Topo

Botafogo

Botafogo inicia reformulação em elenco e comissão em novo passo da SAF

Luís Castro, técnico do Botafogo, conversa com jogadores durante treino no Nilton Santos - Vitor Silva / Botafogo
Luís Castro, técnico do Botafogo, conversa com jogadores durante treino no Nilton Santos Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Alexandre Araújo e Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

30/03/2022 16h43

Ao mesmo tempo que caminha na estruturação para o restante da temporada, o Botafogo também vive um momento de indefinição. Em meio às mudanças, alguns jogadores e integrantes da comissão técnica foram comunicados que não permanecem na delegação principal, e o futuro é incerto.

Lucio Flávio, que estava como técnico interino, e Flavio Tenius, preparador de goleiros, não fazem parte dos planos no escopo do departamento neste momento — informação divulgada, inicialmente, pela ESPN e confirmada pelo UOL Esporte. Ainda não houve, porém, uma conversa sobre os próximos passos.

Oficialmente, em nota, o Alvinegro disse que, "em função da nova configuração da comissão técnica, o preparador de goleiros Flavio Tenius está cumprindo férias pendentes até que sua situação profissional no clube seja definida".

Luís Castro, novo técnico do Glorioso, chegou acompanhado dos auxiliares Vitor Severino e João Brandão, do preparador de goleiros Daniel Correa, dos preparadores físico Roberto Oliveira e Betinho, e do analista de desempenho Nuno Baptista. Ontem (29), durante a apresentação, ele havia sido questionado sobre o assunto.

"Não é surpresa para vocês que um treinador tenha acompanhamento da sua comissão técnica. Também não é surpresa que quando você viaja a família tem um elemento de fora que talvez não se encaixe. Tenho minha comissão e se alguém não se sentir bem ou o contrário não tem problema. Não é questão de caráter ou necessariamente por ser profissional ruim. Eu não abdico de ninguém da minha comissão. Somos um time. Se não estivermos coordenados, acho que teremos dificuldades", disse.

Alguns jogadores também foram comunicados sobre o fato de não serem mais utilizados no time principal, como publicado pelo "ge". Ainda não se sabe, porém, se farão parte da Equipe B que o Botafogo pretende montar em breve, ou se serão negociados.

Castro indicou querer trabalhar com 27 jogadores de linha e mais três goleiros. Até aqui, o clube anunciou seis reforços, e pretende acertar com mais três nomes até o início do Campeonato Brasileiro.

O Alvinegro já divulgou os acordos com o zagueiro Philipe Sampaio — que já estreou —, com o lateral-direito Saravia, com os volantes Patrick de Paula e Oyama, com o meia Lucas Piazon e com o atacante Victor Sá. Há no radar a busca por um lateral-esquerdo, um meia e um centroavante.

Botafogo