PUBLICIDADE
Topo

Futebol

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mauro Cezar: Abel Ferreira está correto ao não levar Endrick para o Mundial

Do UOL, em São Paulo

24/01/2022 13h38

O técnico Abel Ferreira descartou a possibilidade de levar Endrick, de 15 anos, para o Mundial de Clubes em Abu Dhabi, sugerindo que ele deveria ir para a Disneylândia, pois ainda é muito novo e seria precipitada a ida aos Emirados Árabes com o elenco principal.

No podcast Posse de Bola #196, Mauro Cezar Pereira dá razão ao técnico do Palmeiras e lembra que a cobrança por Neymar na Copa do Mundo de 2010, que é usada para justificar uma hipotética ida de Endrick ao Mundial, ocorreu quando o então atleta do Santos tinha 18 anos.

Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts

"O técnico Abel Ferreira está correto, o garoto tem 15 anos. O Neymar, por exemplo, em 2010 tinha 18 anos, tinha completado meses antes, já era campeão paulista como protagonista com o Paulo Henrique Ganso, já estava na final da Copa do Brasil, que venceria. O Neymar era um jogador de 18 anos, estrela do time, campeão paulista, finalista da Copa do Brasil, com grandes chance de ganhar o título contra o Vitória, como conquistou, então Neymar era uma realidade", diz Mauro.

"Eu acho que é diferente a situação. O garoto tem 15 anos só, nem jogou nos profissionais, fez alguns treinos, então o próprio técnico já deve ter percebido como ele se comporta no meio dos adultos e é muito provável que ainda não esteja pronto para isso", completa.

O jornalista afirma que não seria benéfico ao jovem das categorias de base do Palmeiras entrar em campo em um possível jogo contra o Chelsea com a responsabilidade de decidir tendo apenas 15 anos.

"Se ele vai como um coadjuvante, escondido, ninguém sabe quem é e de repente surpreende, é só um moleque de 15 anos, coisa incrível, mas não, se ele vai para lá e as coisas não caminham bem, a expectativa seria de que ele entrasse em campo e resolvesse, é demais você esperar que um garoto de 15 anos entre e resolva em um cenário como esse", diz Mauro.

"Tudo tem o seu tempo, o Palmeiras hoje tem que se preocupar mesmo em acertar um contrato com ele assim que fizer 16 anos, um bom contrato, com uma multa elevada para se proteger do assédio especialmente do exterior e é provável que ele não fique por aqui muito tempo se ele comprovar que é aquilo que ameaça ser, um jogador diferente, especial. Já deu sinais para isso. Nessa o Abel tem razão, preserva até o garoto, porque iria ser uma loucura, todo mundo esperando que ele fosse a campo para resolver e ele nem jogou no profissional ainda", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Futebol