Topo

Atlético-MG, Fla e Palmeiras iniciam a corrida maluca pelos grandes títulos

Hulk, Gabigol e Raphael Veiga: protagonistas em ação na luta por mais títulos  - Divulgação/Atlético-MG - Thiago Ribeiro/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Hulk, Gabigol e Raphael Veiga: protagonistas em ação na luta por mais títulos Imagem: Divulgação/Atlético-MG - Thiago Ribeiro/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF

Diego Iwata Lima, Rodrigo Mattos e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

05/04/2022 04h00Atualizada em 05/04/2022 08h29

Em 2019, o Flamengo venceu a Copa Libertadores e o Brasileirão. No ano seguinte, foi a vez de o Palmeiras conquistar a América e a Copa do Brasil, e o time carioca voltou a ganhar o Nacional. Já na temporada passada, foi o Atlético-MG quem ficou com os títulos dos dois torneios mais importantes do país, enquanto o Palmeiras foi campeão continental novamente.

A conta impressiona: nesse período, o trio mais poderoso do futebol brasileiro levou oito dos nove títulos mais importantes para os clubes nacionais. Além das taças, Galo, Alviverde e Rubro-Negro se estabeleceram entre os primeiros colocados, com presença no G4 do Brasileiro e nas fases finais das copas.

Hoje (5), começa a fase de grupos da Libertadores. O Flamengo pode ser o primeiro a jogar, contra Sporting Cristal, no Peru, mas a partida pode ser adiada depois de a capital peruana entrar em estado de emergência. Já Palmeiras e Atlético entram em campo apenas na quarta, diante do Deportivo Táchira, na Venezuela, e Tolima, na Colômbia, respectivamente.

No final de semana já tem a primeira das 28 rodadas do Brasileirão. O Flamengo vai a Goiânia para pegar o Atlético-GO no sábado, horas antes de o Palmeiras enfrentar o Ceará em casa. O atual campeão recebe o Inter no domingo. Dez dias depois, é a vez de o trio entrar na terceira fase da Copa do Brasil, já com duas partidas de Libertadores na conta. Não dá muito tempo para respirar: se o calendário deste ano não foi afetado pela pandemia, ainda segue mais apertado por estarmos em ano de Copa do Mundo, programada para começar em 21 de novembro.

As principais competições serão disputadas entre abril e novembro. É uma combinação desafiadora até mesmo para os elencos estrelados do trio, que, por conta do poderio financeiro e altos investimentos, lida com a expectativa elevada de seus torcedores, não importando as condições de disputa.

Lesões, suspensões, convocações e venda de direitos de jogadores mudam os times constantemente. Além disso, e os favoritos invariavelmente enfrentam adversários famintos para desbancá-los, em meio a viagens desgastantes pelo território brasileiro e pela América do Sul. Mas espera-se que Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras vençam —e convençam. Se não, lá vem a pressão.

Há prioridades?

Supercopa do Brasil 2022 - Pedro Souza/Atlético-MG - Pedro Souza/Atlético-MG
Atlético x Fla já fizeram uma final em fevereiro, pela final da Supercopa do Brasil. Deu Galo nos pênaltis
Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Mesmo com esses obstáculos pela frente, o trio não modera a ambição, mesmo que nem sempre as diretorias e comissão técnica não falam abertamente sobre o os objetivos e projeções para a temporada.

Após a conquista do Campeonato Mineiro, o presidente do Atlético, Sérgio Coelho, disse ao UOL Esporte: "Nós vamos dar atenção a todos os campeonatos. Atenção será nas três competições, assim como foi no ano passado. Tomara que venha a Libertadores, como tomara que venham outros títulos também. Trabalho duro e muita disposição, nós temos para conseguir esses títulos. Nós reforçamos o time, trouxemos mais jogadores. Mas vamos jogar primeiro, não adianta querer apenas. Não vou prometer, o que posso prometer é trabalho duro fora de campo da nossa gestão. Com esse trabalho todo, posso dizer que nossa chance é grande".

