Topo

OPINIÃO

Arnaldo: o Palmeiras de Abel Ferreira só tem um plano, não tem plano B

Colaboração para o UOL, em Aracaju (SE)

14/02/2022 14h48

O Palmeiras se defendeu com competência e complicou o jogo para o Chelsea, mas acabou derrotado por 2 a 1 na prorrogação na decisão do Mundial de Clubes, no último sábado (12), em Abu Dahbi. Após o vice, a força defensiva do time de Abel Ferreira foi bastante exaltada, mas o treinador português também ouviu críticas por causa de sua estratégia de jogo.

No Posse de Bola #202, o jornalista Arnaldo Ribeiro destaca a qualidade do sistema defensivo do Palmeiras, que deu poucas oportunidades de gol para o Chelsea, mas pondera que Abel só tem um plano contra times de mais qualidade. Para ele, falta ao treinador português diversificar suas estratégias de jogo.

"Futebol é resultado sim e também, mas o Palmeiras não teve resultado contra o Chelsea. Olhando para o copo cheio, em relação aos times brasileiros que venceram de forma épica, São Paulo, Inter e Corinthians, em todos esses jogos os goleiros fizeram partidas soberbas, memoráveis, milagrosas. O Weverton não fez uma defesa no jogo, de fato o Palmeiras não sofreu tanto em termos defensivos, porque tem um time muito bem armado defensivamente, mas fica até aí", analisa.

"O plano é um só, não tem plano B, foi assim contra o São Paulo e contra o Galo na Libertadores, na final contra o Flamengo e contra o Chelsea. É o plano único. E aí quando você sai atrás ou não consegue o gol no melhor momento, enquanto seus bons jogadores ainda estão em condição física, fica praticamente impossível", explica.

Segundo Arnaldo, essa estratégia de jogo privilegia a máxima "jogar por uma bola" e sacrifica os melhores jogadores do Palmeiras, que passam a maior parte do tempo correndo atrás do adversário.

"Vai empurrando para pênalti, prorrogação, para o lance fortuito, como o gol de cabeça do Breno Lopes na final contra o Santos, o gol do Deyverson na entregada do Andreas Pereira. Esse sistema deu resultado, deu um bicampeonato Libertadores, mas ele sacrifica jogador bom. As opções do Abel são de consumo interno."

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.