PUBLICIDADE
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lavieri: 'Esquema com três zagueiros não fará muita diferença no Palmeiras'

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/01/2022 04h00

Preparando o Palmeiras para a temporada de 2022, Abel Ferreira promete mexer na formação tática. Nos jogos preparatórios para o ano, o português apresentou o esquema 3-4-3 e voltou a montar a primeira linha com três zagueiros.

Na Live do Palmeiras, transmitida pelo UOL Esporte na última terça-feira (18), os jornalistas Danilo Lavieri e Isabela Valiero debateram a respeito das mudanças táticas e de padrão de jogo impostas pelo treinador.

"Tem uma questão que está chamando a atenção do torcedor. O Palmeiras teve quatro jogos preparatórios, sabemos que o time reduziu as férias para jogar essas partidas visando o Mundial e, em todos eles, o Abel Ferreira entrou com três zagueiros", contextualizou Isabela Valiero.

"Com três zagueiros ou não, o Palmeiras sempre fez uma saída com três jogadores. Mesmo quando jogava Gómez e Luan, um dos laterais voltava para poder fazer a saída. Então, é uma mudança que mexe na formação, mas não de uma forma que vai ser drástica. Pode ser que entre o Murilo nessa formação ou o Renan, e isso acaba liberando um pouco mais os laterais. O Palmeiras passa a ter alas quando joga com esses três defensores. O Marcos Rocha ou o Mayke pela direita, enquanto do outro lado pode depender do Piquerez ou do Scarpa", disse Danilo Lavieri.

O comentarista destacou a liberdade que os laterais terão com o esquema e como outras "brigas" por posição vêm acontecendo. Além disso, voltou a apontar que o Palmeiras não deve sentir muito a diferença do novo padrão tático.

"Os laterais jogarão mais avançados por conta da cobertura desses três zagueiros. O Palmeiras tem esses testes, o time também tem Atuesta e Zé Rafael brigando por uma posição. Acho que essa pré-temporada é bacana para o Abel fazer esses testes. Mesmo que ele implante esse sistema com três zagueiros, três pontas e quatro homens no meio de campo, não vai ser uma diferença brutal, até porque isso já vinha sendo feito mesmo quando o time tinha dois zagueiros de ofício escalados. O Palmeiras já fazia uma saída de jogo com o lateral voltando para fazer essa função."

"Não é à toa que Luan e Gustavo Gómez já vinham treinando muito isso. Na final da Libertadores, o Gustavo Gómez iniciou a jogada do gol do Raphael Veiga. Colocou o Mayke lá na frente com um belíssimo lançamento. Caso venham mesmo esses três zagueiros em 2022, é provável que venha um volante mais perto para buscar a bola, e os alas fiquem mais abertos", analisou o jornalista.

A próxima edição da Live do Palmeiras será no domingo (23), logo após a partida contra o Novorizontino, pelo Campeonato Paulista. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL