PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Time turco aumenta proposta, mas Jean Pyerre é notificado pelo Athletico

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/01/2022 12h31

O futuro de Jean Pyerre está mais perto de se definir. Nas últimas horas, o Giresunspor, da Turquia, apresentou nova proposta ao Grêmio pelo empréstimo do meia-atacante. A oferta envolve maior tempo de contrato no futebol turco e detalhes sobre opção de compra dos direitos econômicos. Por outro lado, o jogador recebeu notificação extrajudicial do Athletico-PR, que alega ter colhido assinatura em minuta de contrato com o atleta.

Aos 23 anos, Jean Pyerre está fora dos planos do Grêmio e negocia a saída desde dezembro. O Alavés, da Espanha, foi o primeiro clube interessado. Depois, o Athletico e agora o time turco.

A notificação extrajudicial foi noticiada pelo jornal Correio do Povo e confirmada ao UOL Esporte.

O documento foi enviado pelo Athletico-PR ao estafe de Jean Pyerre e cita minuta de contrato entre clubes e jogador. O Furacão havia encaminhado a contratação do meia-atacante por empréstimo até o final de 2022. O documento do clube paranaense cita o Código Civil e diz que o jogador já havia assumido compromisso de atuar na Arena da Baixada.

O estafe de Jean Pyerre nega que tenha assinado contrato. O Grêmio foi comunicado da iniciativa extrajudicial, mas não foi citado no ofício. O Athletico-PR chegou a declarar que a responsabilidade é do jogador.

Apesar da notificação extrajudicial, o negócio envolvendo o Giresunspor e Grêmio não fica sob risco. As tratativas devem avançar nas próximas horas.

A nova oferta da Turquia aumenta o tempo de empréstimo. Antes, a proposta era de cessão por cinco meses. Agora, o contrato previsto é de 15 meses. O Grêmio ainda revisa os documentos e deve dar aval e a liberação burocrática nesta semana.

Além de aumentar o tempo do empréstimo, o Giresunspor também topou adicionar dois períodos para compra de 50% dos direitos econômicos de Jean Pyerre. Ao final de 2022, o valor para a operação é um e na metade de 2023 a quantia se torna maior.

Jean Pyerre atualmente mantém a forma fora das dependências do Grêmio. O jogador comunicou ao clube gaúcho, na semana passada, a intenção de atuar na Turquia.

Considerado uma das maiores joias das categorias de base do Grêmio nos últimos anos, Jean Pyerre foi promovido ao grupo principal em 2018 e oscilou ao longo das últimas temporadas. Uma lesão muscular no segundo semestre de 2019 afastou o jogador do time por cerca de seis meses.

Na reta final do Brasileirão de 2021, o Grêmio afastou o meia-atacante e mais cinco jogadores. À época, Jean Pyerre já tinha oferta do Alavés, da Espanha. O estafe do camisa 88 afirma que os dirigentes gremistas demoraram a responder e o time espanhol desistiu do negócio. Logo depois, o Athletico-PR demonstrou interesse, abriu negociação e encaminhou acerto. Mas a investida turca gerou reviravolta.

Futebol