O Atlético abre o ano disposto a ganhar nas três frentes, mas, se preciso, o UOL Esporte apurou que a escolha será pela Libertadores, justamente a taça pedida pela torcida após a vitória sobre o Cruzeiro, no Mineirão.

O Palmeiras, por outro lado, ainda estuda os efeitos de um início de temporada mais competitivo que o de seus concorrentes, já tendo disputado três troféus —Mundial de Clubes, Recopa sul-americana e Paulistão, com viagem para o exterior na conta.

Abel Ferreira falou com todas as letras que teme pela forma e condição física dos atletas no meio da temporada. Como as prioridades da equipe eram o Mundial e Recopa, o elenco atingiu condicionamento ótimo já em fevereiro. O treinador disse também que diante de um calendário insano, somado às dificuldades inerentes, é difícil imaginar como os jogadores vão responder: "Nunca vivi um cenário destes, de ter oito ou nove jogos por mês, com estas distâncias todas, não sei como vamos aguentar. Vamos fazer tudo o que pudermos".

Ao contrário de Galo e Verdão, o Flamengo não foi campeão estadual, vendo sua hegemonia no Rio de Janeiro encerrada pelo Fluminense. Foi a segunda derrota do ano em uma decisão —lembrando que o Rubro-Negro foi superado pelo Atlético na Supercopa do Brasil. Dessa forma, é impensável para a diretoria e a questionada comissão técnica de Paulo Sousa eleger alvos para o restante da temporada. Em abril, o Fla é o time mais pressionado a conquistar o maior número de títulos possível.

Será uma longa "corrida maluca", e cada um dos clubes vai traçar sua própria estratégia. Depois de algumas voltas de apresentação, a largada será dada hoje.

Como foi a corrida maluca nas últimas três temporadas

2019
Atlético-MG: 13º no Brasileirão, quartas de final da Copa do Brasil, fase de grupos da Libertadores

Flamengo: campeão do Brasileirão, quartas de final da Copa do Brasil, campeão da Libertadores

Palmeiras: terceiro no Brasileirão, quartas de final da Copa do Brasil, quartas da Libertadores

2020
Atlético-MG: terceiro no Brasileirão, semifinal da Copa do Brasil, fora da Libertadores

Flamengo: campeão do Brasileirão, quartas de final da Copa do Brasil, oitavas da Libertadores

Palmeiras: sétimo no Brasileirão, campeão da Copa do Brasil, campeão da Libertadores

2021
Atlético-MG: campeão do Brasileirão, campeão da Copa do Brasil, semifinal da Libertadores

Flamengo: vice no Brasileirão, semifinal na Copa do Brasil, vice na Libertadores

Palmeiras: terceiro no Brasileirão, 3ª fase da Copa do Brasil, campeão da Libertadores

Veja abaixo a opinião de colunistas do UOL Esporte sobre o momento dos três clubes:

Atlético-MG: aposta em evolução

Por Rodrigo Coutinho

O grande mérito do Galo para a temporada 2022 foi a continuidade. O Alvinegro perdeu Cuca, mas trouxe um treinador que apresentou características bem próximas as do campeão brasileiro do ano passado em diversos de seus trabalhos. Antonio ''Turco'' Mohamed teve humildade e sabedoria para dar continuidade a coisas que já vinham dando certo.

Galo - Pedro Souza/Atlético-MG - Pedro Souza/Atlético-MG
Campeão brasileiro e da Copa do Brasil na mesma temporada, Galo aposta na continuidade para voltar a brilhar
Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Essa atitude do técnico argentino conquistou os jogadores, e as informações de bastidores dão conta de um ótimo relacionamento com os atletas, deixando o ambiente leve e propício para que a transição seja feita de forma tranquila, sem grandes rompimentos.

