Topo

Derrota sofrida pelo PSG no Francês volta a colocar Neymar em xeque

Neymar vem de atuações apagadas com a camisa do PSG na atual temporada - David Ramos/Getty Images
Neymar vem de atuações apagadas com a camisa do PSG na atual temporada Imagem: David Ramos/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/03/2022 04h00

A derrota do Paris Saint-Germain para o Monaco por 3 a 0, neste domingo (20), virou mais um capítulo negativo do poderoso time francês e de Neymar na atual temporada. Em menos de três meses, o craque teve atuações abaixo do esperado e viu sua equipe ser eliminada da Liga dos Campeões.

O PSG e o brasileiro tiveram uma atuação apática diante do Monaco. O camisa 10 pouco participou ofensivamente, levou cartão amarelo e foi substituído aos 32 minutos da segunda etapa, dando lugar ao alemão Draxler. A atuação no jogo voltou a colocar o brasileiro em xeque.

De acordo com dados de Rodolfo Rodrigues, colunista do UOL Esporte, Neymar tem seu pior início de ano na carreira. São sete jogos disputados, apenas dois gols marcados, tendo sua pior média de gols até o dia 20 de março desde que estreou como profissional, em 2019 - 0,29 por jogo.

Nas partidas deste ano, Neymar deu duas assistências, ambas para Mbappé nos jogos contra o Real Madrid. Horas depois do revés do PSG deste domingo (20), o jogador se manifestou em suas redes sociais.

"Na vida teremos que passar por momentos difíceis, mas o segredo é não perder a fé em Deus !!! Never give up", desabafou o atleta brasileiro em sua conta oficial do Instagram, que conta com mais de 171 milhões de seguidores.

O PSG lidera com folga o Campeonato Francês, com 12 pontos à frente do segundo colocado, o Olympique de Marselha. A eliminação nas oitavas da Liga dos Campeões, porém, após sofrer uma virada do Real Madrid, desestabilizou o ambiente do clube francês.

Ainda mais pela forma como tudo aconteceu. O time foi melhor na partida de ida e tinha o controle da situação, quando um erro do sistema defensivo permitiu o empate do Real e, consequentemente, a virada por 3 a 1.

Como mostrou o UOL Esporte, a eliminação diante do Real marcou o fracasso do projeto original Neymar-PSG. Quando foi contrado, o objetivos estavam traçados, como a conquista da Champions League e abertura de uma avenida para que o atleta se firmasse como protagonista e concorrente de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi pelo topo do mundo. Nada disso aconteceu.

Vale destacar que os próximos meses podem ser importantes para saber como Neymar chegará na Copa do Mundo do Catar, que acontece no final deste ano. O jogador estará em seus terceiro Mundial da carreira. Em 2014, sofreu uma lesão diante da Colômbia nas quartas de final e viu a seleção ser eliminada pela Alemanha na semi. Quatro anos depois, o Brasil foi derrotado pela Bélgica nas quartas.