Topo

Diego Souza explica aposentadoria cancelada e renovação com Grêmio

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/01/2022 12h53

O centroavante do Grêmio em 2022 será o mesmo de 2021. Hoje (17), Diego Souza falou pela primeira vez após a reviravolta vivida ao longo de dezembro. Em intervalo de duas semanas, o jogador passou de nome liberado pela diretoria a reforço para a Série B. Mais do que isso: a permanência em Porto Alegre também significa adiamento da aposentadoria.

Aos 36 anos, Diego Souza já havia dito ao UOL Esporte que cogitava adiar o fim da carreira. O rebaixamento do Grêmio confirmou a ideia que o jogador matutou em 2021.

"Assim que acabou a temporada, da maneira que acabou a temporada, seria muito difícil eu me aposentar. Após o ano difícil que foi. Logo no início, o Grêmio não contava, não tinha o contato e com o Sport eu tenho, além de ter carinho e ser torcedor do clube, tenho contato muito direto com o presidente, o diretor. A gente conversou muito, sim. Eles sabiam da minha prioridade, que era permanecer no Grêmio. Assim que não houve o contato, começamos a conversar, mas não chegamos a acertar valores e coisas do tipo. Quando o Grêmio entrou em contato, a vontade de permanecer seguiu e conseguimos resolver isso rapidamente", disse Diego Souza.

Contratado pelo Grêmio no início de 2020, ainda com Renato Gaúcho, Diego Souza se tornou artilheiro gremista nas últimas duas temporadas. E na reta final do ano passado, voltou a ser decisivo. Ainda assim, os gols não salvaram o time gaúcho da queda.

"O ano passado foi um ano muito difícil. Caímos para a Série B e todos nós tivemos nossa parcela de culpa, mas a prioridade sempre foi permanecer. Houve um primeiro contato, sem sucesso. Logo na sequência, o Denis entrou em contato e conseguimos resolver rapidamente. Era minha vontade permanecer a ajudar o Grêmio a voltar ao lugar de onde nunca deveria ter saído", reiterou o centroavante.

Em outro trecho da entrevista coletiva, Diego Souza falou sobre a permanência de boa parte do time que foi rebaixado no Brasileirão.

"Não é porque caiu que necessariamente tenha que fazer uma limpa geral. Os profissionais são capacitados para fazer suas escolhas. Quem ficou aqui com certeza foi escolhido. Ninguém ia comprar esse barulho se fosse diferente. Todos que permaneceram temos muito a oferecer, sim. E com muita gana para jogar e ter essa oportunidade. Já que a gente participou de um momento ruim, vamos buscar dar a volta por cima", declarou.

O Grêmio estreia na temporada diante do Caxias, em Porto Alegre, no dia 26. A primeira partida válida pelo Gauchão, no entanto, não será disputada por Diego Souza e companhia. O chamado grupo de transição deve atuar em pelo menos dois compromissos.