de um jogador para o setor pudesse dar mais opções.

"O Palmeiras se tiver um bom centroavante, pode ser o Pedro, pode ser o Manuel, pode ser o Joaquim, pode ser qualquer um, é claro que melhora, você passa a ter mais opções, mas um bom time não depende tanto assim desse homem 9 típico, ele pode funcionar sem esse cara e o Palmeiras tem material humano muito bom, ontem [domingo] o Veiga e o Dudu deitaram e rolaram", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.