PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Eliminatórias: data Fifa pode definir mais quatro vagas na Copa; veja quais

Treze seleções já estão garantidas na Copa do Mundo, e outras quatro podem fazer o mesmo nos próximos dias - REUTERS/Mohamed Abd El Ghany
Treze seleções já estão garantidas na Copa do Mundo, e outras quatro podem fazer o mesmo nos próximos dias Imagem: REUTERS/Mohamed Abd El Ghany

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

27/01/2022 04h00

A data Fifa dos próximos dias pode definir mais quatro seleções classificadas à Copa do Mundo do Qatar, que será disputada no fim deste ano. Arábia Saudita, Coreia do Sul, Equador e Irã podem garantir suas vagas de forma antecipada entre hoje (27) e terça-feira (1º), e o UOL Esporte traz um guia das Eliminatórias.

Além da seleção brasileira, outras 12 seleções já estão garantidas no Mundial: Alemanha, Argentina, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia, Suíça e também o Qatar, que é o país-sede. Restam, portanto, 19 vagas.

Jogadores da seleção do Equador em momento de união em jogo das Eliminatórias - Divulgação - Divulgação
Equador pode ficar muito perto da classificação se vencer o Brasil hoje (27), em Quito
Imagem: Divulgação

América do Sul

A única eliminatória em pontos corridos do mundo vai chegando ao final: as rodadas 15 e 16 são jogadas entre hoje (27) e terça-feira (1º) e podem garantir um lugar na Copa ao Equador. Após perderem a edição de 2018, Arboleda e cia. estão a duas vitórias da vaga direta e têm quatro jogos para conseguir. Os adversários nas próximas rodadas são Brasil e Peru.

Com Brasil e Argentina já garantidos, a classificação do Equador deixaria apenas uma vaga direta e outra na repescagem para Colômbia, Peru, Chile, Uruguai e Bolívia brigarem -o Paraguai tem chances mínimas, e a Venezuela está virtualmente eliminada. As eliminatórias terminam em março.

Ásia

Doze seleções disputam as quatro vagas diretas do continente na Copa (e mais uma na repescagem internacional), e três vagas podem ser definidas de forma antecipada nos próximos dias, na sétima e oitava rodada de um total de dez. O Irã tem as contas mais fáceis: basta vencer o Iraque hoje. Já a Coreia do Sul tem que vencer Líbano e Síria, contra quem é favorita, ou torcer por um tropeço dos Emirados Árabes -todas as citadas estão no mesmo grupo.

Já no Grupo B, a líder Arábia Saudita teria que vencer Omã e Japão e ainda torcer por tropeço da Austrália para garantir sua vaga já na terça-feira (1º). O mais provável, porém, é que a definição desta chave fique para as rodadas finais, em março.

Jogadores de Irã e Coreia do Sul disputam bola durante jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 - ATTA KENARE / AFP - ATTA KENARE / AFP
Irã e Coreia do Sul estão muito perto de garantir vagas diretas na Copa do Mundo
Imagem: ATTA KENARE / AFP

Américas Central e do Norte

Oito seleções disputam três vagas diretas e uma na repescagem internacional, mas ainda é cedo para definir os classificados. Nesta data Fifa serão jogadas as rodadas nove, dez e 11 de um total de 14. Atualmente os favoritos são Canadá, México, Estados Unidos e Panamá.

África

Não há partidas das Eliminatórias nesta data Fifa porque as seleções estão envolvidas com a Copa Africana de Nações. A disputa por lugar na Copa do Mundo só retorna em 24 de março, quando dez países disputam cinco vagas diretas. O sorteio realizado na semana passada opôs o Egito de Mo Salah ao Senegal de Sadio Mané -só um pode ir ao Mundial.

Europa

As seleções europeias não têm jogos oficiais nesta data Fifa, pois o mata-mata da repescagem começa apenas em 24 de março. Portugal de Cristiano Ronaldo e Itália campeã da Euro-2020 ainda podem ser eliminadas, inclusive, só uma delas pode se classificar -ou nenhuma.

Oceania

As eliminatórias do continente ainda nem começaram, sendo seguidamente adiadas por causa da pandemia de covid-19. Em 2021, a Confederação de Futebol da Oceania concluiu que "não seria possível organizar uma competição" e marcou a disputa para março de 2022, no Qatar. São nove seleções, que disputam uma vaga na repescagem internacional.

Futebol