Topo

Fluminense

Abel Braga desabafa após episódios de violência no futebol brasileiro

Abel Braga, técnico do Fluminense, em entrevista coletiva após vitória sobre o Vasco - Lucas Merçon / Fluminense
Abel Braga, técnico do Fluminense, em entrevista coletiva após vitória sobre o Vasco Imagem: Lucas Merçon / Fluminense

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

26/02/2022 20h54

Técnico do Fluminense, Abel Braga fez um breve desabafo sobre os recentes episódios de violência no futebol brasileiro. Durante a coletiva após a vitória sobre o Vasco, pelo Campeonato Carioca, o comandante lembrou a bomba arremessada no ônibus do Bahia, a pedrada no ônibus do Grêmio e a invasão de campo no Paraná.

Abel Braga se mostrou indignado com tais casos, e lembrou que trabalhou com Danilo Fernandes, goleiro do Bahia que foi atingido na última quinta-feira por estilhaços do artefato arremessado para dentro do veículo da delegação. Com cortes no rosto, ele teve de ser levado ao hospital.

"Essa vitória ameniza um pouco aquilo que a gente vem sentindo pelo momento no mundo. Tudo aquilo que acontece. Lamentavelmente, aconteceu problema no Paraná, aconteceu problema outro dia na Bahia, aconteceu problema hoje no Gre-Nal... A gente vai parar aonde? Isso não existe! Estamos no Século 21, chega! Se não consegue controlar a paixão, fica em casa, assiste pela televisão. Sofreu um gol e o jogador falhou, joga uma pedra, um rádio, quebra o vidro... Não importa, mas não vem... O cara está indo trabalhar, aí o outro joga uma coisa no ônibus, quebra o ônibus. Aí você vê a cara do Danilo. Conheço o Danilo pessoalmente, fui treinador dele no Inter. Pessoa sensacional, ser humano incrível. Aí você olha aquela foto com o rosto todo... Pelo amor de Deus! Vamos parar um pouco, vamos refletir! Vê as pessoas querendo sair da Ucrânia e não conseguindo. Todo mundo tremendo, um problema seríssimo. E até lá o futebol continuou, um ou outro jogo existiu. Aí a gente começa a vê isso aqui no Brasil, sei lá... Desculpa ter saído do ponto [sobre a pergunta, relacionada ao jogo]"

Hoje mais cedo, o ônibus do Grêmio foi atingido por uma pedrada quando a delegação gremista estava prestes a chegar no Beira-Rio, para o clássico com o Internacional, e jogadores ficaram feridos — Villasanti teve concussão, mas passa bem.

A Federação Gaúcha de Futebol confirmou o adiamento do jogo. Dois suspeitos foram detidos.

Além disso, o Paraná, um dos mais tradicionais clubes do estado, perdeu nesta tarde para o União Beltrão por 3 a 1 e acabou rebaixado no Campeonato Paranaense. A partida foi realizada na Vila Capanema.

A queda no Estadual foi marcada por cenas lamentáveis: minutos antes de o jogo terminar, torcedores do time mandante invadiram o campo para agredir alguns jogadores da equipe. A arbitragem precisou encerrar o duelo imediatamente e os atletas foram para o vestiário.

Fluminense