Topo

15 seleções já confirmaram vaga na Copa do Mundo de 2022; veja o cenário

Jogadores da Coreia do Sul comemoram gol marcado na partida contra a Síria, que garantiu a classificação para a Copa do Mundo de 2022 - Karim Sahib/AFP
Jogadores da Coreia do Sul comemoram gol marcado na partida contra a Síria, que garantiu a classificação para a Copa do Mundo de 2022 Imagem: Karim Sahib/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/02/2022 10h30

Faltando cerca de nove meses para a bola começar a rolar no Qatar, a Copa do Mundo de 2022 já tem quase a metade de seus participantes definidos. Por enquanto, 15 seleções já carimbaram a vaga no torneio.

O classificado mais recente foi definido na rodada de ontem (1) das Eliminatórias Asiáticas. A Coreia do Sul venceu a Síria e se juntou ao Brasil e outros 13 países que já garantiram presença no torneio.

Enquanto isso, nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Equador adiou a chance de confirmar a sua vaga ao empatar com o Peru por 1 a 1. Com o resultado, os equatorianos terão que esperar pelo menos até o final de março para assegurar sua passagem ao Qatar.

Hoje (2), as seleções da América do Norte e Central entram em campo para mais um duelo pelas Eliminatórias da Concacaf. Nenhum país desses continentes confirmou presença no mundial. Confira como está o cenário atual:

Seleções classificadas e vagas restantes

América do Sul: Brasil e Argentina classificados. Restam duas vagas diretas e uma para a repescagem.

África: Cinco vagas diretas serão definidas na fase final das Eliminatórias Africanas. Dez seleções ainda estão na disputa: Argélia, Camarões, Egito, Gana, Mali, Marrocos, Nigéria, República Democrática do Congo, Senegal e Tunísia.

Ásia: Coreia do Sul, Irã e Qatar (país-sede) com presenças confirmadas. Faltam duas vagas e uma para a repescagem.

Concacaf: Três vagas diretas e uma de repescagem ainda serão definidas.

Europa: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia e Suíça. Restam ainda três vagas.

Oceania: Uma vaga de repescagem

Como está a briga

Na América do Sul, Brasil (39 pontos) e Argentina (35) já estão com a sua participação na Copa do Mundo definida há um tempo. Faltando duas rodadas para o fim das Eliminatórias Sul-Americanas, Equador (25) e Uruguai (22) ocupam as vagas diretas restantes.

O Peru (21) está por enquanto na repescagem, sendo perseguido por Chile (19), Colômbia (17) e Bolívia (15). Paraguai e Venezuela já estão matematicamente desclassificados.

Nas Eliminatórias Asiáticas, Irã e Coreia do Sul estão garantidos nas duas primeiras colocações do Grupo A. Do outro lado, a Arábia Saudita (19) está na liderança, seguida pelo Japão (18) e Austrália (15). A briga nessa chave está limitada a essas três seleções.

Os terceiros colocados de cada grupo disputarão a vaga da repescagem. No Grupo A, Emirados Árabes Unidos, Iraque e Líbano disputam quem ficará em terceiro para tentar buscar a participação no Mundial.

Na África, que voltará as atenções para as Eliminatórias depois da Copa Africana de Nações, dez seleções disputam cinco confrontos diretos de ida e volta para definir as vagas. Os duelos são: Egito x Senegal; Camarões x Argélia; Gana x Nigéria; Congo RD x Marrocos; e Mali x Tunísia.

Já a Concacaf é a única em que ainda faltam quatro rodadas para o fim das Eliminatórias. Canadá (22), Estados Unidos (18) e México (18) ocupam atualmente as três primeiras colocações que dão classificação direta para o mundial.

O Panamá (17) ocupa a vaga da repescagem, à frente de Costa Rica (13), El Salvador (9) e Jamaica (7). Honduras, que soma apenas três pontos em dez jogos, sem nenhuma vitória, já está desclassificada.

No continente europeu, as seleções que ficaram em primeiro em seus grupos das Eliminatórias já garantiram a classificação para a Copa do Mundo deste ano. Quem ficou em segundo lugar ainda irá disputar as três vagas restantes. São 12 países que estão na briga, divididos em três chaves de quatro equipes.

Na chave A, a seleção classificada será definida pelo duelo entre os vencedores de Escócia x Ucrânia e País de Gales x Áustria. Já Rússia x Polônia e Suécia x República Tcheca são os confrontos da chave B. Por fim, o confronto entre quem passar de Itália x Macedônia e Portugal x Turquia irá revelar o classificado da chave B.

Por fim, as Eliminatórias da Oceania, que serão disputadas em março, definirão um classificado para a repescagem. A última seleção do continente que se classificou para a Copa do Mundo foi a Nova Zelândia, em 2010. A Austrália se desfiliou da OFC para se tornar uma seleção asiática.