O elenco ainda ganhou reforços consideráveis. Ademir e Otávio são excelentes novos reservas. Junior Alonso, que havia saído para o futebol russo, retornou e pode formar a dupla que deu tão certo com Nathan Silva na temporada passada. Diego Godín é outro nome de peso que chegou.

O Atlético pode sonhar com os títulos do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Libertadores. Em 2021 ganhou dois deles e caiu para o campeão Palmeiras na competição sul-americana, mas chegou bem perto de conquistar a vaga na final.

Segue com Hulk em grande fase. Tem média superior a um gol por partida. Nacho Fernandez recuperou o desempenho, e Zaracho e Keno completam o alto nível do quarteto ofensivo. Arana e Jair são outros jogadores fundamentais no funcionamento da equipe.

Flamengo recomeça, sempre recordando 2019

Por Rodrigo Mattos

O Flamengo tem um desafio considerável em 2022: mudar o seu modelo de jogo e reformular o elenco enquanto se mantém competitivo nos três principais campeonatos, Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. As dificuldades enfrentadas pelo técnico Paulo Sousa nos três primeiros meses são um ensaio para a temporada.

Flamengo - Jorge Rodrigues/AGIF - Jorge Rodrigues/AGIF
Mudar para vencer: com elenco forte, Flamengo busca voltar ao topo da América pela terceira vez
Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

O técnico português mudou a forma do Flamengo jogar, saindo do tradicional 4-4-2 para o 3-4-3. Mais do que isso, instruiu jogadores a alterarem a forma como marcam, como atacam, enfim, como executam seu jogo coletivo. Trocou posições de atletas, e os colocou em mais de um lugar no campo às vezes no mesmo jogo.

Após três meses, o time está longe de estar pronto. É possível dizer, com folga, que o Flamengo está abaixo de Palmeiras e Atlético-MG quando se inicia "o ano para valer no Brasil". As resistências de uma parte do elenco e a perda do título Carioca colocaram ainda mais pressão sobre seu trabalho.

Agora, Paulo Sousa terá convencer atletas e ajustar o Flamengo em meio a jogos importantes sequências da Libertadores e Série A. Para isso, conta com reforços que ainda não estrearam, como Airton Lucas, Pablo e Santos, além da recuperação física de alguns atletas. Não é um cenário fácil ainda mais com a sombra de Jorge Jesus pairando no Rio no carnaval.

Palmeiras: desafio é a parte física

Por Danilo Lavieri

A temporada do Palmeiras vai ser extremamente desgastante, como já tem sido há dois anos. O desafio da vez é que o Alviverde tentou chegar ao ápice físico logo no começo do ano por conta do Mundial, coisa que não tinha acontecido recentemente, quando o time B foi escalado na primeira fase do Paulista, por exemplo.

É claro que o Alviverde ainda tem um dos melhores elencos do país, mas neste ano temos uma ideia bem clara de quem são os titulares do Palmeiras. Uma lesão, como foi a de Danilo na partida de ida da final do Paulista, pode ser bastante perigosa para o alto rendimento de uma equipe.

Palmeiras - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Atual bicampeão da Libertadores, Palmeiras tem a parte física como maior desafio dessa temporada
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Uma possibilidade seria fazer como faz o River Plate, por exemplo, e jogar algumas partidas da Libertadores com o time B. Claro que a conquista do tetra deve ser a prioridade no Palestra Itália, mas é muito possível passar de fase contra Tachira, Emelec e Petrolero usando alguns de seus atletas reservas. Além de poupar os titulares, ainda dá chance de jovens mostrarem seu valor em jogos tão importantes.

É importante também a diretoria entender que algumas contratações são necessárias. Não só a do camisa 9, tão pedido por Abel Ferreira, mas também uma alternativa para a zaga, com a possível saída de Renan e mais um meio-campista que possa fazer a função de Zé Rafael.