PUBLICIDADE
Topo

Futebol

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Arnaldo: Dani Alves se for para a Copa não será titular, não tem condições

Do UOL, em São Paulo

15/01/2022 04h00

Aos 38 anos, Daniel Alves foi convocado pelo técnico Tite para a seleção brasileira que enfrenta o Equador e o Paraguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Com o Brasil já classificado para a Copa do Mundo do Qatar e poucos jogos para testes, a presença do lateral direito do Barcelona na lista rendeu críticas ao treinador.

No podcast Posse de Bola #193, Arnaldo Ribeiro afirma que a convocação de Daniel Alves não se justifica e que desde a Copa do Mundo de 2018, quando ficou fora por lesão, o jogador não fez nada que pudesse colocá-lo em condições de estar na seleção. Por isso, seria impensável sua escalação como titular no Qatar.

Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts

"Daniel Alves, se for para a Copa, ele vai animar o vestiário, ele não vai ser titular da seleção brasileira porque ele não tem mais condição para isso, não tem condição técnica e física para isso. A passagem dele pelo futebol brasileiro mostra. Muito jogador que volta da Europa sobra no futebol brasileiro, e ele não sobrou", diz Arnaldo.

"À parte as confusões, o sonho, as brigas com o São Paulo, ele não jogou porcaria nenhuma no meio e na lateral, no Brasil, em que o talento é raro, é diferente de outros jogadores que voltaram. Por exemplo, um jogador que não está na lista e pode ser convocado mais para a frente, mas também não será titular, o Renato Augusto voltou ao futebol brasileiro e já mostrou que pode sobrar, mesmo com a sua idade avançada, o Daniel Alves não fez isso", completa.

O jornalista considera que Danilo funciona melhor para o time hoje do que Daniel Alves, que acumula passagens frustradas por Paris Saint-Germain, Juventus e São Paulo.

"Hoje está atrás do Danilo na minha opinião, e o Danilo não foi convocado porque está machucado. O Danilo dá mais consistência para o resto do time do que o Daniel Alves, é simples assim para mim, não tem discussão", diz Arnaldo.

"Acho que talvez esse elo entre Tite e Daniel Alves, o Tite sente até hoje a falta do Daniel Alves na Copa de 2018, o que o Daniel Alves fez no futebol de 2018 para cá? Nada! Ele foi mal fora do Barcelona, ele foi mal no PSG, na Juventus e foi mal no São Paulo, simples assim, foi mal. Eu entendo a convocação do Daniel Alves na cabeça do Tite, mas eu tenho convicção que ele não será titular", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Futebol