Topo

Agitação no Flamengo opõe reformulação pedida a Sousa e falta de resultados

Marcos Braz e Paulo Sousa conversam no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Marcos Braz e Paulo Sousa conversam no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/04/2022 04h00

A perda do título do Carioca para o Fluminense agita os bastidores do Flamengo e deixa o departamento de futebol na berlinda. Sem os resultados esperados, a cúpula se vê entre a reformulação do elenco e a falta de performance desejada.

Quando contrataram Paulo Sousa, então técnico da Polônia, Marcos Braz, vice-presidente de futebol, e Bruno Spindel, diretor-executivo de futebol, deixaram claro que iniciar um processo de reconstrução do elenco seria uma das missões do português, que topou o desafio.

Com carta branca para tocar o seu trabalho, Sousa colocou o pedido da cúpula em curso e fez suas escolhas. Nomes consagrados como Diego Alves e Diego perderam nitidamente espaço. Outros como Everton Ribeiro e Willian Arão já experimentaram o banco de reservas. Peças como Léo Pereira, Gustavo Henrique, Renê e Isla, por sua vez, foram para o final da fila.

As opções de Sousa causam desconforto no elenco, que também reclama do esquema tático e de uma suposta inflexibilidade do treinador. Ainda com mais dúvidas do que certezas, ele tenta aplicar as suas ideias, mas encara resistência interna, embora ainda conte com algum apoio dos dirigentes. Ontem (3), Braz se reuniu com o Mister e reiterou apoio. O papo durou cerca de uma hora, e o dirigente tratou de esfriar os ânimos. O vice-presidente afirmou que os processos de reformulação estão em curso e os ajustes do dia a dia serão tocados "no tempo do clube".

"É uma equipe campeã em 2019, já tem alguns anos. O Marcos Braz e o Bruno Spindel me contrataram sabendo da minha metodologia, da minha liderança, acreditaram em mim. O fato é que tenho as minhas convicções, as minhas ideias, o meu modo de trabalhar. Todos os resultados positivos fazem com que o processo seja mais rápido. Infelizmente, não foi assim nessas duas finais", disse Sousa após o empate que deu ao Flu o título carioca.

As mexidas desejadas, no entanto, ainda não encontraram amparo no desempenho em campo. Com um futebol que não encanta e após dois vice-campeonatos na conta, o português gastou alguns créditos, mas sua saída nunca esteve em debate na Gávea. Certo é que o sinal de alerta está ligadíssimo e a chegada de reforços será decisiva para que ele consiga uma virada rápida. O treinador pediu insistentemente reforços e o clube atendeu. Agora, caberá a ele fazer o time reagir para que ele consiga a paz para seguir o processo.

"Acredito muito que os jogadores que chegaram, seja o Pablo, o Ayrton Lucas, o Santos, o Marinho e o Fabrício Bruno, são jogadores que vão remodelando e ajustando esse grupo. Tenho certeza que a gente vai encontrar os caminhos das vitórias e teremos um final de ano melhor que o começo. Está bem entregue para a comissão técnica, temos de dar apoio, e a gente precisa ajudar e ajustar. Eles estão conhecendo o clube, mas a gente não tem tempo no futebol brasileiro", disse Marcos Braz, vice-presidente de futebol.

Após ver o sonho do tetracampeonato ir por água abaixo, o Rubro-negro não tem muito tempo para ajustes e mira as atenções para os grandes objetivos do ano. Amanhã (5), a equipe encara o Sporting Cristal, 21h30, em jogo válido pela estreia da Libertadores.

  • Acompanhe os destaques do dia no esporte na Live do Danilo e do Vitão: