Topo

Veja como está a disputa pelas vagas restantes na Copa do Mundo do Qatar

Cristiano Ronaldo, de Portugal; Jorginho, da Itália; e Salah, do Egito; dois deles correm risco de ficar fora da Copa do Mundo - Getty Images e AFP
Cristiano Ronaldo, de Portugal; Jorginho, da Itália; e Salah, do Egito; dois deles correm risco de ficar fora da Copa do Mundo Imagem: Getty Images e AFP

Do UOL, em São Paulo

24/03/2022 04h00

É ano de Copa do Mundo e está na hora de conhecer mais classificados ao Mundial do Qatar. Até a próxima semana, 14 países vão se garantir na competição, que será realizada de novembro a dezembro.

Outras 15 seleções já estão classificadas à Copa, e os últimos três países serão definidos em repescagens no meio do ano.

Veja abaixo como está a disputa pelas vagas restantes em cada continente:

América do Sul

A duas rodadas do fim das Eliminatórias Sul-Americanas, Brasil e Argentina já estão classificados. O Equador, terceiro colocado, está bem perto de também se garantir. Aí restarão uma vaga direta e uma vaga na repescagem para serem disputadas entre Uruguai (22 pontos), Peru (21), Chile (19), Colômbia (17) e Bolívia (15). Os bolivianos só conseguem pegar, no máximo, a vaga na repescagem.

América Central e do Norte

Na Concacaf, o Canadá, líder com 25 pontos, está virtualmente classificado e garantiu ao menos uma vaga na repescagem. A três rodadas do fim, Estados Unidos e México, ambos com 21 pontos, estão na zona de classificação, com o Panamá (quarto com 17) indo para a repescagem. Costa Rica (16 pontos) e El Salvador (9) ainda têm chances.

Europa

Restam três vagas em aberto na Europa. Serão três confrontos que valem as vagas: vencedor de País de Gales x Áustria contra o vencedor de Escócia x Ucrânia; Polônia (a Rússia foi eliminada da chave por causa da guerra) contra o vencedor de Suécia x República Tcheca; e o vencedor de Portugal x Turquia contra o vencedor de Itália x Macedônia do Norte. A vaga disputada entre País de Gales, Áustria, Escócia e Ucrânia só será definida em junho devido à guerra na Ucrânia.

África

São cinco confrontos de ida e volta que definirão as vagas da África. Os vencedores vão para a Copa do Mundo. Os duelos são: Egito x Senegal, Camarões x Argélia, Gana x Nigéria, República Democrática do Congo x Marrocos e Mali x Tunísia.

Ásia

Os 12 países que estão na terceira fase foram divididos em dois grupos, com duas vagas diretas na Copa e uma de repescagem em cada. No grupo A, Irã e Coreia do Sul já estão classificados ao Mundial. A duas rodadas do fim, Emirados Árabes Unidos (9 pontos), Líbano (6) e Iraque (5) brigam pela vaga na repescagem asiática. Já no grupo B, Arábia Saudita (19), Japão (18) e Austrália (15) disputam as três primeiras posições entre si.

Oceania

Oito países foram divididos em dois grupos de quatro e começaram a se enfrentar recentemente. Após um jogo contra cada adversário de seu respectivo grupo, os dois primeiros de cada chave avançam à semifinal. Na sequência, quem vencer a final ainda não estará na Copa e vai para a repescagem intercontinental. A favorita é a Nova Zelândia.