PUBLICIDADE
Topo

Futebol

De Jong marca no fim, Barcelona bate o Alavés e encosta no G4

Jogadores do Barcelona comemoram gol de Frenkie De Jong diante do Alavés, pelo Campeonato Espanhol - Ander Gillenea/AFP
Jogadores do Barcelona comemoram gol de Frenkie De Jong diante do Alavés, pelo Campeonato Espanhol Imagem: Ander Gillenea/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/01/2022 18h50

O Barcelona não jogou bem, mas venceu o Alavés por 1 a 0 na noite de hoje (23), no estádio de Mendizorroza, pela 22ª rodada do Campeonato Espanhol. O único gol da partida foi marcado por Frenkie De Jong, aos 41 minutos do segundo tempo.

A vitória leva o clube azul-grená a 35 pontos, no quinto lugar, encostando no G4 da competição. Quarto colocado, o Atlético de Madri tem 36. Já o time do País Basco, derrotado em casa após impor dificuldade aos catalães, permanece na penúltima posição, com 17 pontos.

Com a pausa para a data-Fifa, os times só voltam a campo no início de fevereiro. No dia 6, o Barça recebe o Atlético de Madri, e o Alavés visita o Elche.

Primeiro tempo sonolento

O primeiro tempo foi marcado pela falta de efetividade do Barcelona. Os catalães tiveram mais posse de bola e ocuparam o campo de ataque, mas trocaram passes sem achar espaços e tiveram somente uma boa chance nos sonolentos 45 minutos iniciais. Aos 12, Luuk de Jong foi acionado em cruzamento de Pedri na entrada da área e chutou de primeira, mas mandou para fora. No restante do tempo, o Barça chegou apenas por bola parada, sem assustar o goleiro Pacheco. No último minuto, o Alavés quase marcou: em contra-ataque, Pere Pons recebeu de frente para o gol e bateu de chapa, mas Ter Stegen defendeu com tranquilidade.

Barcelona volta mais incisivo

O Barça voltou do intervalo com mais ímpeto ofensivo, e chegou três vezes com De Jong. O atacante saiu na cara do gol aos 16, mas demorou pra bater e foi desarmado. No minuto seguinte, após falta cobrada na área, o holandês furou e desperdiçou mais uma ótima chance. Ele voltou a aparecer aos 24, após receber cruzamento de Pedri e completar de cabeça para fora.

Alavés se aproveita de espaços

Com o time de Xavi mais à frente e buscando a vitória, o Alavés encontrou espaços na defesa adersária e também levou perigo. A principal oportunidade foi aos 32 minutos, quando Joselu recebeu cruzamento e cabeceou firme, mas mandou para fora, ao lado esquerdo do gol de Ter Stegen.

De Jong marca no fim e alivia atuação do Barça

Aos 41 minutos da etapa final, o Barça conseguiu um gol salvador no Mendizorroza. Alba lançou Ferrán na grande área, e o atacante ajeitou para a chegada de Frenkie De Jong. Sozinho na grande área, o holandês bateu de chapa, venceu Pacheco e deu a vitória para um Barcelona pouco producente, mais uma vez.

Por enquanto, ainda fora da próxima Champions

Com 35 pontos em La Liga, o Barça ocupa o quinto lugar na tabela de classificação. O posto renderia à equipe da Catalunha somente uma vaga na próxima edição da Liga Europa. No Espanhol, se classificam à Champions League os times entre a primeira e a quarta colocação.

Vitória encerra sequência ruim

O Barcelona entrou em campo na noite de hoje vindo de duas derrotas e um empate nos últimos três jogos, entre o Campeonato Espanhol e as eliminações na Copa do Rei e na Supercopa da Espanha, e, com a vitória magra fora de casa, encerrou a sequência ruim.

Futebol