Topo

OPINIÃO

Juca Kfouri: O Palmeiras sobra no futebol de São Paulo, atuação irretocável

Do UOL, em São Paulo

04/04/2022 16h06

O Palmeiras conquistou o título paulista ao golear o São Paulo por 4 a 0 no Allianz Parque, acabando ainda no primeiro tempo com uma vantagem de dois gols que o time visitante tinha. Para Juca Kfouri, o jogo deixou que o time comandado por Abel Ferreira sobre atualmente no futebol paulista.

No podcast Posse de Bola #216, Juca afirma que o São Paulo falhou ao escalar jogadores mais jovens para tentar evitar que o Palmeiras jogasse, enquanto aponta que em tempos de clássicos com torcida única, a vantagem palmeirense é grande.

"O São Paulo falhou porque se era para jogar tentando evitar que o Palmeiras jogasse, certamente não seria com a garotada, teria de ser com os cascudos, o Arboleda desde o começo, talvez o Reinaldo não porque era uma temeridade botar o Reinaldo para marcar o Dudu, se nem o Wellinton conseguiu, mas era para jogar com os cascudos, com o Nikão, com o Arboleda, com o Luciano, era para por aqueles que seriam capazes de olhar para os jogadores mais cascudos do Palmeiras e de alguma maneira não se intimidar com a torcida, com todo o ambiente que se criou. O fato é que não teve jogo", diz Juca.

"Eu não diria que a diferença do Palmeiras para o São Paulo é de 4 a 0, como a diferença do São Paulo para o Palmeiras não era de 3 a 1, mas o Palmeiras em casa, com torcida única, sobra no futebol de São Paulo, isso é evidente. E sobra jogando bem porque de novo é irretocável a atuação do Palmeiras, não há como você de alguma maneira tentar botar uma adversativa. 'Ganhou de 4 a 0, mas…', não, não teve 'mas', poderia é ter vencido por mais, o Verdão 5, muito melhor que o Maroon 5", completa.

O jornalista afirma que para o São Paulo agora fica a dificuldade de levantar o moral do time após a goleada, missão que terá o técnico Rogério Ceni, mas reforça que não se pode resolver começar tudo do zero.

"Também não é para desmontar o trabalho do São Paulo. Claro que vai ser difícil para o Rogério remontar, reconstruir, elevar o moral do time, porque foi uma sapatada dessas. Eu tinha falado que no mínimo o são-paulino teria o gostinho de dizer 'impedimos o rival que ele seja campeão invicto', esse gostinho de alguma maneira permanece, mas a goleada foi de tal ordem que era a única coisa que o São Paulo não poderia se submeter. Perdesse de dois gols de diferença e nos pênaltis, tudo bem, mas 4 a 0, da maneira como foi, o Weverton não fez uma defesa, vai ser duro para juntar os cacos", afirma Juca.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.