Topo

Eliminatórias Asiáticas

Mulheres são proibidas de assistir Eliminatórias no Irã e vídeo viraliza

Centenas de mulheres são proibidas de ver jogo das Eliminatórias no Irã - Reprodução/Twitter
Centenas de mulheres são proibidas de ver jogo das Eliminatórias no Irã Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/03/2022 14h42

A proibição de mulheres entrarem nos estádios no Irã vem mudando nos últimos anos. Apesar disso, nesta terça-feira (29), centenas de torcedoras foram proibidas de entrar no Reza Stadium para assistir ao jogo entre Irã e Líbano, pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo do Qatar, mesmo com os ingressos comprados.

Num vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver centenas de mulheres aglomeradas do lado de fora do estádio protestando por não poderem assistir ao jogo.

Em 2021, a Federação iraniana havia pedido ao Parlamento do país que permitisse a entrada de mulheres nos estádios, mas ainda não foram alcançadas grandes mudanças neste cenário.

A Fifa chegou a intervir nesta situação, assegurando que, se as mulheres não forem autorizadas a frequentar os campos, existe a possibilidade de o Irã ser banido da participação internacional. Não é por acaso que as poucas partidas em que as mulheres puderam participar foram no âmbito das Eliminatórias da Copa do Mundo.

A partida em questão terminou 2 a 0 para os donos da casa. O Irã terminou as Eliminatórias como líder do Grupo A e vai disputar o Mundial do Qatar.